O que é o sistema de ar-condicionado VRF e quais suas vantagens?

3 minutos para ler

Se você gosta de oferecer novidades e itens com maior qualidade e eficiência aos seus clientes, não pode deixar de conhecer o sistema de ar-condicionado VRF, cuja tradução da sigla para o português quer dizer ‘’Volume de Refrigerante Variável’’.

Isso, na prática, reduz o consumo de energia e os impactos ambientais, mesmo que o conforto térmico continue sendo entregue ao máximo. Seu funcionamento ocorre com uma única condensadora, da unidade externa, ligada a várias evaporadoras internas por meio de um ciclo de refrigeração.

Dessa maneira, o espaço que conta com o sistema, normalmente empresas e outros estabelecimentos comerciais, não precisa de dutos e casas de máquinas, simplificando a aplicação. E então, já percebeu o potencial do ar-condicionado VRF? Siga na leitura e saiba mais!

Benefícios do ar-condicionado VRF

Existem diferentes modelos, aplicações e potenciais desse tipo de ar-condicionado. Porém, conforme mencionado, essas não são suas únicas vantagens.

Dispensa aparato hidráulico 

Como o sistema VRF não exige refrigeração de água para a realização do processo de condicionamento, ao contrário da maioria dos aparelhos de ar-condicionado, os custos com aparato hidráulico são dispensados.

Isso inclui bombas, tubulações hidráulicas, instalação de torres de resfriamento etc. Ainda assim, o cliente pode contar com a opção de utilizar água no resfriamento, caso queira.

Usa o fluído R410A

O fluido usado contribui muito menos para o aquecimento global, o que também reflete em taxas baixas de energia elétrica, especialmente considerando que a maioria dos sistemas condicionadores de ar responde por 40% a 50% dos gastos em estabelecimentos comerciais. 

É como se fosse um consumo similar ao de um chuveiro elétrico, porém ficando ligando durante a maior parte do tempo. Assim, ter uma versão capaz de diminuir o consumo se torna bem mais atraente.

Além disso, já que o fluido mencionado não possui cloro em sua composição, não estimula a destruição da camada de ozônio. Já o R22, ainda usado por vários modelos, vai na direção oposta.

Tem capacidade de refrigeração regulável 

Mesmo com todos os evaporadores ligados, o ar-condicionado VRF permite que a refrigeração se adapte, sempre a partir das necessidades do espaço.

Em outras palavras, o sistema funciona de forma independente e é gerenciado pela unidade condensadora (externa).

Pode atender até 64 evaporadoras

O sistema é indicado para estabelecimentos comerciais, sobretudo edifícios maiores e construções. Afinal de contas, a refrigeração pode ser distribuída para diversas evaporadoras de maneira homogênea, pois se trata de um sistema Multi Split.

Entendeu como funciona o ar-condicionado VRF? Nesse sentido, você precisa conhecer a Trane, marca que produz sistemas de refrigeração nos modelos Multi Split, como o mencionado, Cassete, Duto, Piso Teto etc. Ela carrega design único e diferenciado, religamento automático, sistema de filtragem triplo e muito mais.

Por se tratar de um sistema com alta capacidade, a Trane tem utilização recomendada para empresas de médio e grande porte, como escritórios e lojas, ou até mesmo hospitais, escolas, hotéis e residências maiores.

Ficou interessado e quer entender tudo a respeito dos nossos produtos? Entre em contato conosco e tire suas principais dúvidas!

Você também pode gostar

4 thoughts on “O que é o sistema de ar-condicionado VRF e quais suas vantagens?

  1. Good day! This post couldn’t be written any better! Reading this post
    reminds me of my old room mate! He always kept chatting about this.

    I will forward this post to him. Pretty sure he
    will have a good read. Thank you for sharing!

Average
5 Based On 4

Deixe um comentário