É possível instalar um ar-condicionado sem alterar a estrutura do imóvel? – A.Dias

out 28

É possível instalar um ar-condicionado sem alterar a estrutura do imóvel?

Instalar um ar-condicionado sem alterar a estrutura do imóvel: Conheça nesse post boas soluções para quando as regras do imóvel complicam a instalação!

A temperatura dos ambientes costuma ser uma das coisas que mais interfere no bem-estar de quem os habita. E já que ninguém consegue fugir do calor das cidades durante todo o verão, quando chegam as estações quentes, com temperaturas mais altas, a melhor alternativa é instalar um ar-condicionado.

Popular por deixar os ambientes frescos e com temperatura agradável, o aparelho é o mais procurado para solucionar o problema da climatização dos ambientes. Contudo, nem sempre o processo envolve apenas a compra seguida do uso imediato, pois algumas regras complicam a instalação em determinados locais.

No post de hoje, saiba mais sobre isso e conheça boas soluções para quando a estrutura do imóvel não nos permite instalar um ar-condicionado. Acompanhe!

Por que não é possível instalar um ar-condicionado em alguns imóveis?

Existem imóveis que possuem regras que não permitem que a estrutura seja alterada para a instalação do ar-condicionado — ou seja, o tradicional furo na parede para o posicionamento do aparelho não pode ser feito.

Casas ou apartamentos alugados, assim como os imóveis que foram construídos há muito tempo, são alguns exemplos disso. Alguns locais, como os condomínios, também possuem regras próprias que podem ser bastante rígidas.

Problemas como quebra de harmonia arquitetônica, fiação elétrica antiga e gotejamento são os principais elementos que compõem a lista de motivos da proibição. Felizmente, a maioria desses problemas pode ser contornada para que você possa usar um ar-condicionado com tranquilidade.

Principais alternativas

O ar-condicionado é um dos aparelhos mais úteis e populares nos dias de hoje. Por conta disso, muitas pessoas buscam alternativas que permitam a instalação do aparelho sem alterar a estrutura do imóvel ou infringir as regras. A escolha adequada para o uso do aparelho dependerá das restrições de cada local.

A seguir, conheça as melhores opções para variados espaços:

O famoso split

Composto por duas partes, chamadas de condensador (lado de fora) e evaporador (lado de dentro), o ar-condicionado split costuma ser silencioso, eficiente e reduzir o consumo de energia. Contudo, a instalação requer que a parte que fica no interior do ambiente seja ligada à parte externa por meio de tubos.

Nesse caso, para que a parede não precise ser furada, tampouco a estrutura alterada, é recomendável que os tubos sejam passados pelo gesso ou, então, que fiquem aparentes.

Mas e se você não quiser deixá-los aparentes e não houver gesso para escondê-los? Sem complicações! Há outras formas possíveis, como um encaixe de madeira imitando a estrutura ou compondo a decoração. Um marceneiro dá conta disso facilmente!

E se o problema for o gotejamento, é possível instalar uma mangueira e fazer o redirecionamento do líquido. Dessa forma, não há perigo daqueles pingos frequentes nem de reclamações de vizinhos ou do síndico.

O prático ar-condicionado portátil

Conhecido pela mobilidade, o ar-condicionado portátil requer apenas um furo (que pode ser feito na janela e não altera a estrutura do imóvel) para ser conectado ao tubo extensor, que faz a troca de ar entre os dois ambientes (externo e interno).

A principal vantagem desse modelo é a praticidade que, mesmo com o seu peso elevado, o ar-condicionado portátil proporciona. Atualmente, alguns modelos já possuem até rodinhas para facilitar o transporte. Além disso, mais um ponto positivo: esse tipo de aparelho não gera custos de instalação!

Viu como é simples garantir um ambiente com temperatura agradável? Instalar um ar-condicionado não deve ser sinônimo de dor de cabeça e muito menos de privação dos benefícios que ele traz para o seu dia a dia. O segredo é fazer a escolha adequada dos aparelhos para cada situação e local.

Gostou das sugestões? Então inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

Então, gostou do nosso conteúdo? Siga-nos no Facebook, YouTube, Twitter e Instagram agora mesmo!

Posts Relacionados

3 comentários

  1. Boa Tarde , tambem existe no mercado kit de canaletas de pvc para esconder a tubulação que da um acabamento bem bonito ao ambiente.

  2. Ótimo artigo !!!
    Somos uma Empresa que trabalha com instalação de equipamentos de ar condicionado.
    Gostaríamos de deixar uma sugestão………… Para o caso de instalações em apartamentos, por que não explorar explicações sobre os equipamentos bi e tri-Split?

    1. Olá Wellington,
      Fique por dentro das novidades, em breve teremos mais artigos sobre equipamentos Multi Split.
      Obrigado por sua participação.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.