Vai instalar um ar-condicionado na sua casa? Veja o que é preciso!

6 minutos para ler

(POST DE EXTENSÃO) Vai instalar um ar-condicionado na sua casa? Veja o que é preciso!

Ter uma casa climatizada e com os ambientes nas temperaturas mais agradáveis possíveis é uma comodidade que muitos desejam. No entanto, como instalar ar condicionado não é uma tarefa tão simples e diversos fatores precisam ser levados em consideração. Afinal, é preciso ter calma para fazer uma escolha satisfatória.

Um exemplo é saber se o cômodo em que o aparelho será instalado recebe muita luz solar ou mesmo se a casa tem a fiação elétrica adequada para o serviço de instalação. Esses e outros elementos são essenciais para garantir o bom funcionamento do ar-condicionado.

Portanto, que tal saber mais sobre esse assunto? Nós preparamos este post completo sobre os fatores que você deve levar em consideração para saber como instalar um ar-condicionado corretamente na sua casa. Agora, é só continuar a leitura para tirar todas as suas dúvidas!

1. Providencie os tubos adequados para a instalação

O primeiro ponto a ser observado são os materiais necessários para o processo de instalação do aparelho. Afinal, não é qualquer tipo de material que pode ser utilizado nesse processo. É preciso contar com tubos que sejam de cobre ou alumínio, por exemplo, e que possam suportar a carga térmica do aparelho.

Além disso, é importante utilizar tubos de PVC para o processo de drenagem da água, os quais devem ser acoplados à rede da residência. Não adianta pensar em economizar com um material de má qualidade nesse momento, pois o prejuízo será ainda maior no futuro, financeiro ou com uma dor de cabeça.

2. Verifique a fiação elétrica ideal para cada modelo

Para ter uma casa mais moderna, é preciso ter a certeza de que a fiação elétrica do local está preparada para receber o aparelho de ar-condicionado. Portanto, é preciso contar com uma infraestrutura especial. Assim, você deve observar, por exemplo, se a sua casa tem uma tubulação com fiação elétrica adequada ao aparelho.

Ou seja, ela precisa ter cabos dinamizados com a voltagem específica para o ar-condicionado. Também é essencial que exista um disjuntor específico para cada aparelho. Dessa forma, você não sobrecarrega o sistema elétrico e evita problemas futuros, inclusive acidentes.

3. Escolha o local certo para instalar ar-condicionado

Geralmente, o lugar ideal para fixar o ar-condicionado é aquele em que a tubulação não prejudica as instalações elétricas ou os tubos de água e esgoto da sua residência. Além disso, é preciso evitar colocar a parte de saída de ar nas paredes, onde o sol bate com muita frequência.

Outro ponto a ser observado durante o processo de instalação do aparelho é ter a certeza de que a saída de ar não desemboque sobre aparelhos eletrônicos. Em contato com a água evaporada, os aparelhos podem ser danificados ou mesmo iniciarem algum tipo de acidente no local.

4. Observe a capacidade elétrica da sua casa

De acordo com o modelo e a capacidade do aparelho selecionado, é fundamental ficar atento a capacidade elétrica da sua casa. A voltagem da sua residência deve ser considerada para você comprar e instalar o ar-condicionado sem maiores problemas. Em geral, a voltagem desse aparelho é de 220 V.

Portanto, é preciso saber, por exemplo, se a capacidade elétrica da sua casa é monofásica, o que implicaria em uma mudança em toda a rede. Nesse caso, é preciso entrar em contato com a concessionária de energia elétrica da sua cidade e, assim, eles possam providenciar as mudanças necessárias.

No entanto, se sua casa já for adaptada para o sistema bifásico, o indicado é entrar em contato com um eletricista. Ele terá as condições necessárias para preparar os pontos nos quais o aparelho será ligado e evitar maiores problemas.

5. Saiba calcular a capacidade térmica do aparelho

Para ter certeza de que você está proporcionando um ambiente, de fato, agradável e confortável para a sua família, é preciso calcular a capacidade térmica do aparelho. Ou seja, a proporção adequada entre capacidade e tamanho do ambiente para fazer a refrigeração eficiente de toda a área.

Assim, a medida que você precisa levar em consideração é conhecida como BTU, ou Unidade Térmica Britânica. Para realizar o cálculo preciso dessa medida, é preciso considerar o tamanho do local a ser refrigerado e se a incidência solar é alta no cômodo.

Para você ter uma ideia prática: em um cômodo que tem até 9 metros quadrados e recebe sol em suas paredes por toda manhã, o valor será de 7500 BTUs. Já se esse cômodo tiver incidência solar à tarde ou o dia inteiro, a quantidade adequada para criar um ambiente confortável será de 9000 BTUs.

6. Contrate pessoas que saibam como instalar um ar-condicionado

Depois de escolher o aparelho de ar-condicionado adequado para climatizar a sua casa e definir o ambiente perfeito para ter um melhor custo-benefício, é hora da instalação. Para isso, é essencial contar com profissionais que saibam como instalar ar-condicionado. Ou seja, alguém que tenha experiência no assunto.

Apesar da facilidade em instalar alguns modelos, como o Split, é um processo que deve ser feito com o máximo de atenção e cuidado. Um profissional especializado, sem dúvidas, levará em consideração todos os fatores abordados acima e, assim, garantirá que a instalação seja feita da maneira correta.

7. Tenha certeza de que você pode fazer essa instalação

Outro ponto importante após o processo de escolha e definição do local de instalação é saber se você pode, de fato, realizar as reformas ou mudanças necessárias para que os profissionais possam instalar o aparelho. Afinal, em muitos casos, quebrar paredes não é permitido para quem mora em um apartamento alugado, por exemplo.

Assim como é preciso estar atento às normas do condomínio. Ter a certeza de que a mudança é estruturalmente permitida também é importante para que o seu projeto saia do papel da forma certa.

Portanto, o processo de instalação de um aparelho de ar-condicionado deve ser levado a sério e diversos pontos devem ser considerados. Dessa forma, você garante que a sua única preocupação no futuro seja não brigar na hora de escolher a temperatura do ar-condicionado.

Agora que você já sabe como instalar um ar-condicionado, que tal escolher o modelo perfeito para a sua casa? Visite o nosso site e confira as melhores opções para ter uma casa mais agradável e o conforto da sua família esteja garantido!

Powered by Rock Convert
ar condicionado lgPowered by Rock Convert

Posts Relacionados

Você também pode gostar

Deixe um comentário