Entenda a importância do planejamento urbano – A.Dias

fev 10

Entenda a importância do planejamento urbano

Há alguns anos, o planejamento urbano era limitado ao ordenamento físico das cidades. Atualmente, porém, um bom projeto tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população.

Para isso, é preciso levar em consideração questões como localidade, saneamento, transporte, vias públicas, policiamento, educação, crescimento demográfico e industrial, entre outras. O intuito é que a cidade se torne mais confortável, segura e sustentável.

Quer saber como isso interfere na sua vida? Então, confira algumas vantagens de um bom planejamento!

Aumenta a saúde da população

Poluição, estresse, vulnerabilidade social e insegurança são alguns problemas comuns das grandes cidades. Juntos, esses fatores podem aumentar o surgimento de várias doenças, tanto transmissíveis (como bronquite e asma) quanto não transmissíveis (depressão e ansiedade, por exemplo).

Nesse cenário, algumas melhorias no desenho urbano e na usabilidade dos espaços públicos podem melhorar a saúde da população. Pessoas que moram em cidades com muito verde, por exemplo, tendem a sentir um maior bem-estar, o que diminui o estresse e evita doenças.

Outro exemplo refere-se à mobilidade. Municípios que priorizam o uso da bicicleta como meio de transporte têm mais moradores praticando exercícios físicos. A consequência é uma população com mais qualidade de vida e menos obesa, hipertensa e diabética.

Torna o transporte mais eficiente

A individualização do transporte (ou seja, cada um usando o seu próprio carro para sair de casa) causa diversos efeitos negativos à cidade, como engarrafamentos, poluição excessiva e poucas vagas de estacionamento.

Um bom planejamento urbano, portanto, deve pensar em alternativas para melhorar a qualidade do transporte público a fim de diminuir a quantidade de carros nas ruas. Além disso, os veículos sustentáveis (como a bicicleta) precisam ser priorizados.

Dentre os ganhos relacionados ao transporte de boa qualidade, podemos citar: diminuição de acidentes, menor tempo de deslocamento (devido à falta de congestionamento), melhoria do condicionamento físico da população, redução da emissão de gases poluentes, entre outros.

Amplia a economia da cidade

Um bom planejamento urbano também deve coordenar a localização e a distribuição das atividades econômicas locais. Com isso, a tendência é que o município atraia mais investidores, gere novas formas de renda e produza um maior número de empregos. Aumentando a economia da cidade, surgem, consequentemente, mais investimentos.

Melhora a qualidade de vida das pessoas

Projetos urbanos bem-feitos devem priorizar a moradia, o emprego, a acessibilidade, a segurança e a sustentabilidade da cidade — todas essas questões referem-se às principais preocupações da população. Melhorando esses aspectos, a qualidade de vida como um todo tende a aumentar.

Dessa forma, um bom planejamento deve responder às inquietações dos cidadãos locais, proporcionando avanços que podem ser sentidos no dia a dia (mais espaço verde, menos congestionamento, maior oportunidade de emprego etc.).

Dentro desse contexto, vale destacar uma questão importante que muitas vezes passa despercebida: o ar-condicionado em prédios e condomínios. Sabemos que muitas regiões do Brasil — principalmente o Norte e o Nordeste — sofrem com o calor intenso.

Nesse sentido, é preciso que os prédios tenham um plano de climatização ainda na planta, afinal, o ar-condicionado é essencial em épocas muito quentes. Por falta de planejamento, entretanto, alguns edifícios não têm espaço para a instalação do equipamento. Quem perde com isso são os moradores, que sofrem com o calor.

Por isso, antes de adquirir um apartamento (na planta ou não), não se esqueça de verificar se ele tem entrada para ar! Lembre-se de que isso também faz parte de um bom planejamento urbano.

O interessante é que um projeto urbano é uma via de mão dupla. Melhorando a qualidade de vida da população, teremos pessoas mais saudáveis e dispostas a contribuírem com a prosperidade e o crescimento da comunidade.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.