Saiba como o ar-condicionado ajuda a evitar doenças respiratórias – A.Dias

ago 30

Saiba como o ar-condicionado ajuda a evitar doenças respiratórias

Nada mais incômodo do que, em um dia quente, precisar deixar as janelas abertas e sofrer com a quantidade de pó que qualquer ventinho traz junto consigo, não é mesmo? Além do desconforto, a presença da poeira acorda alergias e pode ocasionar crises de bronquite e asma.

Quer melhorar a qualidade do ar que você e sua família respiram, driblando os problemas de saúde? Então descubra aqui como evitar doenças respiratórias com o auxílio do ar-condicionado!

Como o ar-condicionado pode ajudar a evitar doenças respiratórias?

Circula o ar

Permanecer em um ambiente com o ar parado pode ser muito prejudicial à saúde, visto que o contágio de diversas doenças acontece, e vírus e bactérias são proliferados. Fazer uso de um aparelho de ar-condicionado pode ser o diferencial necessário para manter o seu local totalmente saudável.

Filtra o ar

É fato que a tecnologia avança cada dia mais, e os aparelhos de ar-condicionado entram na onda da inovação. Muitos dispositivos apresentam novas características para melhorar o ar do ambiente, como os equipamentos com a função de filtragem do ar.

Diminui a poeira

Para quem tem problemas respiratórios, a poeira que adentra os ambientes com o vento ataca alergias e deixa os pulmões irritados. Com o equipamento instalado e com manutenção adequada, o ar filtrado e isolado evita problemas como esse.

Regula a temperatura

Mudanças bruscas na temperatura afeta a saúde respiratória, agravando asma e rinite. No entanto, estando em um ambiente com a temperatura estabilizada pelo eletro, o clima se mantém e a gravidade de doenças como essa é amenizada.

Quais cuidados devem ser tomados?

Diversos mitos circulam sobre a utilização de um ar-condicionado. Há pessoas que afirmam que o uso direto desse aparelho prejudica a saúde, mas isso não é verdade! Fazendo a manutenção e limpeza do eletro, e se atentando a alguns detalhes, você poderá se beneficiar de várias formas ao utilizar o seu ar-condicionado.

Veja as dicas que separamos para você ter o melhor relacionamento possível com o seu aparelho!

Compre um equipamento de qualidade

É preciso garantir que o equipamento adquirido tenha uma boa procedência e ofereça segurança. Isso porque, quando o equipamento é de baixa qualidade, além de não proporcionar as vantagens esperadas, ele ainda pode trazer consequências prejudiciais para a saúde daqueles que inalam o ar.

Caso o equipamento resseque demais o ar ou sua estrutura interna favoreça o acúmulo de poeiras, vírus e bactérias, os efeitos serão rapidamente sentidos pelo seu corpo. A maior incidência de gripes, alergias e a afetação da mucosa são derivados de ares-condicionados de baixa qualidade.

Faça a manutenção e a limpeza do aparelho

Mesmo que o seu ar-condicionado seja um “top de linha”, com o melhor sistema disponível e purificadores de ar, ele, ainda assim, acumula resíduos. Quando a limpeza correta não é feita periodicamente, tais sujeiras também podem fazer mal ao sistema respiratório.

Outro ponto importante a ser ressaltado é que o aparelho utiliza alguns compostos. Garantir que ele esteja operando em perfeito estado evita possíveis vazamentos. Assim, você se previne de contaminações e demais consequências para o pulmão.

Mantenha a temperatura agradável

As mudanças bruscas de temperatura elevam a incidência de gripes, resfriados e problemas na mucosa, como as dores de garganta. Por isso, é importante usar o bom senso para determinar a temperatura adequada do ar-condicionado.

Ligar ou manter o aparelho em um clima extremo, com certeza é um agravante para adquirir doenças respiratórias. Portanto, estabeleça como prioridade utilizar temperaturas em níveis amenos e agradáveis.

Existem muitos mitos relacionados ao ar-condicionado e seus impactos negativos na saúde. No entanto, sabendo como evitar doenças ao utilizar o equipamento de maneira adequada, você desfruta das melhorias no bem-estar respiratório que ele pode proporcionar!

Gostou dos benefícios que o ar-condicionado pode trazer para a respiração da sua família? Aproveite e leia também o nosso artigo sobre como ele promove mudanças positivas no ar da sua casa!

Então, gostou do nosso conteúdo? Siga-nos no Facebook, YouTube, Twitter e Instagram agora mesmo!

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.