Odor no ar-condicionado: o que causa e como resolver? – A.Dias

abr 20

Odor no ar-condicionado: o que causa e como resolver?

Em dias muito quentes, não há nada mais prazeroso que chegar em casa e ligar o ar-condicionado, não é mesmo? Ele deixa o ambiente mais fresco e agradável, perfeito para curtir com a família e relaxar após um dia de trabalho.

Mas para que isso seja possível, é importante que o aparelho esteja devidamente higienizado e com a manutenção em dia. Caso contrário, ao ligá-lo, você poderá sentir cheiros desagradáveis que podem interferir na qualidade do ar do ambiente.

Você já tem um aparelho desse na sua casa ou pretende comprar um? Então acompanhe o post para descobrir as causas do odor no ar-condicionado e como resolver isso!

Afinal, o que causa odor no ar-condicionado?

Algumas pessoas acham que o mau cheiro é proveniente de algum defeito no aparelho. Já outros imaginam que o cheiro vem do gás refrigerante. Na verdade, nenhuma dessas respostas está correta.

A causa mais comum é a falta de higienização, seguido por instalações incorretas e, por fim, causas externas. Veja abaixo em detalhes:

Aparelho sujo

O ar-condicionado é responsável por filtrar o ar do ambiente. Por isso, os filtros do aparelho devem ser limpos com regularidade.

Entretanto, o contato da poeira que entra no aparelho com a umidade da serpentina — algo como um sistema de mangueiras por onde passa líquido ou gás — cria o ambiente perfeito para o surgimento de mofo, que causa mau cheiro.

Dreno sem sifão

Quando o aparelho de ar-condicionado é instalado, geralmente, liga-se o dreno à rede de esgoto, ao banheiro ou à varanda.

Nesses casos, é muito comum que o sifão, peça que serve para evitar que cheiros desagradáveis voltem ao ambiente, seja esquecido.

Mofo pela casa

Como vimos no primeiro item, o ar-condicionado filtra o ar do ambiente durante o processo de climatização. Por isso, se alguma parede estiver mofada, ou até mesmo algum móvel, esse cheiro de mofo será absorvido e potencializado pelo aparelho.

Limpeza incorreta

Usar produtos químicos para limpar o ar-condicionado pode ser uma das causas do mau cheiro, pois esses produtos deixam resíduos e acabam com a vida útil do aparelho.

Odores que vêm de fora

Qualquer cheiro, bom ou ruim, que esteja do lado de fora da sua casa será absorvido pelo ar-condicionado por meio da mangueira do dreno. Por isso, é importante que essa peça seja embutida ou canalizada corretamente.

Por que é importante limpar o aparelho?

Em primeiro lugar, é questão de saúde e qualidade de vida. Imagine você e sua família em meio a uma proliferação de fungos, ácaros e bactérias por causa da sujeira do aparelho. Nada legal, né?

Além disso, uma limpeza correta e frequente garante o bom funcionamento do aparelho, aumenta sua vida útil e reduz despesas, como manutenção e consumo de energia.

Uma boa dica é verificar se o seu aparelho possui a função Auto Clean, aquela de limpeza automática, que serve para diminuir a umidade interna e minimiza bastante o surgimento de fungos. Se for comprar um aparelho novo, busque por modelos com essa função.

Frequência de limpeza

É importante dizer que a limpeza do filtro do aparelho deve ocorrer de 15 em 15 dias. Já a limpeza completa pode ser feita uma vez por ano.

Como acabar com mau cheiro?

Não adianta nada usar cheirinhos, velas perfumadas e nenhum outro artigo aromático: você precisa resolver o problema pela raiz!

Veja abaixo algumas soluções para acabar de vez com o odor no ar-condicionado:

  • higienização completa: solução ideal para quem já tem o aparelho a mais de 3 anos e não costuma limpar regularmente;
  • reinstalação: se o aparelho foi recém-instalado, mas está apresentando mau cheiro, o ideal é solicitar que a equipe de instalação retorne a sua casa e, se preciso for, reinstale o ar-condicionado;
  • verificação externa: para aparelhos com o dreno exposto do lado de fora, é recomendável tentar identificar possíveis causas para o mau cheiro, por exemplo, fezes ou urina animal.

Agora que você conhece as causas e sabe como evitar o odor no ar-condicionado, já pode curtir os momentos em família e relaxar sem nenhuma preocupação!

Gostou deste texto e quer receber nossas atualizações direto na sua caixa de entrada? Então assine gratuitamente a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Posts Relacionados

8 comentários

Pular para o formulário de comentário

    • Harlei Cursino Vieira on 8 de fevereiro de 2019 at 16:27
    • Responder

    Estes ensinamentos foram muito importantes!!!

    1. Olá Harlei, Obrigado por acompanhar nossos conteúdos. Conte conosco! 🙂

    • José clebson dos santos on 12 de março de 2019 at 21:36
    • Responder

    muito bom troca de experiência é fundamental pra categoria seja ela qual for só tenho a agradecer

    1. José, nós quem agradecemos pela sua contribuição e por estar ligado em nossos conteúdos. 🙂

    • Wesley Mariano on 26 de março de 2019 at 15:12
    • Responder

    Não trabalho no ramos, mas como fui direcionado a esta pagina ao pesquisar sobre possíveis origens de odores em ar-condicionados, gostaria de relatar um problema que ocorre com o ar condicionado no meu local de trabalho.

    Quando ligado para refrigerar o ambiente com temperatura superior a 22 graus a sala passa a exalar um odor desagradável, que por conta do aparelho de ar associamos a odor de gás.

    Quando ligado em temperatura inferior a 22 graus não ocorre o problema do odor.

    Ocorre também que mesmo selecionado a opção “cool” em de 23 graus ele parece não refrigerar corretamente.

    Esta sala em questão faz parte de uma sala maior, ocorre que mesmo com a mesma temperatura em todos os aparelhos (23 graus) ela sempre esta mais quente que as demais salas …

    Os técnico contratados ainda não conseguiram identificar a origem do problema, inclusive foi feito substituição do ar e o problema persiste!

    Existe algum precedente técnico para esse fato?

    1. Bom Dia Wesley, tudo bem ?

      Para darmos um diagnóstico assertivo precisamos de uma análise técnica no local, mas já adiantamos que o cheiro relatado pode não ser odor de gás, o que pode estar ocorrendo é o acumulo de sujeira interna, neste caso a TURBINA e a SERPENTINA acumulam FUNGOS E BACTÉRIAS e muitas vezes quando liga o ar condicionado cria-se um GELO resultando em odores como este.

      Ao ligar o equipamento em 22 graus ou 23 graus na função Cool, provavelmente cria-se CRISTAIS DE GELO na climatização, com isso a passagem de ar fica obstruída e pode não climatizar e nem gerar odores como no cenário inicial.

      Como mencionado anteriormente , para realmente sermos assertivos é preciso fazer uma análise de diversos outros fatores, para isso contamos com uma equipe especializada e caso tenham interesse nesta análise conte conosco.

      Basta ligar através do telefone 11 3649-4000 ou acessar http://www.adias.com.br

      Obrigado por acompanhar nossos conteúdos e redes sociais. 🙂

      • Leonice on 29 de abril de 2019 at 18:44
      • Responder

      Tenho este mesmo problema aqui em casa. Vc conseguiu resolver o seu?

    • claudia on 16 de maio de 2019 at 07:38
    • Responder

    Tenho esse mesmo problema aqui no escritorio

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.