Você conhece as funções do controle do ar-condicionado?

6 minutos para ler

Para muitas pessoas, o controle do ar-condicionado pode parecer bastante complexo, já que ele tem vários botões e símbolos que não são tão conhecidos, certo? Cada vez mais modernos, porém, esses acessórios oferecem funções para controlar o ar-condicionado que acabamos não utilizando por esquecimento ou até mesmo por falta de conhecimento.

Ficou curioso e foi até conferir quais são os botões no seu aparelho? Para ajudar você a entender melhor as funções do controle do ar-condicionado e o que significa cada uma delas, preparamos este artigo completo para facilitar sua vida e, assim, garantir o maior conforto para você e a sua família. Continue a leitura e confira!

Qual é a importância de entender melhor o seu aparelho?

Antes de nos aprofundarmos em todas as funcionalidades de um controle de ar-condicionado, é fundamental entender a importância de ficar por dentro de todos esses recursos. Afinal, ao comprar um smartphone, você não tenta descobrir o máximo de ferramentas e funções disponíveis naquele aparelho? A postura precisa ser a mesma!

Muitas vezes, você pode comprar um ar-condicionado de altíssimo nível para a sala da sua casa, por exemplo, porém, não consegue explorar todas as suas funções e acaba se frustrando com a compra, gastando mais energia ou mesmo não garantindo o conforto para a sua família. Nada bom, certo? Por isso, conhecer o que você compra é fundamental.

Dessa forma, as chances de otimizar o uso do seu aparelho são muito maiores, aumentando a satisfação com a sua compra e garantindo que todos os objetivos sejam alcançados. Conhecer as funções do controle do ar-condicionado é, portanto, essencial para potencializar a eficiência do seu aparelho.

Quais são as principais funções do controle do ar-condicionado?

Que tal, então, ficar por dentro das principais funcionalidades desse acessório tão importante para o pleno funcionamento do seu equipamento? Para ajudar você nessa tarefa, separamos as principais funções do controle do ar-condicionado. Confira e saiba como otimizar o uso desse aparelho o mais rápido possível!

On/Off e Mode

Todos os controles de ar-condicionado costumam ter esses dois botões. O On/Off tem a função de ligar e desligar o aparelho. O Mode, que também pode aparecer como “Modo” em alguns modelos, serve para selecionar as funções desejadas que sempre serão de acordo com cada equipamento.

Swing e Fan

O botão swing inicia o movimento das paletas do ar-condicionado, que são responsáveis pelo direcionamento do fluxo de ar. Essa função é bastante útil para garantir a boa distribuição do ar refrigerado por todo o ambiente.

A função Fan define a velocidade e intensidade do ventilador do aparelho. Ela pode ser acionada em todos os modos de operação, inclusive em equipamentos que tenham a função quente e frio.

Autolimpeza

Alguns modelos de ar-condicionado dispõem da função autolimpeza, que impede o acúmulo de umidade e poeira no equipamento. A durabilidade e eficiência de um aparelho passa diretamente pela limpeza, certo? Essa função, portanto, acaba sendo muito útil para garantir que o aparelho de ar-condicionado esteja funcionando em sua melhor capacidade e por mais tempo.

Apesar de ser bastante útil, essa função não elimina a necessidade de realizar a manutenção e limpeza profissional do ar-condicionado regularmente.

Modo Silencioso

Alguns aparelhos contam com o modo silencioso, que, como o nome já diz, garante a redução dos ruídos que o equipamento emite. Essa função pode ser muito útil, principalmente para pessoas que têm o sono muito leve.

Por outro lado, é importante lembrar que o desempenho do aparelho pode ser reduzido quando essa função é selecionada. Portanto, a dica é utilizá-la apenas na hora de dormir ou durante os estudos, por exemplo.

Vale lembrar, também, que os aparelhos modernos estão cada vez mais silenciosos. Portanto, se o seu ar-condicionado faz muito barulho, pode haver algum outro fator causando isso, como peças soltas ou falta de manutenção.

Função Siga-me

A função siga-me é um dos grandes avanços nos últimos anos quando o assunto é tecnologia nesse setor. A função faz com que o aparelho priorize a temperatura da área onde o controle do ar-condicionado está. Portanto, ao ajustar essa função, deixe o controle por perto, garantindo uma temperatura mais agradável no espaço que você está ocupando.

Quando falamos em espaços maiores ou, até mesmo, quando as pessoas estão concentradas em um mesmo local, essa função se torna extremamente eficiente. Além de evitar o desperdício para áreas em que ninguém vai ser beneficiado, ela acaba proporcionando um maior conforto para quem está perto do controle.

Função Turbo ou Jet Cool

A função Jet Cool é ideal para resfriar o ambiente rapidamente. Ao acioná-la, seu ar-condicionado funcionará na velocidade de ventilação máxima e ajustará a temperatura para 18ºC durante a primeira meia hora.

Função Sleep

A função sleep possui dois benefícios interessantes para as pessoas que dormem com o ar-condicionado ligado. O primeiro é a economia no consumo de energia. Estima-se que o consumo do aparelho na função sleep possa ser até 36% menor do que nas outras modalidades.

Além disso, a função sleep promove uma melhor qualidade do sono, pois mantém a temperatura agradável durante a noite, evitando que o usuário acorde sentindo muito frio ou muito calor.

Quais funções utilizar para encontrar a temperatura ideal?

Não é fácil definir qual temperatura é a mais ideal, certo? Afinal, muitas vezes é preciso equilibrar os desejos de diferentes pessoas em um mesmo ambiente. A primeira das funções a ser utiliza é a de autolimpeza, que vai garantir a maior eficiência do aparelho, evitando que a sujeira atrapalhe o alcance da temperatura ideal.

Outra função que pode ser útil para encontrar a temperatura ideal é apertar o botão Siga-me, que vai fazer com que a climatização seja concentrada na região em que o controle está, garantindo o conforto para quem está naquele ambiente. É uma forma muito prática, especialmente em espaços maiores, evitando o desperdício de energia.

Agora que você já conhece as principais funções do controle do ar-condicionado, aproveite para fazer uso de todos os benefícios que o seu equipamento pode proporcionar para você e sua família.

Quer conferir mais dicas como essas? Para saber mais curiosidades e potencializar o seu aparelho, curta a nossa página no Facebook e confira as nossas publicações!

ar condicionado lgPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário