Por que sai água do seu ar-condicionado?

4 minutos para ler

por-que-sai-agua-do-seu-ar-condicionado.jpeg

 

Quem vive em um país que possui altas temperaturas a maior parte do ano, como é o caso do Brasil, sabe a necessidade de ter um aparelho de ar-condicionado em casa. A temperatura menos escaldante torna o ambiente mais confortável e melhora a qualidade de vida, entre diversos outros benefícios.

 

Atualmente, existem vários modelos de ar-condicionado, mas um detalhe sempre chama a atenção. Você sabe de onde vem aquela água que sai do equipamento? A resposta está literalmente ao nosso redor: o aparelho retira a umidade do próprio ar! Ao passar pela serpentina, a umidade é condensada e se transforma em água.

 

Para evitar o desperdício, essa água pode (e deve!) ser aproveitada. Você sabe como fazer isso? Confira agora 3 dicas para unir sustentabilidade ao seu conforto!

 

Por que reaproveitar a água que sai do ar-condicionado?

Quanto mais úmida for a região que você mora e quanto mais tempo o equipamento permanecer ligado, mais água será dispensada. No final do dia, cerca de 20 litros podem ter sido retirados do ambiente e literalmente jogados fora.

Cientes de que os recursos hídricos não são infinitos e de que muitas regiões do nosso próprio país sofrem com a escassez de água, evitar o desperdício é nosso dever como cidadãos e uma atitude de consciência ambiental.

Modelo de ar condicionado perfeito para a sua empresa

 

Como fazer a coleta?

A captação da água do ar-condicionado pode ser feita de várias formas. Você pode usar um recipiente simples, como um balde, ou instalar uma tubulação de acordo com a função que você pretende dar ao líquido. Por exemplo, se a ideia é reaproveitá-la no banheiro, pode-se criar um encanamento até o local.

 

Onde utilizar a água?

Vale destacar que essa água não é própria para consumo, uma vez que possui certas impurezas do ar. Porém, ela pode ser reaproveitada em tarefas domésticas. Para você também fazer a sua parte, enumeramos quatro maneiras simples e eficientes de destinar essa água:

  • Limpar os cômodos da casa: a limpeza da residência com frequência é necessária e a utilização da água proveniente do ar-condicionado terá o mesmo efeito do que a potável. Basta acrescentar os produtos de costume, como o sabão e o desinfetante.
  • Aguar as plantas do jardim: essa água também pode ser usada para regar as plantas e os jardins. Vale ressaltar que, como ela não tem todos os nutrientes necessários, um complemento pode ser necessário para fortalecê-los. Peça ajuda a um especialista.
  • Passar a roupa lavada: a água que sai do ar-condicionado não possui sujeiras que possam manchar as roupas, então ela também pode ser reaproveitada nos ferros a vapor.
  • Dar descarga no banheiro: o acionamento da descarga pode gastar vários litros de água potável, dependendo da tecnologia adotada na sua casa. A captação da água do aparelho condicionador é uma solução sustentável contra esse desperdício.

 

A dica final é promover a limpeza do ar-condicionado de acordo com a frequência indicada pelo fabricante. Adotando todas essas técnicas, você estará economizando dinheiro e poupando água, esse bem tão precioso para a nossa existência. Quanto mais técnicas sustentáveis você adotar em sua casa, melhor será para sua família e para toda a sociedade.

 

E você, já utiliza a água do ar-condicionado de alguma forma? Conhece mais alguma dica que não listamos? Conte sua experiência pra gente nos comentários e participe!

Guia-Completo-entenda-como-evitar-mofo-na-sua-residência

Powered by Rock Convert

Posts Relacionados

Você também pode gostar

3 thoughts on “Por que sai água do seu ar-condicionado?

  1. Meu aparelho de ar condicionado parou de eliminar água. Antes, eu colocava um balde antes de ir dormir e, no dia seguinte, tinha uma boa quantidade de água no balde. De uns dias pra cá, eu reparei que o balde amanhece vazio, completamente seco, como se eu não tivesse ligado o aparelho de ar condicionado durante a noite… Achei estranho. O que pode ser isso?

    1. Daniela, Neste caso indicamos uma solicitação de análise para identificarmos alguma dificuldade e fazermos a manutenção corretiva. Conte conosco e caso precise de um agendamento entre em contato, 0800 156611. Obrigado A.Dias Ar Condicionado

Deixe um comentário