Veja como fazer o ar-condicionado gelar mais rápido

4 minutos para ler

veja-como-fazer-o-arcondicionado-gelar-mais-rapido.jpeg

Você comprou o ar-condicionado dos seus sonhos, mas depois de um tempo percebe que ele não está refrigerando o ambiente de forma satisfatória. É o seu caso e você quer saber como deixar o ar condicionado mais gelado? Então, antes de se desesperar achando que o aparelho está quebrado, fique ligado nas 5 dicas que preparamos para o seu ar-condicionado gelar mais!

Nossa dicas compreenderão os seguintes tópicos:

  1. Limpe o filtro para fazer o ar-condicionado gelar mais
  2. Fique de olho no termostato
  3. Atenção ao isolamento das entradas de ar no cômodo
  4. Saiba como identificar a potência ideal para cada cômodo
  5. Fique de olho no gás

Confira:

1. Limpe o filtro para fazer o ar-condicionado gelar mais

O ar-condicionado tem filtros internos que acumulam muitas impurezas ao longo do tempo, por isso é fundamental mantê-los limpos. Esta medida também é muito importante para a saúde das pessoas que vivem no ambiente onde o ar-condicionado é utilizado. Isso porque o aparelho com o filtro sujo pode agravar quadros de alergia respiratória.

Para manter os filtros sempre limpos e para o ar-condicionado gelar mais, faça uma escala de limpeza e, pelo menos uma vez por mês, abra a tampa do aparelho para retirar os filtros e lavá-los com bastante cuidado para não danificá-los. E lembre-se: ar-condicionado com o filtro sujo não gela!

2. Fique de olho no termostato

O termostato é um dispositivo interno que mede a temperatura do ambiente. Quando informamos a temperatura desejada, ele entra em ação, fazendo o aparelho entender quantos graus ele deve aumentar ou diminuir para chegar à temperatura escolhida.

Por exemplo, se a temperatura ambiente é 30º C e você quer resfriar o cômodo para 23º C, o termostato é a peça responsável por identificar o clima externo e informar ao aparelho qual é a temperatura que você deseja. Fazendo uma analogia, é como se o termostato sentisse a temperatura externa e informasse ao cérebro do ar-condicionado como chegar à temperatura que você deseja.

É importante que este dispositivo esteja bem regulado, evitando usá-lo “no máximo”. O mau funcionamento dele pode acarretar o congelamento e entupimento dos dutos internos do ar-condicionado, impedindo a passagem do ar.

3. Atenção ao isolamento das entradas de ar no cômodo

Portas e janelas abertas ou entreabertas e saídas de ar sem isolamento comprometem a regulagem de temperatura no ambiente em que o ar-condicionado está instalado. Pela lógica, ao deixarmos brechas como essas, o ar quente do ambiente externo consegue entrar no local que queremos refrigerar e o ar-condicionado não consegue gelar de forma satisfatória.

Consequentemente, este cenário exige mais do dispositivo, pois o termostato terá dificuldade de identificar a temperatura e regulá-la de forma adequada.

4. Saiba como identificar a potência ideal para cada cômodo

Identificar a potência adequada é uma dica fundamental para o ar-condicionado gelar mais! É muito importante observar alguns fatores antes de instalar o aparelho. Isso porque a eficiência do dispositivo no ambiente depende também da metragem do local, do número de pessoas que o frequentam e até a quantidade de aparelhos elétricos que funcionam no local.

Tenha essas informações em mãos no momento da compra, para saber quantos BTUs deverá ter o seu ar-condicionado. Antes de comprar, faça o cálculo para não errar a potência em BTUs adequada ao seu cômodo.

5. Fique de olho no gás!

Aparelhos de ar-condicionado utilizam gás refrigerante para gelar o ambiente. Ele é responsável por absorver o calor do local e, de forma simultânea e constante, refrigerá-lo. Se todas as tentativas acima para o ar-condicionado gelar mais não foram suficientes e se o seu aparelho já tem alguns anos de uso, o problema pode estar na falta de gás.

A solução, relativamente simples, é a substituição do gás, porém essa atividade deve ser feita por um técnico especializado, que saberá identificar o problema e fazer a troca.

Seguindo essas dicas, o seu ar-condicionado vai gelar mais e você vai garantir também o melhor funcionamento e uma maior durabilidade do seu aparelho!

Assine a nossa newsletter para ter acesso a mais dicas como essas

Modelo de ar condicionado perfeito para a sua empresa

Powered by Rock Convert

Posts Relacionados

Você também pode gostar

Um comentário em “Veja como fazer o ar-condicionado gelar mais rápido

  1. Bom dia.

    Quanto tempo demora para um ambiente de 30m² chegar a temperatura de 23°C com um split de 22000btus? sendo as portas e janelas fechadas e temperatura externa em 30°C.

    Obrigado.

Deixe um comentário