O tipo de telhado influencia na refrigeração do ar-condicionado? – A.Dias

maio 09

O tipo de telhado influencia na refrigeração do ar-condicionado?

Quando vamos escolher nosso ar-condicionado, vários fatores devem ser levados em conta. O tamanho do cômodo, o número de pessoas que circulam pelo ambiente, a altura do pé-direito e a incidência de sol no local, por exemplo, são alguns deles.

Além disso, o tipo de telhado também pode influenciar na refrigeração do ar-condicionado. Alguns materiais esquentam mais; outros são capazes de manter a temperatura. Até a cor  pode ser determinante!

Continue nos acompanhando e desvende mais outras questões sobre o assunto com a gente!

Tipos de cobertura

Caso o ambiente não tenha lage — somente telhas —, a tendência é o local seja menos quente, pois o barro é um material que conduz menos calor. No entanto, há o problema da entrada de ar, que influencia diretamente no ar-condicionado.

Caso a telha seja metálica — e se elas forem do tipo simples —, o calor aumentará consideravelmente. O tipo mais indicado é o “sanduíche”, que possui uma camada de poliuretano entra duas chapas. Essa telha faz com que o isolamento se aproxime de uma telha de barro.

A laje é muito popular em nosso país, e seu isolamento térmico depende muito da quantidade de concreto e do projeto estrutural. Uma boa alternativa para torná-la menos quente é a utilização de uma manta, por exemplo.

Um material que esquenta muito é o fibrocimento, popularmente conhecido com amianto. As telhas asfálticas são um tipo de cobertura que muito usado nos Estados Unidos, e vêm sendo popularizando no Brasil. É feita de fibra de papel orgânico, e possui um bom isolamento.

Já as telhas térmicas são produzidas com poliuretano isolante, e conseguem isolar mais de 90% do calor. É interessante lembrar que quanto mais o telhado auxilia na manutenção da temperatura, melhor o ar-condicionado trabalhará.

Maneiras de reduzir o calor

Caso seu tipo de telhado seja muito quente, algumas medidas podem ser tomadas para reduzir a temperatura e proporcionar a melhor refrigeração do ar-condicionado.

Uma medida muito utilizada — principalmente em prédios — é o teto-jardim. Ela consiste no plantio de grama e até outras plantas no teto do local. Isso diminui drasticamente o calor!

Se a estrutura foi composta por lajes, no entanto, uma maneira muito simples de causar a redução é a pintura em branco. Essa é a cor que conduz menos calor! Pode-se também usar placas de isopor.

No caso de telhados, uma boa solução é usar uma subcobertura feita de gesso ou PVC, — que chega a reduzir a passagem de calor em até 95%. Essa subcobertura também pode ser aluminizada.

Outra boa alternativa para quase todo tipo de cobertura é o Nanothermic, uma tinta térmica capaz de isolar o calor e radiação solar em 99%. Caso você não a encontre, uma simples mistura de cola e cal pode ser aplicada no teto — o que também ajuda a diminuir a propagação do calor.

Um ar-condicionado funciona de forma mais equilibrada quando inserido em um ambiente com  bom isolamento térmico. Muitas questões influenciam nesse aspecto, como você acompanhou em nosso post.

O tipo de telhado também pode ser determinante para a refrigeração do ar-condicionado: quanto mais calor ele conseguir repelir, menos sobrecarregado ele ficará quando estiver em funcionamento.

Então, gostou do nosso conteúdo? Siga-nos no Facebook, YouTube, Twitter e Instagram agora mesmo!

 

Posts Relacionados

2 comentários

    • sonia santos on 22 de setembro de 2018 at 14:10
    • Responder

    meu quarto não tem forro posso ter um ar condicionado mesmo assim ?

    1. Sim, porém nos cálculos de carga térmica será levado em consideração. Obrigado pelo comentário!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.