Em quais casos é importante desligar o ar-condicionado?
Há algum tempo atrás o ar-condicionado era visto como artigo de luxo, principalmente pelo alto consumo de energia do aparelho. Atualmente já entendemos o seu papel em trazer conforto para o ambiente, aumentando a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. Porém, você sabia que esse consumo elevado muitas vezes reflete um uso ou instalação inadequado? Entre esses fatores podemos citar ligar e desligar o ar-condicionado muito frequentemente. Acompanhe esse artigo que escrevemos para você e entenda os motivos.
O que influencia o consumo de energia do ar-condicionado?
Vários fatores podem influenciar nesse consumo elevado, como instalação malfeita, uso inadequado, entre outros. Antes de detalhar esses fatores, é importante falar sobre a peça comumente responsável pelo gasto energético exagerado: o compressor.
É ele quem comprime o gás ou fluido que a condensadora utiliza para climatizar o ambiente. Ele também é responsável por puxar o ar quente para o ambiente externo, ajudando a diminuir a temperatura através da circulação de ar.
A seguir apresentamos alguns dos principais fatores que influenciam no consumo energético de um aparelho de ar condicionado.
Instalação
A instalação quase sempre é subestimada, mas tem um papel importantíssimo na durabilidade e vida útil do aparelho.
A caixa condensadora que fica no ambiente externo deve ser alocada em ambiente ventilado, protegido do sol, evitando assim aquecimento excessivo do sistema e consequente a sobrecarga.
Ligar e desligar o ar-condicionado de forma frequente
Quando o ar-condicionado é ligado, o compressor trabalha para sair da temperatura ambiente e alcançar a temperatura desejada. Esse pico de energia se reduz assim que atinge a temperatura, uma vez que o trabalho para mantê-la é menor.
Então, cada vez que o ar-condicionado é ligado, há um gasto energético enorme do compressor para conseguir atingir a temperatura mais baixa.
Isso não quer dizer que o aparelho tenha que ficar ligado sempre, pois, dessa forma também há um consumo energético elevado, o que afeta também a vida útil do aparelho.
Ambiente
Se o ambiente é um loca naturalmente mais quente ou recebe a luz do sol diretamente, vai requerer mais energia do compressor para chegar em uma temperatura agradável.
Potência do aparelho
A potência pode influenciar no gasto de energia, principalmente se não estiver alinhada com tamanho do local e/ou fluxo de pessoas. Caso a potência do ar-condicionado não consiga suprir o ambiente, há naturalmente um consumo maior para tentar manter o local refrigerado.
Quando devo desligar o ar-condicionado?
Uma das melhores formas de decidir quando desligar seu aparelho é saber quantas horas passará ausente do ambiente versus o gasto de energia necessário para atingir a temperatura mais baixa dele.
Normalmente em caso de saídas rápidas, com duração menor que duas horas, não há necessidade de desligar o ar-condicionado. Se o tempo for longo, mais de 2 horas, a energia gasta após ligar novamente compensa, em comparação a deixar o ar-condicionado ligado por todo o período fora.
Evite ligar e desligar o ar-condicionado para controlar de alguma forma a temperatura do ambiente. Para isso é importante evitar os extremos de temperatura. Recomenda-se manter por volta dos 23º C, para prevenir alterações excessivas na temperatura.
Saber quando é hora de desligar o ar-condicionado é fundamental para controlar o consumo exacerbado de energia. No geral, deve-se evitar desligar se o tempo de ausência no local for curto, menor que duas horas, além de evitar ligar e desligar para controlar a temperatura.
Já sabia disso? Comente aqui sua experiência!