Energia sustentável para todos: conheça mais sobre esse programa – A.Dias

dez 21

Energia sustentável para todos: conheça mais sobre esse programa

energia-sustentavel-para-todos-conheca-mais-sobre-esse-programa.jpeg

É muito bom ter conforto em casa, certo? Mas também é preciso entender os problemas do mundo e ajudar a reduzi-los, você não acha? Para isso, a ONU criou um programa chamado Energia Sustentável para Todos (SeforALL).

Sabe como ele funciona e de que forma esse projeto interfere na sua vida? Quer entender as melhorias ele pode trazer para o planeta? Então, leia os tópicos abaixo e confira como será essa transformação mundial!

O que é a Energia Sustentável para Todos?

A Organização das Nações Unidas, em sua Assembleia Geral, criou um painel de estudos para entender as ações humanas nos próximos anos. De acordo com a instituição, em 2050 a população mundial alcançará a marca de 9 bilhões, e 70% dessas pessoas vão morar em cidades.

O problema está exatamente nesses dados. A ONU quer saber o quanto será gasto com refrigeração pela população mundial. E não é só o ar-condicionado que ela deseja estudar, mas sim todos os sistemas e aparelhos que geram resfriamento.

Atualmente, os dispositivos de refrigeração são responsáveis por 10% das emissões globais de CO2. Para mudar essa realidade, as Nações Unidas querem concluir em 2018 o estudo que poderá transformar diversos equipamentos em modelos sustentáveis. A ideia é que eles emitam menos gás carbônico e sejam mais eficientes.

Essa pesquisa é comandada pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa, que vai presidir o painel. Este terá a presença de diversos setores, inclusive o empresarial, que fabrica os aparelhos de ar-condicionado e demais equipamentos. A decisão foi tomada na Semana do Clima, que ocorreu na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

Além disso, a ONU tem feito reuniões em outras regiões. O Brasil, por exemplo, é o país onde foi criado o primeiro ar-condicionado do mundo. Devido a essa importância global, o assunto também está sendo discutido em cidades brasileiras.

Quais os benefícios reais desse estudo?

O aquecimento global é uma realidade, as geleiras estão derretendo e a temperatura do mundo tem subido e causado tragédias, como enchentes, altas ondas de calor e de frio. Com o crescimento da população e o aumento do uso de refrigeradores, esses problemas vão se agravar ainda mais. É por isso que a ONU se propõe a pensar agora sobre o que é possível mudar amanhã.

Se o estudo provar ser executável fazer modelos de ar-condicionado que emitem menos CO2, a humanidade poderá passar por menores desgastes nos próximos 100 ou 200 anos. Quanto menos gás carbônico as empresas e as pessoas colocarem na atmosfera, mais saudável será a vida de todos que habitam o planeta Terra.

O Energia Sustentável para Todos é uma necessidade dos tempos atuais. É dever dos grandes líderes pensar em formas de diminuir os efeitos causados pela emissão dos gases. Além disso, é direito da população ter a possibilidade de uma vida confortável que não desafie ou interfira no meio ambiente.

E você? Acha que o programa pode melhorar a vida de todo mundo? Se gostou deste post, assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail outros conteúdos interessantes!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.