Sistema de renovação de ar: como funciona e quais são as vantagens

4 minutos para ler

O processo de renovação de ar de um espaço pode ser realizado automaticamente ou projetado de forma profissional. Em ambientes climatizados com alta circulação de pessoas, abrir mão dessa prática significa o risco de provocar sonolência e dores de cabeça em todos que passam muito tempo ali.

Além disso, a negligência é capaz de disseminar bactérias e vírus prejudiciais à saúde. Em residências, o ar tem fácil renovação: basta abrir e fechar portas, e o próprio trânsito de pessoas já ajuda. Mas em empresas, onde os profissionais permanecem mais tempo nas salas, isso não costuma acontecer.

Portanto, a renovação de ar em ambientes coletivos é fundamental. Neste post, vamos mostrar os principais benefícios de um sistema bem organizado e como aplicá-lo de maneira adequada. Acompanhe!

Principais vantagens da renovação de ar

Locais fechados com circulação intensa de pessoas possuem ar parado, dificultando a respiração e resultando em riscos à saúde. Por esse e outros motivos, a renovação do ar é vital em espaços climatizados. Confira os grandes benefícios de investir nessa prática.

Evita a proliferação de vírus e bactérias

Em lugares de pouca ventilação e com muita gente trabalhando junta, se uma delas apresenta um quadro gripal, é possível que outras se contaminem. Doenças respiratórias como rinite, bronquite, asma e sinusite também podem ser transmitidas em locais com baixa circulação de ar.

A importância da renovação do ar em ambientes climatizados é tão grande justamente por conta desse aspecto. Entretanto, dá para tornar o local mais favorável aos trabalhadores, contribuindo para a produtividade.

Melhora a produtividade

Ambientes de trabalho apresentam maior probabilidade de acidentes e doenças. Com a atividade exercida pelo funcionário, a temperatura do corpo aumenta e a concentração de sangue nas partes extremas da pele causa calor, provocando o suor.

Com isso, a pessoa perde capacidade de concentração e tende a se irritar com maior facilidade, interferindo na sua produtividade. Além disso, computadores e máquinas instalados na sala ajudam a esquentar o ambiente.

A utilização de um ar-condicionado com sistema de renovação de ar minimiza as chances de perdas de produção e prejuízo financeiro. De quebra, garante a qualidade do ar e beneficia a saúde dos ocupantes.

Ajuda a impedir acidentes

Em ambientes laborais onde se manuseia materiais tóxicos, a renovação de ar diminui as chances de explosões, em casos de vazamento de gás ou intoxicações. Por isso, é fundamental que existam aberturas na parede fazendo ligação com o espaço externo do imóvel. Esse método é muito utilizado em cozinhas de restaurantes, por exemplo.

Para a instalação correta do sistema de renovação de ar, é necessário seguir as normas impostas na Lei 13.589/2018. A resolução diz respeito ao Plano de Operação, Manutenção e Controle (PMOC) do ar-condicionado e apresenta parâmetros para a qualidade do ar, determinados pelo Ministério da Saúde.

A lei dispõe sobre a manutenção de equipamentos e instalações de sistemas de climatização de ambientes. Ela apresenta o nível máximo permitido de concentração de poluentes, além dos padrões aceitáveis de umidade, velocidade do ar, temperatura e renovação.

Como vimos, o sistema de renovação de ar previne acidentes e assegura integridade à saúde das pessoas que trabalham em ambientes climatizados. Invista em um projeto de climatização e desfrute de todos os benefícios dessa prática!

Gostou do post e quer saber muito mais sobre ar-condicionado? Entre em contato com nossos consultores e tire todas as suas dúvidas!

ar condicionado lgPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário