O que é o sistema de ar-condicionado VRF e quais suas vantagens?
Se você gosta de oferecer novidades e itens com maior qualidade e eficiência aos seus clientes, não pode deixar de conhecer o sistema de ar-condicionado VRF, cuja tradução da sigla para o português quer dizer ‘’Volume de Refrigerante Variável’’.
Isso, na prática, reduz o consumo de energia e os impactos ambientais, mesmo que o conforto térmico continue sendo entregue ao máximo. Seu funcionamento ocorre com uma única condensadora, da unidade externa, ligada a várias evaporadoras internas por meio de um ciclo de refrigeração.
Dessa maneira, o espaço que conta com o sistema, normalmente empresas e outros estabelecimentos comerciais, não precisa de dutos e casas de máquinas, simplificando a aplicação. E então, já percebeu o potencial do ar-condicionado VRF? Siga na leitura e saiba mais!
Benefícios do ar-condicionado VRF
Existem diferentes modelos, aplicações e potenciais desse tipo de ar-condicionado. Porém, conforme mencionado, essas não são suas únicas vantagens.
Dispensa aparato hidráulico
Como o sistema VRF não exige refrigeração de água para a realização do processo de condicionamento, ao contrário da maioria dos aparelhos de ar-condicionado, os custos com aparato hidráulico são dispensados.
Isso inclui bombas, tubulações hidráulicas, instalação de torres de resfriamento etc. Ainda assim, o cliente pode contar com a opção de utilizar água no resfriamento, caso queira.
Usa o fluído R410A
O fluido usado contribui muito menos para o aquecimento global, o que também reflete em taxas baixas de energia elétrica, especialmente considerando que a maioria dos sistemas condicionadores de ar responde por 40% a 50% dos gastos em estabelecimentos comerciais.
É como se fosse um consumo similar ao de um chuveiro elétrico, porém ficando ligando durante a maior parte do tempo. Assim, ter uma versão capaz de diminuir o consumo se torna bem mais atraente.
Além disso, já que o fluido mencionado não possui cloro em sua composição, não estimula a destruição da camada de ozônio. Já o R22, ainda usado por vários modelos, vai na direção oposta.
Tem capacidade de refrigeração regulável
Mesmo com todos os evaporadores ligados, o ar-condicionado VRF permite que a refrigeração se adapte, sempre a partir das necessidades do espaço.
Em outras palavras, o sistema funciona de forma independente e é gerenciado pela unidade condensadora (externa).
Pode atender até 64 evaporadoras
O sistema é indicado para estabelecimentos comerciais, sobretudo edifícios maiores e construções. Afinal de contas, a refrigeração pode ser distribuída para diversas evaporadoras de maneira homogênea, pois se trata de um sistema Multi Split.
Entendeu como funciona o ar-condicionado VRF? Nesse sentido, você precisa conhecer a Trane, marca que produz sistemas de refrigeração nos modelos Multi Split, como o mencionado, Cassete, Duto, Piso Teto etc. Ela carrega design único e diferenciado, religamento automático, sistema de filtragem triplo e muito mais.
Por se tratar de um sistema com alta capacidade, a Trane tem utilização recomendada para empresas de médio e grande porte, como escritórios e lojas, ou até mesmo hospitais, escolas, hotéis e residências maiores.
Ficou interessado e quer entender tudo a respeito dos nossos produtos? Entre em contato conosco e tire suas principais dúvidas!