O que é neuroarquitetura e como ela interfere na criação dos ambientes?

4 minutos para ler

Você já se sentiu acolhido ao entrar em algum ambiente? Sabia que esse lugar pode ter sido planejado exatamente para gerar essa sensação de bem-estar? 

Esse é um dos objetivos da neuroarquitetura: tornar ambientes agradáveis, aconchegantes e acolhedores, com a mistura de vários elementos, como disposição de cores, luzes, texturas, entre outros. 

Continue lendo e entenda um pouco mais sobre essa nova tendência!

O que é neuroarquitetura?

A neuroarquitetura é uma ciência que tem a finalidade de estudar como o ambiente pode impactar as sensações e o comportamento das pessoas. Foi desenvolvida inicialmente, após observações e pesquisas, por dois estudiosos da área: Fred Gage, neurocientista, e John P. Eberhard, arquiteto. Desde então, os princípios da neuroarquitetura vêm sendo aplicados para a criação de espaços que promovem sensações específicas, de acordo com o objetivo de quem está planejando.

Por exemplo, empresas que possuem muitos colaboradores podem utilizar elementos da neuroarquitetura para despertar concentração e motivação, o que aumentaria a produtividade. Já outros ambientes podem ser planejados ou decorados para aumentar a sensação de acolhimento e relaxamento, como uma sala de descanso e convivência.

Continue a leitura e saiba como aplicar esse conhecimento para criar ou redecorar os ambientes de acordo com o que deseja!

Como aplicar a neuroarquitetura?

Para a criação ou decoração de um ambiente específico, é preciso pensar em vários elementos que vão compor o espaço, como mobiliário, cores, climatização, texturas, iluminação e acústica. Cada um desses elementos aplicados no entorno causa sensações diversas, a depender de como estejam dispostos. Confira agora dicas de como utilizá-los de forma inteligente e estratégica, aumentando a qualidade de vida e causando experiências positivas.

Mantenha a organização

Organização e limpeza são fundamentais para qualquer projeto de neuroarquitetura. Afinal, não há como ter sensação de bem-estar em um ambiente desorganizado! Manter o espaço em ordem possibilita ainda que os outros elementos sejam notados e impactem de forma assertiva nas sensações e no comportamento das pessoas.

Escolha a iluminação adequada

A escolha adequada da iluminação é essencial na criação de um espaço. É importante tentar manter alguma iluminação natural, pois, além de gerar economia, influencia positivamente nosso ciclo fisiológico. Prefira instalar luzes frias em ambientes que requerem concentração e as quentes em locais de descanso e relaxamento.

Invista em área verde

A disposição de plantas também aumenta a sensação de bem-estar e tranquilidade, além de favorecer o contato com a natureza, o que promove relaxamento e impacta na criatividade.

Utilize as cores certas

As cores falam muito com o nosso inconsciente e conseguem promover sensações diversas nas pessoas. Você pode apoiar-se na psicologia das cores para atingir seus objetivos, por exemplo. De maneira geral, cores claras favorecem a concentração e tranquilidade, enquanto as vibrantes estimulam a criatividade. 

Promova conforto acústico

O cuidado com estímulos auditivos é outro ponto relevante a ser considerado. Afinal, trabalhar em um ambiente barulhento não favorece a concentração, por exemplo. É necessário avaliar se o espaço em questão necessita de silêncio ou requer um nível mínimo de ruído.

Pense nas texturas e na temperatura do local

O tato é um sentido bastante ligado à sensação de bem-estar. Por isso, é primordial atentar às texturas presentes no ambiente, como chão, tapetes e mobiliário. Além disso, a temperatura, tanto do local, quanto do mobiliário, também influencia na experiência positiva de quem frequenta o espaço.

Hoje, você pôde entender um pouco mais sobre neuroarquitetura, além de conferir dicas de como aplicar esse conceito em seus projetos. É perceptível o quanto esse conhecimento pode auxiliar na criação e decoração de ambientes mais estratégicos, aumentando a sensação de bem-estar e trazendo mais qualidade de vida para as pessoas.

Gostou do nosso conteúdo? Veja mais dicas sobre arquitetura aqui! Aproveite e acesse o site da A.Dias Ar-condicionado e veja as melhores ofertas para você!

ar condicionado
Você também pode gostar

13 thoughts on “O que é neuroarquitetura e como ela interfere na criação dos ambientes?

  1. Anteriormente, eu costumava gastar muito tempo em registros tediosos quando queria jogar online. Mas atualmente é tão legal que posso começar a pinup jogar jogos de caça-níqueis grátis sem fazer download ou registro e até mesmo sem precisar depositar seu próprio dinheiro

Average
5 Based On 13

Deixe um comentário