Descubra por que não vale a pena comprar um ar-condicionado usado – A.Dias

mar 22

Descubra por que não vale a pena comprar um ar-condicionado usado

Sabemos que para garantir a independência financeira, devemos buscar todos os meios para economizar o nosso suado e honesto dinheiro. No entanto, se está construindo, reformando ou decorando sua casa, adquirir um ar-condicionado usado não é a melhor maneira de poupar, pois, esse equipamento pode lhe trazer um pacote de prejuízos.

Pensando nisso, criamos este artigo listando as vantagens, desvantagens e riscos que você poderá ter ao comprar um ar-condicionado de segunda mão. Acompanhe.

Qual a importância da procedência do ar-condicionado?

O mesmo cuidado que temos ao adquirir um veículo, precisamos ter com os ares-condicionados. A procedência é a garantia que você está comprando um equipamento de acordo com as normas dos fabricantes. Em caso de defeitos é a partir dela que terá onde recorrer e exigir os seus direitos de consumidor.

Quais as desvantagens do ar-condicionado usado?

Você, certamente já deve ter lido ou ouvido a frase: “o barato que sai caro”, mas isso é verdade. A maneira que os fornecedores de aparelhos de ar condicionado usado utilizam para realizar as suas vendas é, abaixar os seus preços. No entanto, existem riscos e desvantagens para o cliente que compra esses equipamentos.

Falta de procedência

Nem todos os revendedores de ar-condicionado usado solicitam a nota fiscal do vendedor. Isso pode lhe trazer uma série de problemas, por exemplo, caso seja roubado, você poderá ser conduzido para uma delegacia para provar que não foi o responsável pelo roubo, imagine o transtorno!

Alto custo de manutenção

Ao comprar um ar-condicionado usado você raramente saberá quanto tempo esse equipamento funcionou e muito menos se foram executadas as manutenções recomendadas pelos fabricantes. Com isso, pode acontecer das peças começarem a apresentar defeitos justamente com você, e isso, poderá sair caro.

Reposição de peças

Reposição de peças, provavelmente, você não terá, dependendo da idade do equipamento que estiver adquirindo. A partir disso, depois de muito andar, serão oferecidas as famosas gambiarras para adaptação, ou em último caso, a pior notícia, a impossibilidade do reparo.

Incompatibilidade de potência e rede elétrica

Pode acontecer que a potência em BTUs (British Termic Units), não atenda o local que você pretende instalar o ar-condicionado. Essa unidade determina a capacidade de refrigerar ou de aquecer um ambiente. Isso acontece porque os revendedores de equipamentos usados não têm todos os principais modelos e marcas disponíveis no mercado e tentam oferecer o que está na loja.

Outro problema que é comum de acontecer é a tensão elétrica errada. Normalmente, os ares-condicionados são fabricados em 220 V. Caso sua casa não tenha esse tipo de alimentação, o ideal é que solicite para a concessionária alteração da rede, antes da instalação, para evitar o uso de transformadores.

Quais os benefícios do ar-condicionado novo?

Um aparelho de ar condicionado novo traz uma série de benefícios, não abra mão dessas vantagens. Conheça algumas delas:

  • procedência;
  • garantia;
  • peças de reposição;
  • variedade de potência em BTUs;
  • baixo custo de manutenção, quando houver necessidade ou recomendação da fábrica.

Portanto, não entre para o time dos consumidores insatisfeitos por ter adquirido um equipamento de ar-condicionado usado. Lembre-se das nossas listas de vantagens e desvantagens e, só deixe entrar em sua casa, equipamentos novos adquiridos por meio de empresas especializadas. Está é a maneira correta de garantir conforto e bem-estar para você e seus familiares.

Agora que já sabe um pouco mais sobre ar-condicionado, sempre que precisar de informações para compra, instalação ou manutenção faça contato com a nossa empresa. Teremos o prazer em ajudá-lo.

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.