Qual é o poder dos drones para arquitetos?

3 minutos para ler

Nos últimos anos, os drones se popularizaram muito nos Estados Unidos, e seu sucesso expandiu-se para outros locais, inclusive para o Brasil. Eles são ideais para filmagens, fotografias, coleta de dados e monitoramento aéreo; por isso, não é difícil concluir que eles podem ajudar muito na arquitetura.

Neste post, falaremos sobre a utilidade do drone para arquitetos e para a construção civil. Continue a leitura e confira!

Como o drone funciona?

O drone é uma espécie de robô voador, que funciona sob o comando de alguém. Existem vários modelos, sendo que os menores e mais simples podem ser controlados via smartphone, enquanto os maiores e mais complexos têm controle via rádio.

O drone é composto por bateria, GPS, hélices, uma estrutura leve em carbono e a câmera, que pode ou não transmitir as imagens gravadas em tempo real.

Quais as vantagens do drone?

Para criar projetos

O drone é, até agora, a forma mais barata de se fazer monitoramento aéreo. Arquitetos que trabalham na construção civil, fazendo projeto de pontes, túneis, ou mesmo construções de grande porte podem beneficiar-se muito desse aparelho para estudo topográfico e ambiental.

Essa é uma alternativa ao uso de helicópteros que, além de terem um aluguel muito mais caro, não podem aproximar-se tanto quanto o drone, que é muito leve.

Para verificar o andamento

Nem sempre o arquiteto mora na mesma cidade em que seu projeto está sendo desenvolvido. Por isso, com o uso de drones, é possível monitorar o andamento de uma construção, de maneira simples e com riqueza de detalhes.

Pode-se, inclusive, usar um drone com sensor termal, para verificar se há alguma anomalia na estrutura através da temperatura.

Para identificar necessidades

A utilidade do drone para arquitetos não se limita somente aos projetos atuais. Isso porque ele é uma excelente maneira de conduzir estudos de planejamento urbano antes mesmo de iniciar o projeto.

Assim, é possível, por exemplo, fazer uma análise dos padrões de trânsito em uma região da cidade, e identificar se é necessário construir uma ponte, um viaduto, etc.

Para alcançar áreas difíceis

O drone é perfeito para estudar a viabilidade técnica de construção sobre rios e penhascos, o que seria muito difícil se não fosse feito por via aérea.

Além do preço, outra vantagem do uso do drone em relação ao helicóptero é que o drone pode ser mandado por vários dias, para catalogar variações e obter informações mais completas.

Quais são outras formas de usar o drone?

No futuro próximo, a Amazon, gigante americana de vendas online, pretende incorporar os drones como parte de seu sistema de entrega, agilizando o serviço e diminuindo o uso de caminhões, grandes fontes de poluição nas cidades.

Outro importante uso é para alcançar áreas povoadas de difícil acesso, levando medicamentos e outros itens básicos a populações fragilizadas e geograficamente isoladas. No que diz respeito a áreas inóspitas, o drone poderá, ainda, ajudar cientistas a estudar e monitorar biomas em regiões pouco exploradas.

O uso de drones é o futuro, e é muito importante que você conheça as aplicações do drone para arquitetos. Se você gostou deste post, deixe um comentário aqui embaixo. Nós queremos saber o que você achou!

ar condicionadoPowered by Rock Convert
ar condicionado lgPowered by Rock Convert

Posts Relacionados

Você também pode gostar

Deixe um comentário