5 formas de economizar energia sem precisar desligar o ar-condicionado – A.Dias

jan 30

5 formas de economizar energia sem precisar desligar o ar-condicionado

Economizar energia: Se você já possui um ar-condicionado, confira agora 5 formas de economizar na conta de luz sem precisar desligar seu equipamento!

Não dá mais para se deixar levar por frases como “ar-condicionado é luxo”, ou “ar-condicionado faz aumentar muito a conta mensal”. A tecnologia tem feito grandes avanços, e hoje já é possível economizar energia sem sofrer com as altas temperaturas.

Quer dormir com o aparelho ligado e com a consciência tranquila? O primeiro passo é fazer uma boa escolha na hora de adquirir o seu equipamento. Se você já possui o seu ou pretende adquirir um, confira 5 formas de você economizar na conta de luz sem precisar desligar seu ar-condicionado!

 

1. Mantenha o ar-condicionado na temperatura adequada

A combinação calor insuportável e ar-condicionado na temperatura mínima não é nada benéfica para a sua saúde — muito menos para a do seu bolso.

Como ficamos em um local fechado com o ar-condicionado ligado, as bactérias, os ácaros e os fungos presentes no ambiente e nos ductos do aparelho se espalham com maior facilidade, aumentando a probabilidade de doenças, que podem se agravar com as baixas temperaturas.

Por isso, a temperatura ideal para deixar o seu aparelho ligado é 23ºC. Pode parecer que não será suficiente para refrigerar o ambiente, mas essa é a melhor temperatura indicada pelos especialistas. Além do mais, você economiza até 50% de energia na conta mensal se manter o aparelho nessa temperatura.

2. Aproveite a luz natural

Como as lâmpadas convencionais emitem calor, esse fator eleva a temperatura da casa, fazendo com que você diminua a temperatura do ar-condicionado e gere mais gastos.

Então, nada melhor do que você desligar as luzes quando estiver com o aparelho ligado, aproveitando a luz natural. Caso não seja possível, substitua as lâmpadas da sua casa pelas de LED, que praticamente não emitem calor, economizam muito mais energia e duram muito mais que as fluorescentes.

 

3. Saiba a hora de desligar ou manter o ar-condicionado ligado

Com portas e janelas fechadas, impedindo a entrada de ar e de luz, você liga o ar-condicionado. Assim que ele começa a refrescar o ambiente, você precisa dar uma rápida saída para pegar uma água ou ir ao banheiro.

Em uma situação com essa, não desligue-o. Caso contrário, ele gastará muito mais energia para resfriar novamente o cômodo.

Caso a saída do cômodo seja por um período maior, aí sim é aconselhado desligá-lo. É importante que você passe essa informação aos demais usuários do aparelho ‒ assim como todas as demais dicas.

 

4. Programe a função sleep para economizar energia

Em vez de utilizar a função de timer (que é muito útil para programar o desligamento automático em algumas situações), na hora de dormir, o ideal é programar a função sleep do ar-condicionado.

Nessa função, a temperatura aumenta em 1ºC na primeira hora e em mais 1ºC na segunda hora. Isso diminui o consumo de energia porque a temperatura é modificada de modo a exigir um menor esforço ao resfriar o ambiente.

Se você acordasse no meio da noite com calor ou frio (sem essa função ativada), provavelmente aumentaria, diminuiria ou até desligaria o aparelho ‒ e instantes depois, precisaria regular novamente a temperatura ou religá-lo.

 

5. Faça a correta manutenção do seu ar-condicionado

O seu ar-condicionado terá um bom custo-benefício se você fizer a manutenção adequada, garantindo maior durabilidade e eficiência do aparelho.

Sempre siga o manual do equipamento, faça a limpeza do filtro e realize as demais manutenções periódicas. Fique atento a isso.

 

Ao colocar em prática essas 5 dicas, você economizará energia e, ao mesmo tempo, deixará o seu ar-condicionado trabalhando sem sentir culpa!

Então, gostou do nosso conteúdo? Siga-nos no Facebook, YouTube, Twitter e Instagram agora mesmo!

Posts Relacionados

10 comentários

Pular para o formulário de comentário

    • DR. RENATO on 13 de agosto de 2018 at 11:59
    • Responder

    GOSTEI DAS IDEIAS.

    1. Obrigado!

    • Simone Quaresma on 21 de dezembro de 2018 at 01:21
    • Responder

    Era isso que eu tava precisando 🙂 #BoasDicas
    #EconomizarEnergia

    1. Nós agradecemos pela sua leitura de nossos conteúdos.

    • LEONORA MARIA ERREIRA VIANA on 12 de janeiro de 2019 at 01:21
    • Responder

    Obrigado pela dica

    1. Obrigado por acompanhar nossos conteúdos Leonora! 🙂

    • Rafael on 21 de janeiro de 2019 at 12:59
    • Responder

    Olá, parabéns pelas dicas.! Tenho uma duvida, sobre economia, se eu manter meu ar a 28º estarei economizando mais do que os 22/23º ?

    1. Rafael, o que ocorre neste caso é que deixando o ar-condicionado ligado em 28 graus, por exemplo, será mais fácil de atingir a temperatura local, e o compressor irá se desligar, economizando, assim, mais energia. Outra alternativa é a opção pelos equipamentos inverter onde a economia pode atingir os 70% dependendo do modelo.

    • Paulo Celso on 29 de março de 2019 at 16:29
    • Responder

    BOA TARDE, GOSTARIA DE SABER SE EXISTE ALGUM SISTEMA QUE FAZ COM QUE A TEMPERATURA DO AR SPLIT SEJA TRAVADA, SEM A INTERFERÊNCIA DO CONTROLE REMOTO, POR EXEMPLO, DESEJO QUE ELA PERMANEÇA CONSTANTE A 22 GRAUS, E MESMO QUE ALTERE NO CONTROLE REMOTO, ELA NÃO ALTERA NO EQUIPAMENTO.

    OBRIGADO

    1. Olá Paulo, todo o comando do equipamento é feito via controle Remoto; apenas para sistemas centrais que dispensamos a utilização deste recurso.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.