Sabe como deixar o ambiente mais fresco? Entenda aqui – A.Dias

abr 30

Sabe como deixar o ambiente mais fresco? Entenda aqui

Manter a casa e o ambiente de trabalho fresco não é apenas uma preocupação para o verão, mas para o ano todo. As temperaturas estão ficando mais altas a cada ano, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial. Por isso, entenda como deixar o ambiente mais fresco.

O calor perturba o sono, interfere no humor e na produtividade. As altas temperaturas fazem mal ao corpo e à mente. Assim, neste post, vamos ensinar alguns truques capazes de refrescar o ambiente. Continue a leitura para conferir!

Ar-condicionado

É, de longe, a melhor maneira de manter o conforto térmico em um ambiente. Com o equipamento, a temperatura será controlada por você, dando total liberdade para regular da forma que for melhor.

Um ambiente com ar-condicionado é mais confortável e agradável, sem alterações que dependam do clima a qualquer hora do dia ou da noite. Isso favorece a concentração para o dia e o garante um sono agradável.

Com um ar-condicionado, é possível manter as janelas fechadas, evitando a entrada de insetos. Com o calor, aumenta a incidência de moscas, pernilongos, baratas, mosquitos da Dengue e Zika. Sem a abertura das janelas o ambiente fica protegido.

Climatizador

Esse equipamento promove a circulação do ar pelo ambiente e consegue reduzir a temperatura em até 2 graus. O ar emitido por ele é úmido, o que provoca a queda da temperatura. É um aparelho que umidifica e ventila ao mesmo tempo.

O problema é que o climatizador não é tão potente e, em locais com calor muito intenso, pode não ser tão eficiente.

Cortinas e persianas

Durante os horários de mais calor, as cortinas e persianas devem ser mantidas fechadas. Isso porque elas manterão o calor fora do ambiente. Portanto, durante a manhã e à noite deixe a brisa circular. Contudo, quando o sol começa a esquentar, lembre-se de mantê-las fechadas.

Prefira as cores claras para cortinas e persianas. As cores escuras absorvem o calor e isso aumenta o desconforto térmico no interior do ambiente. As cortinas devem ser de tecidos leves (tanto sintéticos quanto naturais). Os tecidos com muitos fios por centímetro esquentam mais.

Ventiladores

Usar dois ventiladores pode ajudar muito. Se tiver um de teto, melhor ainda. Use-o na função exaustor, para que puxe o ar quente, enquanto outro ventilador portátil ficará voltado para a janela mandando-o para fora do ambiente.

Outro truque, é colocar uma bacia com gelo em frente ao ventilador. Isso fará com que o ar que circula seja mais fresco e a sensação térmica melhore.

Plantas

Cultive plantas pela sua casa. Tenha vários vasos, pois é preciso volume. As plantas vão aumentar a umidade do ar e melhorar a sensação térmica. Plantas com folhas grandes são as mais indicadas.

Uma dica é colocar uma jardineira na janela. Também, é possível fazer uma cortina de plantas na janela, com espécies que gostem de sol. Se houver grades, pense em trepadeiras. Você pode também fazer essa cortina verde com samambaias, ervas ou temperos.

Agora, que você viu como deixar o ambiente mais fresco, pôde perceber que as vantagens do ar-condicionado são muitas e incomparáveis com qualquer opção. Se você está tendo problemas com o calor, saiba por que investir em um ar-condicionado para melhorar sua qualidade de vida.

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.