Preparação para o verão: 4 dicas para se preparar para essa estação – A.Dias

nov 21

Preparação para o verão: 4 dicas para se preparar para essa estação

A estação mais quente chegou! Com ela, temperaturas elevadas e clima muito abafado, causando desconforto e mal-estar. Ao mesmo tempo em que é um período propício às férias e ao lazer, o verão é também uma época em que se deve ficar atento para não descuidar da saúde. Os termômetros passam facilmente dos 30°C e a sensação térmica costuma ser ainda pior.

O calor intenso pode deixar o corpo sem disposição, aumentar a sonolência durante o dia, causar impaciência e mau humor. Para que você passe bem durante a temporada, reunimos quatro dicas de preparação para o verão que vão ajudá-lo a se sentir bem.

Leia neste artigo como driblar os incômodos do calor e aproveite o que há de melhor na estação mais ensolarada do ano. Com essas orientações os seus dias serão mais agradáveis.

 

 

1. Mantenha alimentação balanceada

Alimentos muito calóricos sobrecarregam o organismo, dificultando o seu funcionamento. Dê preferência para comidas leves e frescas. Na hora de consumir legumes e grãos cozidos e expostos à temperatura ambiente, tome cuidado. Se tiverem ficado tempo demais fora da geladeira podem causar desconfortos gastrointestinais.

O grande segredo é introduzir fibras no cardápio, assim, a saciedade aumenta e o intestino funciona melhor. Priorize o consumo de frutas, pois além de saudáveis, refrescam, hidratam e oferecem boa dose de fibras. Sucos naturais são sempre uma boa pedida para dar um alívio no calor.

Reduzir o sal ajuda na retenção de líquidos e também evita problemas na pressão arterial. Os temperos prontos contêm elevadas taxas de sódio. Tente substituir por ervas e condimentos naturais. O sabor dos pratos fica excelente e a saúde agradece.

2. Fique de olho na hidratação

Em qualquer estação do ano, beber água é fundamental para o funcionamento do organismo e a manutenção da saúde. Mas no verão isso é vital. O corpo humano necessita de reposição do líquido que perde na transpiração. Além disso, a água mantém a temperatura do corpo estável em dias muito quentes.

Beba pelo menos oito copos de água por dia. É importante dizer que sucos, refrigerantes, chás e cafés não devem substituir a água. Ela é capaz de manter pele, unha e cabelos bonitos e saudáveis, além de prevenir problemas renais e inchaço do corpo.

3. Pratique exercícios físicos ao ar livre

Aproveite o verão e vá para a rua. Praticar atividades físicas ao ar livre é ótimo para o corpo e para a mente. Tire uma parte do dia ou da noite para fazer caminhadas, correr, andar de bicicleta, patins ou nadar. Atividades ao ar livre são ótimas oportunidades para reunir os amigos ou a família. É também um momento para dar um tempo e se desconectar dos aparelhos tecnológicos.

Nunca se esqueça do protetor solar. Nessa época do ano, o fator de proteção deve ser aumentado e os cuidados redobrados. Use viseiras, bonés ou chapéus para proteger o rosto e óculos escuros para evitar danos solares aos olhos. Após um dia ao sol, capriche na hidratação da pele com cremes específicos.

4. Tenha uma boa noite de sono

O sono é revigorante e fundamental para que o ser humano tenha saúde física e mental. Só que nada é mais desconfortável do que entrar em casa e se sentir sufocado. Em especial na hora de dormir. Para ter uma boa noite de sono, cuide de detalhes que deixam o quarto mais fresco.

As roupas de camas mais agradáveis para o calor são as de fibras naturais, como linho, seda e algodão, pois favorecem a transpiração. Já os lençóis de poliéster e malha esquentam muito, por isso, fuja deles durante o verão.

Porém, ao fazer a sua preparação para o verão, nada melhor do que o ar-condicionado para garantir uma temperatura agradável. Um ambiente abafado não favorece o descanso e pode prejudicar o sono. Quando o espaço está climatizado, o sono é mais tranquilo, garantindo o repouso do corpo.

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