Qual a relação entre a sinusite e o ar-condicionado? – A.Dias

jul 18

Qual a relação entre a sinusite e o ar-condicionado?

Ao planejar a compra de um aparelho de ar-condicionado, você quer garantir o conforto da sua família e deixar a casa mais agradável, certo? Muita gente, porém, acaba relacionando sinusite e ar-condicionado, e fica com medo de prejudicar quem tem problemas respiratórios.

De fato, essa relação não é totalmente errada. Ainda assim, com algumas ações simples é possível evitar complicações. Quer saber quais são elas? Pois foi para isso que preparamos este artigo! Continue lendo para entender melhor essa relação entre ar-condicionado e sinusite — e o que você pode fazer nesse sentido.

Afinal, qual é a relação entre sinusite e ar-condicionado?

Antes de qualquer coisa, é importante entendermos o que causa esse problema tão comum. Basicamente, a sinusite acontece quando as mucosas do nariz e da boca ficam inflamadas, gerando forte incômodo na região.

Ambientes muito secos, no geral, tendem a piorar esse quadro. Portanto, sim: sinusite e ar-condicionado têm uma relação direta. Afinal, o aparelho utilizado para climatizar um ambiente acaba reduzindo a umidade do local e, consequentemente, tornando o ar mais seco, o que pode dificultar a vida de quem já tem a propensão para a sinusite.

Porém, não é só o ar-condicionado que é responsável por essa alergia. Ambientes muito fechados, climas secos — como durante o inverno —, poluição e a inalação de bactérias, ácaros e outros tipos de sujeira também agravam o quadro.

Como garantir mais conforto para quem tem crises de sinusite?

A boa notícia é que, com algumas práticas simples, é possível não só evitar a piora da sinusite, mas até usar o ar-condicionado a favor de quem sofre dessa alergia. Vejamos quais são elas!

Coloque umidificadores por perto

Como o ar-condicionado deixa o ambiente mais seco, contar com um umidificador por perto pode ajudar quem sofre de sinusite. Assim, os problemas são evitados sem ter que se abrir mão de uma temperatura agradável.

Escolha a posição certa

Para quem sofre com sinusite, uma boa ideia é não ficar de frente — ou de costas — para a corrente de ar vinda do aparelho. Portanto, ao decorar a sua casa, tenha isso em mente e posicione o ar-condicionado em um local estratégico.

Não abuse na temperatura

No calor, quando entramos em um ambiente fechado, geralmente colocamos a temperatura do ar-condicionado lá embaixo. Porém, é preciso tomar cuidado ao criar uma diferença muito grande entre esse interior e o exterior de um local. Se o clima for de 35º C, por exemplo, ajustar a temperatura para os 24º já é suficiente.

Faça manutenções constantes

manutenção e a limpeza dos aparelhos de ar-condicionado é fundamental para que bactérias e sujeiras não se propaguem. Do contrário, quando os filtros não são trocados por muito tempo, o ar acaba prejudicando não só quem possui sinusite, mas todos os usuários de modo geral. Não se esqueça disso!

Enfim, como vimos, apesar dessa relação entre sinusite e ar-condicionado, é plenamente possível garantir um ambiente confortável mesmo para quem sofre constantemente com essa alergia. Afinal, não é por causa dela que devemos nos submeter a temperaturas difíceis, não é mesmo?

Agora, se você gostou da leitura, que tal compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais? Assim, mais gente ficará sabendo como usar o ar-condicionado e evitar problemas respiratórios!

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.