Fique de olho em 5 tendências de arquitetura

3 minutos para ler

Assim como a moda, a arquitetura está em constante mudança. Não param de surgir novidades na área e para acompanhá-las e conseguir fazer projetos modernos e inovadores, o arquiteto precisa se manter bem informado e atualizado.

Para ajudar nesta tarefa, selecionamos as principais tendências de arquitetura que estarão em alta nos próximos anos, como: os projetos sustentáveis, a otimização de pequenos espaços, utilização de estruturas pré-moldadas, integração de ambientes, design funcional e instalação de ar-condicionado. Confira:

Projetos sustentáveis

A preocupação com o meio ambiente está cada vez maior e a arquitetura não poderia ficar de fora desta tendência que se baseia nos três pilares bases da sustentabilidade: meio ambiente, economia e impacto social.

Dessa forma, um projeto sustentável tem como objetivo muito mais do que minimizar o impacto ambiental de uma construção, mas promover o desenvolvimento social e cultural dentro de um orçamento economicamente viável.

Algumas práticas que tornam o projeto sustentável são: usar materiais recicláveis na construção, integrar a natureza ao imóvel ou à cidade, valorizar a iluminação natural dos ambientes, usar energias sustentáveis, entre outras.

Otimização de pequenos espaços

O crescimento absurdo das cidades e o aumento da falta de espaço, unidos à correria do dia a dia que pede mais praticidade, fez com que a necessidade pela otimização de pequenos espaços se tornasse imprescindível.

Apartamentos com metragem reduzida e lofts estão em alta. Para valorizar os espaços e tornar os ambientes mais inteligentes e práticos, os arquitetos precisam usar técnicas que tornam os cômodos mais amplos, como a tendência de espaços abertos para integrar ambientes.

Dividir cômodos com móveis, pisos diferentes e cores da parede é a nova moda. Além disso, integrar o ambiente externo com o interno através de grandes janelas, portas de vidro e jardins internos, transforma as casas e apartamentos em ambientes mais iluminados e vivos.

Utilização de estruturas pré-moldadas

Atualmente é possível construir edificações com paredes e fundações prontas de fábrica, que são apenas montadas no local da obra. Essa tendência torna as construções mais simples e rápidas e possibilita ampliações de casa e escritórios de maneira prática e eficiente.

Design funcional

Projetar ambientes multifuncionais que podem ser adaptados facilmente para exercer diferentes funções também é uma grande tendência na arquitetura. Cômodos que podem ser transformados atendem a demanda de moradores modernos que contam com pouco espaço e também casais que pretendem aumentar a família sem mudar de casa.

Projetos de refrigeração

Com o aumento da temperatura, a necessidade de instalar ar-condicionado cresceu surpreendentemente e os projetos arquitetônicos precisam acompanhar essa evolução. Os profissionais da área devem considerar a instalação dos equipamentos para definir o melhor local, o tipo ideal, além de propor alternativas para minimizar ruídos nos ambientes, proporcionar economia e ainda compor o cômodo de forma elegante e discreta.

Agora você já conhece as principais tendências de arquitetura dos próximos anos, aprofunde seus conhecimentos em algumas delas para oferecer grandes diferenciais e projetar imóveis que proporcionem aos seus clientes modernidade, praticidade e conforto.

Gostou do conteúdo? Adoraríamos saber a sua opinião. Deixe-nos um comentário!

[uam_ad id=”1866″]

ar condicionadoPowered by Rock Convert

Posts Relacionados

Você também pode gostar

Deixe um comentário