Qual é a temperatura ideal do ar-condicionado?

6 minutos para ler

É importante saber qual é a temperatura ideal do ar-condicionado para manter a saúde e as economias em dia. Não dá para desperdiçar nenhuma dessas coisas, não é mesmo? Esse aparelho que regula a temperatura pode (e deve!) ser um auxiliar do conforto e não algo que você sente estar em outro país!

Você já deve ter entrado em algum lugar de shorts e camiseta — afinal, era verão! — e desejado estar de casaco de lã. Bem, diversas pessoas fazem o uso de ares-condicionados de forma equivocada, causando desconforto e às vezes até uma gripe ou crise de rinite alérgica.

Foi por isso que decidimos criar este post, para você saber exatamente como e por que programar o seu ar-condicionado da melhor maneira para cada momento específico. Veja mais a partir de agora!

Para o inverno

Não podemos negar: a maioria das pessoas, depois de passar um dia gelado na rua, chega em casa e quer ligar o ar-condicionado da sala de estar na temperatura máxima. É claro que essa mudança brusca de clima não beneficiará ninguém, mas você sabe o motivo?

Algumas pessoas acham que o ar extremamente quente do ar-condicionado não é prejudicial à saúde, mas estamos aqui para alertar você: ao aumentar a temperatura do aparelho para um valor extremo, problemas como falta de umidade no ar passam a ocorrer.

Considere ainda que o cenário do inverno é muito propício para aparições de gripes e rinites alérgicas. Por isso, é de extrema importância que você permita que a umidade marque presença no local. Use o ar-condicionado como seu parceiro, ele também pode auxiliar na prevenção de doenças respiratórias.

Observando esses detalhes você deve estar se perguntando “mas afinal, qual é a temperatura ideal do ar-condicionado no inverno?” Calma! A gente vai explicar: segundo os estudos da Anvisa, a temperatura ideal para o funcionamento do aparelho é de 23ºC e é claro que uma pequena variação desse número não fará mal.

Assim como todas as pesquisas, essa que serviu para concluir a melhor temperatura do ar-condicionado no inverno foi baseada em muito estudo e diversos testes. Os especialistas chegaram a esse valor por perceberem que o máximo conforto para o corpo humano, em relação à temperatura, foi dado nesse clima.

Para o verão

O clima propiciado pelo ar-condicionado no verão pode ser alvo de muitas reclamações caso não haja bom senso no momento de programar o clima. Geralmente, quem controla o aparelho imagina que “quanto mais frio melhor”, algo que não é verdade e causa desconforto em muita gente.

Imagine que hoje, na sua cidade, os termômetros tenham marcado 46ºC e a sensação térmica tenha chegado a 49ºC. Provavelmente, depois que você passou o dia inteiro na rua “torrando” a cabeça, o que mais deseja, após beber uma garrafa de água fresca, é sentar no sofá e aproveitar os 16ºC oferecidos pelo ar-condicionado da sua casa.

Mas, espera aí! Você já parou para pensar sobre o que acontece com o corpo se exposto a essa grande mudança de temperatura? O choque de mudança climática é enorme e nada benéfico para o seu organismo, assim como é no caso do uso errado do ar-condicionado no inverno, como citamos no tópico acima.

Da mesma forma que a Anvisa sugere 23ºC para o inverno, programar o eletro nos dias quentes para essa temperatura ou um valor próximo também é o ideal para o conforto dos que estão no local.

Para o quarto do bebê

Convenhamos que o ar-condicionado deixou de ser um luxo há tempos, ele é um eletrodoméstico que cada vez mais precisa estar presente na casa de todo mundo. O calor aumenta a cada ano e os pequenos da casa também não querem sofrer com as temperaturas extremas.

Está pensando em adquirir um aparelho para instalar no quarto da sua criança? Há um ar-condicionado no cantinho do seu pequeno, mas você tem algumas dúvidas? Então preste atenção em alguns detalhes e garanta que a experiência do seu bebê com o eletro, seja a melhor possível:

  • mantenha a temperatura estável e confortável para a criança. Assim como nos outros ambientes da casa, regule o aparelho em 23ºC;
  • certifique-se que a corrente de vento produzida pelo sistema não esteja direcionada para o berço ou para a cama;
  • garanta uma boa qualidade do ar com uma rotina de troca de ar no quarto: abra as janelas e portas, deixe o ar se renovar. Faça isso pelo menos uma vez ao dia.

Para dormir

É fato que o nosso corpo fica mais sensível durante o momento do sono. Seguindo a lógica dos itens que apresentamos no texto, a temperatura programada no ar-condicionado enquanto você dorme também não pode estar na potência máxima.

Você sabe que o corpo exposto a nenhum dos extremos de temperatura consegue descansar direito, não é mesmo? Por isso, se você quer dormir bem e garantir uma boa noite para quem mora com você, vale a pena prestar atenção na hora de regular o clima pelo eletrodoméstico.

A temperatura mínima indicada por especialistas é de 21ºC e a máxima 26ºC. Como já foi dito, é ideal para o conforto e também para a economia de luz que o seu aparelho marque 23ºC.

Para economizar dinheiro

Corrigir o vício de regular no máximo a temperatura do ar-condicionado é um benefício para a saúde, mas também corresponde em uma diminuição significativa na fatura de luz no final do mês.

Um exemplo para conseguir economizar e não largar o uso diário do eletrodoméstico é utilizar uma temperatura que seja agradável, mas que não seja tão diferente do clima externo. Isso fará com que o aparelho não tenha que utilizar tanta força energética para conseguir entregar o que foi programado e, portanto, o consumo diário é diminuído.

Isso também auxiliará na vida útil do seu investimento, garantindo, inclusive, maior eficiência. Ajustar a temperatura para próxima da que está no lado de fora faz também com que o funcionamento do motor não seja forçado e isso lhe garantirá um bom funcionamento por bastante tempo.

Percebeu como adotar novos hábitos no uso do sistema de refrigeração da sua casa pode lhe trazer muitos benefícios? Sem contar para a saúde de quem convive no ambiente climatizado. Lembre-se que a temperatura ideal do ar-condicionado é aquela em que todas as pessoas se sentem confortáveis!

Confira agora um post sobre o funcionamento do ar-condicionado e tire todas as suas dúvidas sobre esse eletrodoméstico tão funcional!

Então, gostou do nosso conteúdo? Siga-nos no Facebook, YouTube, Twitter e Instagram agora mesmo!

Powered by Rock Convert
ar condicionado lgPowered by Rock Convert

Posts Relacionados

Você também pode gostar

2 thoughts on “Qual é a temperatura ideal do ar-condicionado?

  1. Boa tarde gostaria se possível me orientar como faço o reset do controle do ar condicionado split Philco 1200 BTUs quente e frio agradeço se puder me ajudar

Deixe um comentário