Saiba como a poluição do ar pode afetar a sua saúde – A.Dias

fev 01

Saiba como a poluição do ar pode afetar a sua saúde

A terceira lei de Newton diz que: “Toda ação tem uma reação […]”. Dadas as devidas proporções, é o que acontece com a poluição do ar. O homem age produzindo e lançando substâncias contaminantes na atmosfera e, a natureza reage devolvendo um ar poluído.

Como consequência, sofremos com os danos provocados pelo ar contaminado. No entanto, é possível reduzir, evitar e fugir dos prejuízos da poluição do ar seguindo algumas dicas que demonstraremos neste artigo. Acompanhe.

Como acontece a poluição do ar?

A poluição atmosférica acontece quando são lançados no ar, agentes que pelas suas concentrações, venham a prejudicar qualquer tipo de vida dos habitantes do planeta.

Cabe ressaltar que, o homem não é o único responsável pela contaminação da atmosfera terrestre, a própria natureza emite e lança substâncias poluentes.

Conheça as principais atividades prejudiciais ao ambiente produzidas pelos homens:

  • processos industriais que produzem gases e reações químicas;
  • fumaça geradas pelos motores dos automóveis;
  • queimadas rurais.

Conheça os agentes naturais que poluem o ar:

  • vulcões: fumaça e gases;
  • desertos: poeiras;
  • processos de decomposição de animais, plantas e rochas.

Os ambientalistas e organizações do mundo inteiro consideram o homem como o maior causador da poluição atmosférica, pelo fato dos seus processos de produção ocorrerem em grande escala e em muitos casos, serem destruidores.

Já a natureza trabalha de maneira mais sábia, dá tempo de recuperação aos ecossistemas e, mesmo lançando seus poluentes, podem surgir novas vidas. A partir disso, temos o exemplo dos solos expostos às lavas de vulcões que se tornam terrenos férteis.

Como somos afetados pela poluição do ar?

A poluição do ar colabora negativamente para a nossa saúde e dos demais seres do planeta. E quando é provocada pelo homem, não conseguimos extrair nada de útil.

Conheça os principais danos causados pela contaminação do ar:

  • problemas respiratórios como asma e dificuldade para respirar;
  • irritações nos olhos, garganta e nariz;
  • inflamações nos brônquios como a bronquite;
  • queda do sistema imunológico;
  • doenças neurológicas como Alzheimer e Parkinson;

Como evitar os prejuízos da poluição do ar?

Podemos evitar os prejuízos da poluição começando a melhorar a qualidade do ar  dentro de nossas casas. Vamos descrever abaixo algumas dicas. Confira.

Mantenha a casa limpa

As pessoas alérgicas e asmáticas desenvolvem suas crises respiratórias em ambientes empoeirados e mofados que são o habitat perfeito para ácaros, bactérias e outros agentes nocivos para a saúde. Portanto, zele pela limpeza.

Para isso, pense na possibilidade de investir em pisos que não acumulam poeiras e que são fáceis de limpar, como os laminados e as cerâmicas.

Cultive plantas nos cômodos

A natureza está sempre colaborando conosco, pois, as plantas, além de decorar, purificam o ar dos ambientes, consumindo suas toxinas e o mau cheiro. A espada de São Jorge, o lírio-da-paz, o bambu, a aloe vera são algumas bem indicadas para uso interno.

Use purificadores de ar

Os purificadores de ar são equipamentos que retiram partículas em suspensão e mau cheiro do ambiente por meio de seus filtros. Além disso, podem trabalhar em conjunto com o ar-condicionado.

Limpe os filtros do ar-condicionado

Mantenha em dia os filtros do ar-condicionado e evite que acumulem substancias que poluam o ar do ambiente. Normalmente, você mesmo pode fazer a troca desse acessório. Em caso de dificuldade ou falta de tempo, procure uma empresa especializada.

Assim, sabendo o quanto a poluição do ar pode afetar de maneira negativa as nossas vidas, siga nossas recomendações e, amenize os efeitos dos agentes causadores de incômodos e de doenças que tanto nos prejudicam.

Achou o assunto interessante? Continue com a gente nas redes sociais, estamos no FacebookYouTubeTwitterInstagram, e LinkedIn.

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.