Veja aqui como decorar uma sala de estar com 4 dicas!

3 minutos para ler

As revistas de decoração costumam oferecer muitas dicas de como decorar uma sala de estar, mas normalmente as fotografias mostram imóveis enormes. Na realidade, a maioria das pessoas mora em apartamentos não muito grandes, e essa limitação de espaço pode parecer um empecilho para decorar e dar personalidade ao ambiente.

Felizmente, algumas orientações simples mostram como decorar uma sala de estar, mesmo que pequena, sem gastar muito e combinando com o seu estilo. Confira nossas 4 dicas.

1. Entenda as proporções

O tamanho reduzido de uma sala de estar pode funcionar a seu favor na hora da decoração. O primeiro segredo é almejar um visual mais clean, limpo, com menos objetos. Uma sala bagunçada ou com muitos elementos parece menor.

Para aumentar a sensação de espaço, faça uma decoração monocromática e em um tom claro — todos os móveis brancos, por exemplo. Isso fará a sala ganhar luz. Outra possibilidade é usar predominantemente um tom cinzento e apenas alguns itens, como almofadas, em uma cor contrastante, por exemplo, o vermelho. Essa é uma solução usada em hotéis sofisticados.

Finalmente, o bom e velho espelho, especialmente na parede oposta à janela, confere luz e dá a ilusão de mais espaço à sua sala de estar.

2. Use móveis para separar ambientes

Os ambientes podem ser separados de forma prática pelos próprios móveis. Um sofá de canto pode delimitar a área entre a sala de estar e a cozinha, por exemplo.

Móveis multifuncionais são especialmente importantes em apartamentos menores: um sofá-cama permite que visitas durmam na sala de estar, sem a necessidade de um quarto de hóspedes.

Outra ótima dica é usar banquinhos em vez de cadeiras. Os bancos podem ser colocados debaixo de mesas ou dispostos em um canto, gerando uma certa praticidade quando você precisar de mais espaço.

3. Não se esqueça das paredes

As paredes também são partes fundamentais da decoração. As TVs de hoje em dia não precisam de móveis para suporte e podem ser instaladas diretamente na parede, economizando espaço e se tornando parte da decoração.

Armários, nichos e estantes podem ser usados para exibir livros, vasos e esculturas e também para esconder fios e outros objetos que não são usados sempre. Um armário também pode guardar as taças para aquele brinde especial com os amigos na sala de estar.

4. Adicione vida à sua sala de estar com plantas

As plantas, no tamanho e no tom certo, podem ser uma das melhores soluções de decoração. Existem vários meios de dispor esses elementos no ambiente.

Você pode colocar um ou vários vasos de planta em um cantinho, para não atrapalhar a circulação. Um vaso menor pode ficar sobre a principal mesa da sala de estar. Ou você pode apostar em uma planta grande próxima à janela, uma espécie de sombra particular. O importante é não esquecer de regá-las!

Entendeu como decorar uma sala de estar? Vale lembrar que independentemente do tamanho e do estilo do seu apartamento, aplicando soluções modernas e inteligentes de decoração, sua sala de estar pode ganhar um aspecto especial. Basta identificar o que ela precisa e pôr em prática.

E então, essas dicas vão ser úteis para você? Então assine nossa newsletter e fique por dentro das melhores informações sobre decoração, arquitetura e climatização.

ar condicionadoPowered by Rock Convert
ar condicionado lgPowered by Rock Convert

Posts Relacionados

Você também pode gostar

Deixe um comentário