Tá calor? Confira 6 dicas para refrescar a casa no verão

4 minutos para ler

Refrescar a casa no verão: Confira 6 dicas infalíveis para driblar as temperaturas altas, e garantir conforto por toda a estação.

 

Com a chegada do verão, já pensamos em aproveitar piqueniques, dias na piscina e saborosas bebidas geladas, não é mesmo? Mas o clima quente também tem seu lado negativo: quando o calor se torna intenso, muitas vezes não conseguimos passar o dia de maneira confortável, e muito menos dormir bem à noite.

 

Pensando nisso, separamos aqui 6 dicas de como refrescar a casa no verão e driblar as temperaturas altas, garantindo conforto por toda a estação. Confira!

 

6 dicas para refrescar a casa no verão

1. Apague as luzes

A maioria das lâmpadas convertem parte de sua energia luminosa em calor, contribuindo para o clima quente dentro de casa. A dica então é aproveitar a luz natural o máximo possível e quando anoitecer, acender somente as necessárias.

Se as luzes da sua casa são do tipo incandescente, então, o calor liberado é ainda maior. Nesse caso, considere também trocá-las pelas do tipo LED para evitar o problema.

 

2. Opte pelo algodão

Seja para os estofados da sala de jantar e TV ou até para as roupas de cama, opte pelos tecidos mais leves, como o algodão. Materiais como veludo, camurça e couro são mais quentes e não absorvem o suor, causando uma enorme sensação de desconforto, portanto tenha em mãos uma capa para esses objetos.

O mesmo vale para a roupa de cama: lençóis e fronhas de algodão ou seda são mais respiráveis e excelentes para promover a ventilação e fluxo de ar no quarto.

 

3. Aposte em um climatizador

Outra dica é apostar em um climatizador. Ele nada mais é que uma espécie de ventilador com um pequeno reservatório de água reabastecível, assim, o ar que é enviado ao ambiente é carregado de gotículas de água que favorecem a redução da temperatura do espaço.

Ele é sinônimo de economia, já que o consumo energético é bem baixo, no entanto, ele é recomendado apenas para locais de ar seco (com umidade inferior a 70%) e de pequenas dimensões.

 

4. Traga a natureza para dentro de casa

Além de deixar qualquer espaço mais aconchegante e convidativo, as plantas trazem vida e refrescam o ambiente. Com as regas, elas transpiram o excesso de água proveniente da fotossíntese, promovendo um ar mais fresco.

Antúrio, samambaia americana, pau d’água, espada de são Jorge e ficus são ótimos exemplos dessas plantas que ajudam a deixar a casa com temperaturas mais amenas, além de a deixarem muito mais agradável esteticamente.

 

5. Invista em um ar-condicionado

ar-condicionado é o gigante do resfriamento, uma vez que ele pega o ar externo, faz a refrigeração e substitui o ar quente do ambiente por ele. Apesar de apresentar como desvantagem um consumo de energia maior, se comparado a outros aparelhos de resfriamento, eles têm se tornado cada vez mais econômicos e possuem diversos outros benefícios.

Dentre eles, podemos citar a possibilidade de escolha da temperatura que você quer para o cômodo, purificação do ar, e ainda, diversas outras funções como “quente e frio” e desligamento automático – ótima para o meio da noite, quando a temperatura fica muito baixa.

 

6. Conte com um ventilador

Os ventiladores não têm a capacidade de esfriar o ambiente, mas fazem com que o ar circule. Durante o dia, quando o calor está de matar, você pode direcioná-lo para as pessoas, com uma tigela com gelo ou garrafa de água bem próximo da parte frontal do aparelho. Isso ajudará a difundir o ar gelado.

Já ao anoitecer, você pode colocá-lo virado para o exterior da casa — em uma janela, por exemplo. Assim, o ar quente é empurrado para fora enquanto o ar mais ameno é trazido para dentro.

 

Morar em um país tropical é garantia de calor intenso, mas seguindo dicas como essas é possível aproveitar tudo da melhor maneira possível. Esperamos que esse artigo sobre como refrescar a casa no verão seja útil para você e sua família.

E você, conhece algum outro truque para driblar os dias quentes? Conte pra gente nos comentários!

ar condicionado lgPowered by Rock Convert

Posts Relacionados

Você também pode gostar

Deixe um comentário