VRF ou Multi Split: confira como escolher a melhor opção para você

3 minutos para ler

Então, você decidiu instalar um sistema AVAC sem dutos em um ambiente, certo? Qual é o próximo passo?

Bem, você tem duas opções para escolher: VRF ou Multi Split. Mas o que esses dois sistemas fazem e como eles diferem um do outro? Vamos descobrir!

O que é um AVAC de sistema dividido?

O que é um ar-condicionado split? É uma forma tradicional, sem dutos. Os componentes de um sistema de ar-condicionado split incluem uma bomba de calor ou uma unidade instalada ao ar livre. 

Esta unidade externa se conecta a componentes internos, incluindo a bobina do soprador, o forno, o compressor e o evaporador. Cabos elétricos e tubos de cobre geralmente conectam as unidades externas e internas. Um sistema split tem apenas um termostato para controlar a temperatura da instalação em que está.

O sistema dividido em dois subtipos:

  1. Sistema Single-Split – Este tipo de sistema funciona melhor para pequenos edifícios comerciais. Possui um compressor, condensador e evaporador cada, controlando as temperaturas para uma área específica do edifício. Algumas instalações têm vários sistemas de divisão única para controlar o aquecimento e resfriamento em espaços individuais.
  2. Sistema Multi-Split – Este sistema possui um condensador e um compressor na unidade externa emparelhados com vários evaporadores em toda a unidade interna. Neste sistema, os componentes externos e internos se conectam entre si por meio de linhas de refrigerante. Eles têm uma área externa menor do que suas contrapartes de divisão única e geralmente são mais eficientes em termos de energia.

O que é um sistema VRF?

Um sistema VRF é a inovação mais recente. VRF significa fluxo de refrigerante variável. Esse sistema às vezes é chamado de VRV ou sistema de volume de refrigerante variável, mas o VRF é mais comum. 

Como os sistemas multi-split, eles têm um compressor e um condensador em sua unidade externa que envia refrigerante e ar para vários evaporadores na unidade interna. No entanto, as duas unidades deste sistema se conectam com fios de controle que regulam o fluxo de refrigerante para cada evaporador na unidade interna.

Os fios de controle variam a velocidade do compressor de acordo com as necessidades de refrigerante dos evaporadores, daí a “variável” no nome do sistema VRF. 

Além disso, ao contrário de suas contrapartes multi-split, os sistemas VRF aquecem e resfriam simultaneamente diferentes partes de instalações comerciais.

Qual sistema escolher: VRF ou multi split?

Os sistemas AVAC sem dutos que você instala no ambiente dependem de suas necessidades de aquecimento e resfriamento. Se você precisar aquecer e resfriar diferentes áreas simultaneamente, um de Sistema Ar-Condicionado VRF é sua melhor aposta. Os sistemas VRF funcionam bem para os seguintes edifícios comerciais:

  • prédios de apartamentos;
  • hotéis;
  • edifícios de escritórios;
  • centros de dados;
  • hospitais;
  • dormitórios;
  • vivendo com assistência;
  • plantas de fabricação;
  • laboratórios;
  • escolas;
  • universidades;
  • espaços de varejo.

Se o ambiente necessita de temperaturas consistentes, um Sistema de Ar-Condiconado Multi Split é a melhor opção. Considere quão simples ou complexos são os requisitos de AVAC de sua instalação antes de escolher um desses sistemas.

E se você deseja receber mais conteúdos como esse, assine agora mesmo nossa newsletter e saiba mais detalhes sobre este e demais assuntos relacionados. Aproveite e acesse o site da A.Dias Ar-condicionado e veja os melhores produtos para você!

Você também pode gostar

5 thoughts on “VRF ou Multi Split: confira como escolher a melhor opção para você

Average
5 Based On 5

Deixe um comentário