Vale a pena usar energia solar para ar-condicionado em um projeto?

4 minutos para ler

O ar-condicionado é um equipamento conhecido por gastar bastante energia. Contudo, existem cada vez mais modelos que buscam diminuir esse custo sem perder o rendimento. Outra novidade é a possibilidade de usar energia solar para ar-condicionado.

Você sabe como ela funciona? Confira no post a seguir e descubra se é uma boa ideia para o seu projeto. 

Quais são os usos da energia solar? 

A energia solar é gerada pela luz e calor que vem do sol. Por ser uma fonte sustentável, sua tendência é crescer cada vez mais. Uma forma comum de captá-la é por meio dos painéis fotovoltaicos. Compostos por células fotovoltaicas, a luz solar incide sobre elas e, por meio de seu material condutor, chega a um campo elétrico que a transforma em energia elétrica. 

Apesar de seu custo inicial elevado, seu uso pode substituir parte da energia convencional. A longo prazo, essa medida pode gerar uma grande economia. Os painéis podem ser autônomos usando baterias ou estarem ligados à rede elétrica. Dessa forma, em dias nublados é possível continuar usando sem comprometer o funcionamento de nenhum equipamento. Assim, usar a energia solar para ar-condicionado pode ser uma boa opção para diminuir custos. 

Vantagens e usos 

O custo de aquisição pode ser alto. Porém, existem muitas vantagens na adesão a esse sistema. Algumas delas são: 

  • fonte inesgotável; 
  • não poluente; 
  • armazena energia; 
  • tendência a diminuir os custos; 
  • valorização de imóveis; 
  • geração de créditos solares
  • solução para lugares de difícil acesso à rede elétrica. 

Muitas grandes lojas e empresas já fazem uso de um sistema voltaico. Inclusive estádios de futebol e festivais já usaram esse método para gerar energia. No entanto, um uso que está crescendo é a implantação de painéis para abastecimento de residências — seja apartamento ou casas. Com vista à sustentabilidade, valorização e economia, essa é uma excelente forma de criar um imóvel do futuro. 

Por que escolher energia solar para ar-condicionado? 

Mesmo que em parte, o abastecimento de ar-condicionado com placas solares é uma realidade fácil de implantar e ajuda a diminuir o gasto com o aparelho. Por exemplo, um ar-condicionado de 9000 Btus consome 2,63 kWh. Se ele fica ligado 6 horas por dia durante um mês de 30 dias isso significa 473 kWh por mês. Considerando um painel de 100 Wp — Watt-pico — que produz em média 20 kWh ao mês e perde 20% se conectado à rede elétrica — seria preciso quase 30 painéis para abastecer 100% do ar-condicionado.

Sendo assim, é preciso considerar alguns pontos. O primeiro é que a capacidade de produção de energia dos painéis varia, pois, depende de diversos fatores como: 

  • ambiente; 
  • potência; 
  • local de instalação; 
  • inclinação. 

A quantidade de painéis vai depender também de seu tamanho, portanto é possível criar um sistema com mais potência, usando menos placas. Se um jogo de painéis de cerca de R$ 12 mil supre completamente o ar-condicionado do exemplo — o que já é bastante energia — e retorna o investimento em quatro anos, além de durar 25, então o gasto vale à pena. 

Além disso, é preciso considerar que ao produzir energia solar e ligá-la à rede elétrica, a concessionária pode também fazer uso dela o que é revertido em créditos solares. Ou seja, um desconto na sua fatura de energia convencional que também pode ser usada em outras unidades em seu nome. 

O que mais ajuda a economizar na energia? 

Escolher o ar-condicionado certo também ajuda muito na economia. Aparelhos de classificação “A” consomem menos. Por isso, compensa pesquisar todas as informações e escolher o modelo com o melhor custo-benefício. 

Usar energia solar para ar-condicionado pode ser uma ótima solução para criar uma casa moderna. Sustentável e com economia a longo prazo, um sistema fotovoltaico valoriza o imóvel e tem alta durabilidade. Usando-o com o modelo certo de ar-condicionado, é possível alcançar a economia desejada. A A.Dias ajuda você nisso. Com inúmeras opções de ar-condicionado e serviços de instalação e manutenção, basta você escolher o modelo ideal para sua casa ou projeto. 

Quer saber mais o que temos para oferecer? Entre em contato com a gente e conheça todas nossas soluções para deixar sua casa mais confortável! 

Você também pode gostar

8 thoughts on “Vale a pena usar energia solar para ar-condicionado em um projeto?

  1. Hello! This post couldn’t be written any better!
    Reading this post reminds me of my previous room mate!
    He always kept chatting about this. I will forward this article to him.

    Pretty sure he will have a good read. Thanks for sharing!

  2. I’m amazed, I must say. Rarely do I encounter a blog
    that’s both educative and interesting, and let me tell you, you have hit the nail on the head.
    The issue is something not enough people are speaking intelligently about.
    I’m very happy I found this during my search for something concerning this.

  3. Agradeço por fornecer um recurso tão valioso para quem precisa de informações sobre ar condicionado. Seu site é uma fonte incrível de conhecimento. Convido a todos os interessados a conferirem o que meu site tem a oferecer.

  4. Greetings I am so glad I found your blog, I really found you by
    error, while I was searching on Bing for something else, Regardless I am here now and would just like to say thanks a lot for a incredible post and a all round enjoyable blog (I also love the theme/design), I
    don’t have time to go through it all at the moment but I have book-marked it and also included your RSS feeds, so when I have time I will be back to read a lot more, Please do keep up
    the great work.

Average
5 Based On 8

Deixe um comentário