Entenda como funciona a instalação de um ar-condicionado split

8 minutos para ler

entenda-como-funciona-a-instalacao-de-um-arcondicionado-split.jpegSem dúvidas, possuir um ar-condicionado em casa ou no trabalho é uma ótima maneira de proporcionar maior conforto térmico a seus frequentadores. Por tornar o espaço mais agradável e moderno, esse aparelho tem se tornado um item cada vez mais indispensável em projetos de arquitetura e de decoração.

Se você sente necessidade de ter um climatizador onde mora, é preciso fazer um pequeno planejamento técnico e financeiro, para garantir a aquisição, a instalação e a manutenção (tanto preventiva como corretiva) do dispositivo.

Também é essencial, na hora da compra, conhecer algumas de suas finalidades, de forma a escolher os materiais e os serviços mais convenientes ao uso pretendido. Precisa de uma mãozinha para começar?

Entenda agora como funciona a instalação de um ar-condicionado split, suas particularidades e benefícios em aplicações domésticas!

O que é split e qual é a diferença entre ele e outros tipos de aparelho?

ar-condicionado do tipo split é um equipamento moderno e eficiente. Ele oferece numerosas vantagens, como fácil instalação, menor consumo de energia e diversidade de modelos discretos e sofisticados que podem, inclusive, ser incorporados à decoração do recinto.

De modo geral, todo split é composto por dois componentes principais: a condensadora e a evaporadora. A parte externa é a condensadora, que rejeita para o meio exterior o calor absorvido no local a ser resfriado. Já a parte interna é a evaporadora, que libera o ar frio no ambiente aclimatado.

Essas peças são conectadas por um tubo de cobre. Apesar da necessidade de acomodar e conectar esses dois componentes, a instalação de um ar-condicionado split ocupa pouco espaço.

Outros tipos de climatizadores muito usados em residências são o ar-condicionado portátil e o de janela.

O ar-condicionado portátil não requer pequenas reformas ou adaptações estruturais no imóvel para ser instalado. Por não ser fixo (como o próprio nome já diz), ele pode ser transportado de um cômodo a outro, desde que haja uma janela ou uma saída de ar por perto, para que o tubo possa expelir o ar quente para fora.

Já o ar-condicionado de janela é aquele que fica em um buraco na parede, que o conecta ao exterior e ao interior ao mesmo tempo.

Composto por apenas uma peça, ele funciona bem em ambientes pequenos. Mas é muito comum encontrar essa espécie de climatizador instalada, erroneamente, próxima ao chão, o que diminui bastante a sua eficiência.

O que é necessário para a instalação de um ar-condicionado split?

Como o split é formado por uma parte que fica do lado de dentro e por outra que fica do lado de fora da construção, é imprescindível que exista entre elas um canal de ligação.

Como dissemos, esse canal serve pra conduzir um conjunto de fios e de tubos entre a unidade condensadora e a unidade evaporadora. E a distância entre esses componentes deve ser a mais curta possível, minimizando o caminho dos tubos e dos fios.

Caminhos curtos causam menos perdas de carga (perdas de pressão) no trajeto do ar dentro dos dutos, diminuindo o consumo energético do equipamento. Portanto, ao definir a localização do seu ar-condicionado, consulte a planta da edificação antes de quebrar a sua parede à toa.

Verifique se o seu imóvel já está preparado para a instalação de aparelhos de climatização, possuindo canais abertos sob a parede para essa finalidade. Caso contrário, uma pequena obra será necessária para abrir o canal de passagem do exterior para o interior do aposento.

Você precisará da tubulação frigorífica, da tubulação, da fiação elétrica apropriada à carga térmica do aparelho e de um disjuntor.

O ideal é contar com uma consultoria técnica competente para definição, aquisição e montagem do seu ar-condicionado. Um profissional especializado providenciará todos os materiais, e evitará erros comuns ocasionados por uma má instalação.

Quais cuidados devo tomar ao montar um split em casa?

Para a melhor instalação e funcionamento do seu split, é importante tomar alguns cuidados.

Não se deve colocar a unidade externa (condensadora) em locais que apresentem condições climáticas extremas ou que sejam isolados do meio exterior, impossibilitando a troca de calor. E tome cuidado para não bloquear as saídas de ar ao instalar proteções ao redor da condensadora.

Além disso, altos níveis de incidência solar e proximidade a fontes de calor, a exaustores ou a gases inflamáveis podem prejudicar o desempenho da máquina, bem como a segurança dos usuários. Também não se recomenda expor o ar-condicionado a poeira, ventos, chuva e alta umidade.

Instale a evaporadora em um local de fácil acesso para limpeza, manutenção e troca de filtros (sugere-se a 15 cm do teto e a 5 cm de paredes).

Lembre-se de higienizá-la mensalmente, para evitar problemas técnicos, consumir menos energia, aumentar a vida útil da máquina e preservar a saúde respiratória dos usuários. Informe-se no manual de instruções do climatizador sobre como fazer essa limpeza.

Por fim, uma vez por ano, aconselha-se que o ar-condicionado passe por uma limpeza profissional completa e uma recarga do gás refrigerante, que deve ser feita por um técnico especializado. O equipamento será desmontado por inteiro e limpo com produtos especiais, que aumentam a sua durabilidade.

Qual deve ser o posicionamento correto da unidade interna (evaporadora)?

A evaporadora deve ser colocada em algum lugar do cômodo que atenda às necessidades do usuário e às boas técnicas de instalação e utilização de climatizadores. Portanto, listamos abaixo algumas dicas para você posicioná-la corretamente:

  • como dissemos, a evaporadora deve ficar em um local com baixo nível de incidência solar, e que seja acessível, facilitando a limpeza e a manutenção (e o mesmo vale para a condensadora);
  • nunca se deve obstruir a saída de ar do split, nem restringir o movimento de suas partes móveis;
  • deve haver uma separação mínima de 1,5 m entre unidades internas presentes na mesma parede;
  • o suporte do equipamento deve ser fixado em uma superfície estável, resistente e sem desníveis;
  • mantenha toda a tubulação do seu climatizador afastada das redes elétrica, de água e de esgoto, evitando que haja interferência entre elas.

Como calcular a capacidade e a potência do ar para o ambiente escolhido?

O cálculo da carga térmica determina a quantidade de calor que deve ser removida de um ambiente para que ele atinja a condição climática desejada. Ou seja, esse cálculo viabiliza a escolha do ar-condicionado split mais apropriado à destinação pretendida, de acordo com a capacidade e a potência requerida.

Por isso, aconselha-se que o valor aproximado da carga térmica seja conhecido antes da compra do aparelho. Esse valor depende do tamanho e da finalidade do cômodo, de quantas pessoas estão presentes, do nível de exposição solar da edificação e de vários outros fatores.

Em grandes projetos de refrigeração e climatização, o cálculo é feito por um engenheiro mecânico, que é o especialista habilitado para isso.

No entanto, se a instalação for de um sistema simples e em um local pequeno — como em sua casa ou numa sala comercial, por exemplo —, você mesmo poderá estimar a carga térmica dali por meio de ferramentas computacionais simples e de fácil entendimento.

A unidade utilizada para indicar a capacidade de resfriamento é o BTU (British Thermal Unit, ou Unidade Térmica Britânica, em português). Essa unidade mede a quantidade de calor que um aparelho de ar-condicionado pode remover de uma determinada área em um período de tempo estabelecido.

Conhecendo a carga térmica do recinto, a potência requerida pelo climatizador em BTUs e outros detalhes citados aqui no post, fica mais fácil entender como é feita a instalação de um ar-condicionado split.

Ainda assim, vale lembrar que o auxílio de bons profissionais é a única garantia de que o equipamento será montado corretamente, operando de forma eficiente em sua residência.

Então, restou alguma dúvida sobre a instalação de um ar-condicionado split? Faça um comentário aqui no post e conte-a pra gente! Nossos especialistas estão prontos para ajudar você no que for preciso!

[uam_ad id=”1215″]

Powered by Rock Convert

Posts Relacionados

Você também pode gostar

Deixe um comentário