Entenda como funciona o ar-condicionado com serpentina de cobre – A.Dias

ago 24

Entenda como funciona o ar-condicionado com serpentina de cobre

O ar-condicionado com serpentina de cobre é uma opção mais sofisticada e resistente que a de alumínio. Mas por quê? E será que vale a pena investir nesse modelo?

Neste texto, você vai entender melhor a importância da serpentina, as diferenças entre o alumínio e o cobre e as vantagens deste último. Confira!

O que é a serpentina do ar-condicionado

A serpentina é um dos principais componentes de um aparelho de ar-condicionado. Ela conduz o fluido que absorve o calor do ambiente interno e o libera no ambiente externo (na unidade condensadora).

A condutibilidade térmica da serpentina, portanto, é fundamental. Ela deve ser feita a partir de um material capaz de esquentar e esfriar rapidamente, ou seja, por meio de um bom condutor de energia.

Diferenças entre o alumínio e o cobre

O alumínio é um elemento leve e maleável e um dos materiais mais abundantes do planeta, logo atrás do oxigênio e do silício. A massa da crosta terrestre é nada menos que 8% de alumínio. Entre os metais, a produção desse elemento só fica atrás da de ferro.

Por ser atóxico, o alumínio é usado em latas de cerveja e refrigerante e em centenas de outros casos. Sua condutividade térmica, medida no Sistema Internacional, é de 237 W/(m·K), ou seja, 237 watts por metro/kelvin.

O cobre também é um metal leve e maleável, mas é um pouco mais pesado e raro que o alumínio. Ele reage ao oxigênio atmosférico formando uma camada de óxido que protege o interior da peça em relação à corrosão. Esse fenômeno é chamado de passivação.

Sua condutividade térmica é de 401 W/(m·K). Ela é, portanto, bem maior que a do alumínio.

Vantagens do ar-condicionado com serpentina de cobre

Ao conhecer as principais diferenças entre os dois elementos, já podemos imaginar as vantagens da serpentina de cobre no caso dos aparelhos de ar-condicionado. Conheça alguns desses benefícios a seguir.

Melhor condutividade térmica

O cobre tem uma melhor condutividade térmica que o alumínio. Isso significa que o material transporta calor com mais facilidade, levando o aquecimento do ambiente interno para a unidade condensadora mais rapidamente.

Mais eficiência

Já que o material da serpentina é o mais adequado para a tarefa de conduzir calor, o aparelho de ar-condicionado funciona de forma mais eficiente e precisa gastar menos energia elétrica para fazer o mesmo trabalho.

Portanto, o ar-condicionado com serpentina de cobre, apesar de inicialmente mais caro, gera economia na conta de luz.

Tubos mais resistentes

Todo tipo de ar-condicionado está sujeito à deterioração com o tempo, especialmente a unidade condensadora, que é a que fica do lado de fora das casas. Tubos de cobre são mais rígidos e mais resistentes à oxidação que os de alumínio.

Como e quando usar ar-condicionado com serpentina de cobre

O ar-condicionado com serpentina de cobre é recomendado para qualquer investimento de longo prazo, já que o material é mais resistente e mais eficiente que o alumínio.

Também é a melhor opção para casas e apartamentos na praia, por causa da exposição à maresia, ou em qualquer lugar onde faça muito calor e o aparelho tenha que trabalhar na potência máxima por longos períodos.

Agora que você sabe tudo sobre ar-condicionado com serpentina de cobre, entre em contato com nossa equipe de atendimento e veja a melhor opção para a sua casa ou escritório.

Então, gostou do nosso conteúdo? Siga-nos no Facebook, YouTube, Twitter e Instagram agora mesmo!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.