O que é a cortina de ar e quais as vantagens de utilizá-la?

6 minutos para ler

O que é cortina de ar e quais as vantagens de utilizá-la? Saiba mais sobre esse equipamento que é um grande aliado do ar-condicionado!

Em um país com temperaturas elevadas como o Brasil, um dos itens mais importantes no planejamento da casa nova é a climatização. Quando pensamos em climatização, ar-condicionado ou ventilador são os primeiros equipamentos que vêm à cabeça. Porém, existe uma outra aliada que você certamente já viu por aí e que muitas vezes passou despercebida: a cortina de ar.

Você sabe o que é cortina de ar, qual a sua finalidade e os seus benefícios? É o que vamos explicar a seguir. Confira!

O que é cortina de ar?

Você provavelmente já entrou em algum estabelecimento e sentiu um ventinho vindo de cima bem na entrada. Esse vento existe graças à cortina de ar! Em ambientes comerciais, como hotéis e restaurantes, é comum usar a cortina de ar para separar ambientes de fumantes dos não-fumantes, mas ela também pode ser usada em ambientes industriais e residenciais. Geralmente, a cortina de ar é colocada no alto de uma porta que possui fluxo intenso de pessoas e que não fica fechada por muito tempo.

Entre os principais usuários da cortina de ar estão:

  • lojas e restaurantes;
  • hangares de avião, garagens e estacionamentos;
  • janelas de drive-thru;
  • casas noturnas;
  • escritórios e ambientes de trabalho.

Como ela funciona?

A cortina de ar cria uma barreira a partir de um fluxo de ar potente e constante que vem do aparelho, gerando o isolamento térmico e separando as temperaturas do ambiente externo e interno (daí a ideia de cortina). Assim, a temperatura é mantida no ambiente interno e o ar do ambiente externo é impedido de passar.

A corrente de ar emitida pela cortina deve ter a velocidade e o ângulo correto para frear o ar vindo de fora. Para um funcionamento mais eficiente, escolher o modelo e tamanho adequados à porta ou entrada é essencial. A cortina deve cobrir a largura da porta e ter um fluxo de ar que corresponda à altura em que for instalada.

Nos locais em que a aparência é importante, escolha um design e uma cor que se adaptem ao ambiente. A instalação também deve levar em consideração o acesso fácil para manutenção.

As cortinas de ar, em geral, são ativadas por um controle remoto, que define a velocidade dos ventiladores. Em alguns casos, o controle é termostático ou está ligado ao sistema de manutenção do prédio.

Qual a função da cortina de ar?

A cortina de ar tem por finalidade a manutenção da temperatura do ambiente conforme programada no aparelho de ar-condicionado. Isso ocorre por conta da barreira de ar formada pelo equipamento instalado em portas e janelas, impedindo a troca de calor entre os ambientes interno e externo. Assim, ela é um ponto positivo para locais que precisam manter um fluxo de pessoas livre e constante.

A cortina de ar substitui o ar-condicionado?

Não. O objetivo da cortina de ar é auxiliar o trabalho do ar-condicionado, criando uma barreira que dificulta a entrada do ar quente vindo de fora mesmo com as portas abertas. Esse “muro invisível”, portanto, ajuda a impedir o fluxo de ar não-condicionado para o ambiente. Ele também inibe a entrada de insetos, poeira e agentes contaminantes oriundos do ambiente externo.

Como a cortina ajuda a reduzir a conta de luz?

A limpeza e manutenção corretas da cortina de ar auxiliam na economia de energia elétrica uma vez que sua função é facilitar o trabalho do ar-condicionado.

Por impedir a entrada de ar quente, a cortina ajuda o ar-condicionado a gastar menos energia para manter a temperatura.

Além disso, a cortina de ar impede a entrada da maior parte da sujeira, poeira, insetos e outros agentes contaminantes que vêm com o ar externo. Por isso, os filtros do ar-condicionado também são protegidos e fazem menos esforço.

O uso da cortina de ar pode, a médio prazo, ser pago pela economia com os custos oriundos do ar-condicionado.

Quais fatores reduzem a eficiência da cortina de ar?

A cortina funciona melhor quando a diferença entre os ambientes externo e interno é mínima, ou seja, quando eles são parecidos. Fatores que prejudicam seu funcionamento incluem:

  • ambiente externo com muito vento;
  • ambiente externo muito mais quente do que a temperatura almejada pelo ar-condicionado;
  • ambiente externo muito úmido ou chuvoso;
  • proximidade de elevadores, em especial de uso frequente.

Em ambientes industriais, os ventiladores da cortina de ar são usados com grande potência. Em casas e escritórios, esse vento interno é reduzido para não prejudicar o conforto dos usuários.

Quais as vantagens da cortina de ar?

Além dos benefícios citados acima, existem várias vantagens que a cortina de ar pode oferecer para o ambiente. Confira as principais:

  • não é necessário alterar a estrutura do local, pois é um aparelho de fácil instalação;
  • seu uso permite que a porta fique aberta, mantendo livre o tráfego de pessoas;
  • por manter o acesso livre e desimpedido, torna o ambiente mais adequado para portadores de necessidades especiais, bem como mães carregando carrinhos de bebê, pessoas portando guarda-chuva etc.;
  • aumento da segurança ao manter a saída desobstruída;
  • age como barreira contra fumaça de incêndios;
  • reduz o efeito da condensação do ar nos vidros em dias frios;
  • protege o ambiente interno de umidade e vento;
  • garante 80% de isolamento térmico mesmo com portas e janelas abertas;
  • otimiza o trabalho do ar-condicionado, impedindo que ele trabalhe na capacidade máxima e garantindo, com isso, uma economia de 35% em energia elétrica;
  • prolonga a vida útil de equipamentos como o ar-condicionado;
  • evita a entrada de poeira, poluição, insetos e odores desagradáveis;
  • torna o ambiente mais agradável para trabalho e exercícios, aumentando a produtividade e reduzindo o cansaço;
  • reduz as chances de insolação;
  • se adapta bem a todos os tipos de estrutura, alcançando de 1,30 metro a 1,75 metro de largura e 3 metros de altura.

Como você viu, as cortinas de ar são peças-chave para a boa climatização dos ambientes. Se você pretende instalar uma na sua casa ou no seu estabelecimento, procure uma loja especializada em climatização para ajudá-lo na escolha do modelo mais adequado.

Achou este conteúdo interessante e quer experimentar um ambiente mais fresco e onde se respira melhor? Confira agora mesmo nossas ofertas!

Powered by Rock Convert

Posts Relacionados

Você também pode gostar

28 thoughts on “O que é a cortina de ar e quais as vantagens de utilizá-la?

  1. gostaria de mais informação de como instalar uma cortina de ar, onde devo posicionar o ar condicionado e a cortina, tem q estar proximo um do outro? achei interessante é para apartamento de 80 m

    1. A Cortina de Ar é muito simples de ser instalada, basta fixá-la na própria parede , acima da abertura da porta; haverá necessidade de um ponto de luz no local da fixação.

      Uma dica é analisar o seu projeto e escolher o local adequado para a instalação. De preferência, a cortina de ar deve ficar longe da umidade e de demais elementos corrosivos.

      Em geral, é recomendado que esse tipo de aparelho esteja acima de portas ou janelas que tenham, pelo menos, de 1,50 m a 3 m de altura.

      Além disso, é importante se certificar de que o aparelho está bem posicionado e fixo na parede. Caso haja qualquer tipo de vibração durante o seu uso, reforce a instalação com calços de borracha.

  2. A utilização da cortina de ar precisar estar necessariamente aliada ao uso de um aparelho de ar condicionado ou somente ela já garante a melhora do clima interno se estiver utilizando um ventilador de teto por exemplo?
    O consumo de energia dela é tão intenso quanto o ar condicionado?
    Obrigada

  3. ola gostaria de saber oque preciso para climatizar um mini mercado com padaria onde o calor é tao intenso quanto na rua por causa do forno industrial e os freezers ligados o tempo todo

    1. Luciana,

      Neste caso pedimos para entrar em contato com nossos especialistas que farão uma visita no local ou análise de plantas para chegarmos na melhor solução para sua necessidade.

      0800 15 66 11

      Obrigado por acompanhar nossos conteúdos.

  4. Boa Noite,
    Minha esposa nao gosta de ficar com a porta fechada para ligarmos o AR condicionado, entao acabamos usando pouco e recorrendo a ventiladores.
    minha pergunta é. E comum usar este equipamento cortina de ar no quarto da casa? e a questão de ruido barulho dessa cortina durante a noite onde tudo esta muito silencioso?
    a eficiencia do produto e acredito que vai atender, mas a questão e se terei uma solução ou um outro problema.
    desde já agradeço.
    Geo.

  5. Boa tarde. Trabalho num escritório que tem uma sala grande com ar condicionado e tem um corredor, sem porta, que dá acesso a outras salas, que não necessariamente ficam com portas fechadas. Nesse caso a cortina de ar funcionaría, se colocada na porta do corredor? Já temos um ar condicionado na sala.

    1. Olá Raquel, funcionaria sim como um divisor dos ambientes, mas é interessante se atentar ao nível de ruído. Caso tenha interesse saiba mais sobre as linhas de condicionadores de Ar Multi Split , que você climatiza até 5 ambientes com uma única unidade externa. Obrigado!

  6. Boa tare.A porta da minha loja é de vidro mede 3 metros, e o calor da rua tem atrapalhado o meu ar, neste caso a cortina ajudaria ou não?Lembrando que a porta se abre poucas vezes ao dia.Obrigado!

  7. olá.
    tenho um salão de festas de 150 m2 com um climatizador Evaporativo mas mesmo assim acho as vezes quente o ambiente.
    se instalar uma cortina de ar na porta de vidro que tem 2 mts você acha que melhoraria; ficaria mais agradável?

    1. Olá Erica,

      Neste caso sugerirmos agendar uma visita técnica para estudo de carga térmica do ambiente.

      São diversos fatores que impactam na temperatura do ambiente; Tamanho do Salão (M²), Quantidade média de pessoas , Nível de emissão de calor do local, entre outros. Também analisaremos e identificaremos a capacidade do condicionador existente no local.

      Caso queira agendar uma visita técnica conosco basta ligar no nossa 0800 15 66 11.

      Agradecemos a confiança.

  8. Boa tarde,
    Qual a altura máxima que pode ser instalada a cortina de ar, de forma que não perca eficiência na separação da área fria da quente?
    Qual a relação vazão de ar(m3/h) x altura de instalação para melhor eficiência?
    Grato

  9. ola tudo bem?

    tenho uma sacada de 4 metros de comprimento com 3,5 de altura. Minha ideia era utilizar a cortina de ar para poder manter as portas abertas e o ar chegar na sacada. E possível? Vai atender minha empresa?

    1. Anderson, sim é viável, a cortina de ar realmente faz uma barreira quando fica uma porta aberta, evitando a saída do ar-condicionado.
      Vale ressaltar o nível de ruído destes equipamentos e local de utilização para que o mesmo não atrapalhe na rotina diária. Conte conosco 🙂

  10. A cortina de ar pode usar um dispositivo para entrar em funcionamento somente na hora que abrir a porta? Isso diminuiria a eficiência da cortina de ar?

  11. Boa tarde, preciso climatizar uma loja com 90m2 e pé direito de 6m. Um técnico me recomendou um split piso/teto de 60000btus. Minha dúvida é se seria melhor um aparelho de 60000btus ou dois de 30000btus?

    Obrigado

    1. Olá Ricardo, dependendo da planta do imóvel uma melhor distribuição será através da ventilação cruzada, onde 2 equipamentos climatizam um mesmo ambiente. Mas lembre-se tudo depende da planta e disposição do imóvel, neste caso o ideal seria uma visita técnica para analisar as melhores possibilidades. Conte conosco . http://www.adias.com.br (11)3649-4000

Deixe um comentário