Entenda o que é a pré-instalação de ar-condicionado para novos imóveis – A.Dias

out 07

Entenda o que é a pré-instalação de ar-condicionado para novos imóveis

Pré-instalação de ar-condicionado: Quer saber como garantir a melhor pré-instalação de ar-condicionado para seu imóvel? Confira nossa matéria exclusiva!

Com o avanço acelerado do setor de construção civil no Brasil, empreiteiros e construtoras estão constantemente em busca de novas formas de aprimorar seu trabalho, agilizar instalações e melhorar a vida de seus clientes.

Uma tendência que tem sido cada vez mais praticada no mercado é a pré-instalação de ar-condicionado, um facilitador para quem pensa em adquirir um aparelho para sua casa. Essa opção, entretanto, pode se tornar uma grande dor de cabeça quando não planejada adequadamente.

No post de hoje, trazemos algumas informações sobre o que observar antes de adquirir um imóvel com essa facilidade. Quer saber como garantir a melhor pré-instalação de ar-condicionado para seu imóvel? Acompanhe:

O que é a pré-instalação de ar-condicionado?

A pré-instalação consiste na definição e organização prévia de pontos de espera que poderão receber um ou mais aparelhos de ar-condicionado no imóvel. Dessa forma, você evita intervenções posteriores na estrutura e conserva seu imóvel.

Como a pré-instalação engloba toda a parte de fiação, tubulação e recortes nas paredes, é fundamental que tudo já esteja devidamente planejado desde a elaboração do projeto arquitetônico.

Quais são as vantagens e desvantagens da pré-instalação?

Quando feita de forma adequada — ou seja, contemplando toda a estrutura de tubulações de PVC e de cobre, fiação dimensionada para a carga elétrica, direcionamento do refluxo para a rede de esgoto, entre outros fatores —, a pré-instalação de ar-condicionado traz agilidade para a instalação do aparelho adquirido e dispensa novas intervenções na arquitetura do imóvel.

No entanto, é preciso ter atenção redobrada quanto à manutenção. As consequências de um acompanhamento técnico inadequado serão basicamente a remoção total ou parcial da estrutura já montada anteriormente, gerando o transtorno de obras com quebra de paredes, pisos e azulejos.

Fique atento: uma pré-instalação inadequada pode provocar furos e deformidades nas tubulações, fazendo com que haja a necessidade de reformas na estrutura.

O que observar na pré-instalação antes de adquirir um imóvel?

A primeira providência é verificar os pontos de espera antes de receber o imóvel. O ideal é contratar um profissional de sua confiança para acompanhá-lo nessa auditoria: ele observará a existência da caixa de espera embutida na parede, onde a unidade será instalada.

Nesse local deverá estar também a ponta dos tubos de cobre, devidamente isolados termicamente. Os tubos deverão ter as extremidades lacradas e, de preferência, pressurizados por nitrogênio — o que pode ser avaliado pelo técnico com o uso de equipamentos.

Quais são os tipos de pré-instalações existentes?

A pré-instalação de ar-condicionado mais comum é a que descrevemos anteriormente, com a caixa de espera embutida na alvenaria e incorporada à construção.

Entretanto, para obras feitas com blocos de concreto, nos quais não é possível embutir as caixas, costuma-se deixá-las de forma aparente, recebendo um acabamento em gesso ou outros materiais.

Em alguns outros casos, a pré-instalação de ar-condicionado pode se ater à viabilização da estrutura por onde serão passadas as tubulações no momento da montagem do aparelho, preparando furos em pilares e vigas, espera hidráulica e elétrica, mas sem os tubos de cobre. Tudo dependerá do tipo de projeto adotado pela construtora.

Como agir em caso de incompatibilidade entre o aparelho comprado e a pré-instalação?

Para casos de incompatibilidade da pré-instalação com o novo aparelho de ar-condicionado, o usuário deverá contatar o responsável pela obra ou o corretor de imóveis, informando as incompatibilidades que foram encontradas pelo técnico durante a instalação do ar-condicionado, assim como as adequações recomendadas.

A verificação de determinados itens da obra é totalmente natural no processo de aquisição de novos imóveis.

Com essas dicas, você certamente terá muito sucesso na pré-instalação de ar-condicionado ou na compra de um imóvel que já tenha esse sistema!

Então, gostou do nosso conteúdo? Siga-nos no Facebook, YouTube, Twitter e Instagram agora mesmo!

Posts Relacionados

1 comentário

  1. fazer a pré instalação corretamente acaba com muitas dores de cabeça no futuro , já que não vai ter aquela preocupação de quebrar a parede e estragar o imovel .

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.