Qual o melhor Split para cada ambiente? – A.Dias

mar 09

Qual o melhor Split para cada ambiente?

O ar-condicionado Split ganhou força e está presente em muitos lares. Ele é destinado a lugares mais espaçosos e que necessitam de uma ventilação maior. Além disso, conta com função turbo e timer, fornecendo tanto ar quente como frio. Mas você sabe qual o melhor Split para se adequar à sua necessidade?

Os aparelhos Splits são de fácil instalação, se adaptam sem problemas a qualquer decoração e o melhor de tudo: seu preço está cada vez mais acessível. Mas é preciso cuidado para escolher o modelo correto. Isso porque cada ambiente com suas características pede um tipo de aparelho diferente.

Fatores como tamanho do lugar, número de pessoas circulando, presença de aparelhos eletrônicos e posicionamento do cômodo influenciam no bom funcionamento do equipamento. A compra de um aparelho de ar-condicionado deve levar em conta alguns pontos.

Para entender qual o melhor Split para manter o ambiente com a temperatura adequada, preparamos este artigo. Separamos quais são as questões que devem ser levadas em conta antes da compra. Você entenderá como escolher o seu aparelho corretamente. Vamos lá?

Tipos de ar-condicionado Split

O ar-condicionado Split é formado por duas unidades: a evaporadora e a condensadora. Os Splits caíram no gosto do consumidor e ganharam o mercado, pois apresentam ótimo custo-benefício, são de fácil instalação e são encontrados em diversos modelos que se adaptam às necessidades do usuário.

Veja quais são os modelos de aparelhos Splits e suas funcionalidades.

Window Split

Mistura o ar-condicionado convencional com a tecnologia Split, podendo ser instalado nos espaços já existentes na parede ou exige a necessidade da quebra para abrir um buraco. O modelo funciona bem em ambientes pequenos e médios, com pouca circulação de pessoas.

Hi-wall

Este é o modelo mais popular e permite a instalação direta na parede sem a necessidade de quebras. É muito utilizado em escritórios e cômodos residenciais, atendendo bem aos espaços com pouca circulação de pessoas.

MultiSplit

É ideal para climatizar mais de um ambiente ao mesmo tempo sem ocupar muito espaço externo. Ele apresenta várias unidades evaporadoras, mas apenas uma unidade condensadora. Todas as unidades são independentes e utilizam o mesmo condensador.

Cassete embutido no teto

Apresenta até quatro vias para a saída de ar. O fluxo de ar de cada uma delas funciona individualmente. Há equipamentos disponíveis no mercado do modelo Split cassete de 12.000 BTUs a 60.000 BTUs. O modelo é indicado para espaços de médio porte, onde circulam muitas pessoas.

Canto teto

Os aparelhos deste modelo são muito silenciosos e discretos, interferindo pouco na decoração. Ele é instalado no encontro de duas paredes, na parte de cima do cômodo. É encontrado com potência máxima de 12.000 BTUs.

Portátil

Um modelo que vem se popularizando muito nos últimos tempos por ser prático e versátil. Ele não exige instalação e pode ser levado para diversos locais. É indicado para ambientes menores e com poucas pessoas circulando.

Local da instalação

A escolha da parede onde o equipamento será instalado deve ser levada em conta para a compra do ar-condicionado. O primeiro passo é observar qual parede recebe mais sol no decorrer do dia. Essa não deverá ser utilizada: afinal de contas, poderá ser prejudicial para a vida útil do seu aparelho.

Lembre-se de nunca colocar o ar-condicionado em um local onde a tubulação possa interferir na rede elétrica, de água ou esgoto. Além disso, não instale perto de aparelhos eletrônicos. Algumas evaporadoras de Splits jogam vapor de água para umidificação, portanto, evite colocar sobre aparelhos eletrônicos em geral.

A saída do ar deve ser livre, por isso, deixe uma distância de alguns centímetros do teto e de paredes laterais. Caso haja mais de um ar-condicionado no local, mantenha-os cerca de 1,5 m longe um do outro.

Tamanho do ambiente

Os aparelhos de ar-condicionado têm potências específicas para cada necessidade. Em uma conta simples, os fabricantes recomendam que se multiplique por 600 os metros quadrados de cada ambiente. Por exemplo, se o local tem 45 m², a potência recomendada é de 27 mil BTUs.

Os equipamentos de ar-condicionado em geral variam de 7 a 30 mil BTUs. Se você deseja instalar o seu em um ambiente muito grande, pode até ser adequado a utilização de mais de um aparelho.

Número de pessoas e aparelhos eletrônicos

A quantidade de pessoas que circulam pelo ambiente também influencia na hora de saber qual o melhor Split para as suas necessidades. Esse dado interfere diretamente na climatização do espaço e precisa ser levado em conta antes da compra.

Além das pessoas que transitam pelo espaço e, por isso, aquecem o ambiente, há ainda a necessidade de se pensar nos aparelhos eletrônicos. Muitos se esquecem disso ao comprar o equipamento e têm redução da eficiência do ar-condicionado, já que os eletrônicos também emitem calor.

Para calcular, você pode adicionar 600 BTUs de potência para cada pessoa (a primeira não conta) que mora com você. Caso o cômodo esteja exposto diretamente ao sol, recomenda-se usar 800 BTUs para cada medida.

Para cada equipamento eletrônico — como TV ou computador — que estiver no ambiente, pode-se colocar mais 600 BTUs na conta.

Para entender melhor, pense no seguinte exemplo: suponha que você mora em um local com três pessoas (logo, temos 600×2), em um cômodo com dois computadores (nesse caso, 600×2) de 15 m2 (15×600=9000). Somando todos os resultados, a recomendação é de um aparelho com potência de 11400 BTUs.

Consumo de energia

O ar-condicionado realiza a troca de temperatura no espaço em que está instalado. Ele age trocando o ar quente do espaço pelo ar refrigerado. Isso ocorre inúmeras vezes, em ciclos que mantêm o local climatizado.

O aparelho Split convencional liga e desliga para climatizar o espaço, causando picos de energia. A tecnologia Inverter permite o controle do fluxo de energia por meio de um compressor que não desliga completamente. Por isso, não há picos de energia e o consumo pode ser reduzido em até 60%.

Pela capacidade de refrigeração e umidificação, além da praticidade na instalação dos aparelhos, o ar-condicionado Split é atualmente o mais vendido no País. Como você viu, na hora de adquirir seu aparelho, deve-se levar em conta os detalhes de cada ambiente e a forma como o equipamento será utilizado.

Cada modelo apresenta características que serão adequadas para o que você precisa. Fazendo o cálculo correto de BTUs que atenderá com eficiência às suas necessidades, a garantia de satisfação é grande.

Agora que você sabe como escolher qual o melhor Split, confira os aparelhos disponíveis na A. Dias. Com certeza, você encontrará ótimos preços e condições para realizar a compra do seu aparelho de ar-condicionado!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.