Purificadores de ar: o que são e como funcionam?

6 minutos para ler

Você já parou para pensar na qualidade do ar que respira dentro da sua própria casa? Por mais que o da rua pareça mais prejudicial à saúde em razão dos poluentes emitidos pelos veículos, é em ambientes fechados que passamos a maior parte do tempo — e mais: muitas vezes, respirando um ar que pouco se renova.

O purificador de ar surgiu, então, para deixar mais puro o ar em áreas internas. Esse aparelho consegue filtrar materiais em suspensão — como substâncias tóxicas de produtos de limpeza, fumaça da preparação de alimentos e micropartículas de sujeira —, tornando o ar muito mais limpo. Os benefícios são sentidos por todos, especialmente por quem sofre com doenças respiratórias.

Quer saber mais sobre para que serve purificador de ar e como se dá o seu funcionamento? Continue a leitura!

Como funciona um purificador de ar?

Cada modelo de purificador funciona de acordo com seu método de filtragem (por exemplo, a ionização). Em linhas gerais, o que esse aparelho faz é capturar o ar, reter as partículas poluentes e devolvê-lo purificado.

Para que serve purificador de ar?

Confira, a seguir, alguns dos benefícios em adquirir um purificador de ar para sua casa.

Melhora a qualidade do ar

Em ambientes que passam muito tempo fechados, tanto por causa do calor da rua quanto pelo uso constante de ar-condicionado, as substâncias poluentes não se dissipam com facilidade e ficam em suspensão. O purificador, então, retira esse material do ar, aumentando a sua qualidade.

Combate doenças respiratórias

Pessoas com problemas respiratórios, principalmente crianças e idosos, precisam viver em áreas livres de poeira, pólen, ácaros e outros tipos de partículas. Caprichar na limpeza nem sempre é o suficiente. Nesses casos, o purificador de ar pode ser um grande aliado.

Mantém o ambiente fresco

Um ambiente com renovação frequente do ar se mantém mais fresco e evita a sensação de estar “carregado”. O purificador, inclusive, pode até ser associado ao uso do ar-condicionado, que atua no resfriamento.

Elimina odores

Ao devolver um ar mais limpo, o purificador retira do ambiente odores como os de cigarro e frituras. Em apartamentos pequenos e com cozinha integrada à sala, esse é um problema comum e que pode ser combatido com a ajuda do purificador.

Quais são os tipos de purificadores de ar?

Existem duas tecnologias principais no mercado. São elas:

  • filtro HEPA — sigla em inglês para alta eficiência em retenção de elementos. Retém mais de 99% das partículas pequenas. Avalie, no entanto, o custo de substituir o filtro de vez em quando (como uma vez por ano);
  • carvão ativado — força o ar filtrado a passar por uma camada de carvão.

Como escolher purificador de ar para minha casa?

Para decidir entre os diversos modelos de purificador de ar, é preciso saber o tamanho dos cômodos em que o aparelho será usado. Assim, é possível ajustar a potência necessária.

Ainda, é importante conhecer os diferentes métodos de filtragem existentes no mercado. Os mais recomendados são os que usam filtro HEPA. Esse sistema, como já mencionamos anteriormente, é capaz de reter partículas muito pequenas.

Os modelos com ionizadores deixam as partículas mais pesadas, o que facilita a retenção. Já os com filtro de carvão ativado ajudam bastante na eliminação de odores.

A tarefa de como escolher purificador de ar vai depender das necessidades da família e das características do ambiente onde o equipamento vai ser instalado. O filtro de carvão ativado é recomendado para quem tem alergias específicas. Sua tecnologia ajuda a absorver partículas de coisas que já foram vivas — como pólen, poeira e pelos de animais —, além da fumaça do tabaco.

Os purificadores são vendidos com capacidades específicas. Por exemplo: “20 m² ou 60 m³”. Não adianta instalar um aparelho pequeno em um ambiente muito maior ou mais alto, da mesma forma que ocorre com ar-condicionado.

Como comprar um purificador de ar online?

Para que serve purificador de ar? Para melhorar a qualidade do ar e a saúde de quem mora ou frequenta o ambiente. Dessa forma, escolher bem esse aparelho é coisa muito séria. Leve em conta os fatores a seguir.

Credibilidade da marca

Você conhece a marca do produto? Ela tem boa reputação? Se não for o caso, faça uma breve busca no Google e verifique o site da empresa. Procure também por avaliações de seus itens e comentários de clientes.

Segurança da loja

É fundamental que o endereço da loja online na qual você vai adquirir o produto comece com “https”. Esse “s” indica que a conexão é segura. Na página de compra propriamente dita, deve aparecer um ícone de cadeado, garantia de proteção de seus dados pessoais e informações como cartão de crédito.

Descrição do produto

Verifique se a capacidade do produto atende ao tamanho do ambiente em que você vai instalá-lo. Confira também se a sua voltagem é adequada para a tomada no local e para o consumo de energia. Pode ser útil, ainda, aprender se o aparelho é feito com material anti-incêndio, se tem sistema de proteção contra choque elétrico ou se faz ruído.

Suporte

A loja em que você vai comprar oferece assistência técnica? Tem alguma garantia de troca ou devolução? Esse tipo de política é importante para assegurar que sua compra vai valer a pena. Boas lojas online fornecem também materiais gratuitos para orientar o cliente.

Formas de entrega

Verifique as formas e prazos de entrega dos produtos. Você quer que seu novo purificador de ar chegue em poucos dias úteis na sua casa, não é mesmo? Sendo assim, desconfie de lojas com prazos muito longos. Em geral, elas não têm mercadoria no estoque ou até mesmo praticam golpes.

Quais cuidados devo ter com um purificador de ar?

É fundamental ler com atenção todas as orientações do fabricante do aparelho — principalmente em relação ao tempo máximo que ele pode ficar ligado e à manutenção periódica do filtro.

Além disso, mesmo com um purificador de ar, tente abrir as janelas e portas para arejar a casa sempre que possível. Dessa forma, o ar se renova de forma adequada e o material poluente se dissipa mais facilmente.

Agora que você sabe para que serve purificador de ar, bem como os seus benefícios, que tal conferir outras dicas para seu bem-estar ao longo do ano? Curta agora mesmo a nossa página no Facebook e fique por dentro das melhores dicas em ar-condicionado e saúde!

ar condicionado lgPowered by Rock Convert

Posts Relacionados

Você também pode gostar

Deixe um comentário