Descubra como dormir melhor e ter uma boa noite de sono – A.Dias

set 14

Descubra como dormir melhor e ter uma boa noite de sono

Essencial para a saúde e para o bom humor, o sono é uma de nossas necessidades vitais. Não por acaso, uma noite bem-dormida faz toda a diferença ao longo do dia. No entanto, muitas pessoas têm dificuldade e vivem um verdadeiro pesadelo quando se deitam. Afinal, como dormir melhor?

Pensando nessa questão, elaboramos este texto. Durante a leitura, você encontrará dicas práticas para conseguir relaxar e descansar bem. As recomendações vão da escolha do ar-condicionado à alimentação. Vamos lá?

Por que é importante para a saúde ter uma boa noite de sono?

O sono é uma das necessidades fundamentais do corpo humano. Dormir mal, por consequência, implica no funcionamento indevido de nossas capacidades cognitivas. Isso pode gerar desempenho insatisfatório no trabalho, estresse, oscilações emocionais e prejuízos para o metabolismo em geral.

Em entrevista ao portal Minha Vida, a psicóloga Catia Alves de Oliveira ajuda a entender um pouco melhor essa porção de efeitos negativos. Segundo ela, as piores consequências são o cansaço, a irritação e a ansiedade. Lentidão no raciocínio e falhas de memória também podem acontecer.

Sendo assim, é imprescindível cuidar dessas preciosas horas de repouso. Caso contrário, existe a possibilidade de colocar a saúde — não só a física, mas também a mental — em risco.

Como dormir melhor?

Agora que você já sabe da importância das horas de sono para o seu corpo, que tal conhecer algumas dicas simples para colocar em prática o quanto antes? Veja!

Esfrie o local

O Brasil é um país tropical, certo? Apesar de ter uma vasta extensão territorial, pode-se dizer que a maioria dos estados, durante grande parte do ano, sofre bastante com o calor. Na prática, é como se fosse verão todos os meses.

Saiba que a temperatura é um dos fatores mais relevantes para determinar a qualidade de seu descanso. Então, esfrie o ambiente no qual você dorme para se sentir mais confortável e dormir melhor.

Escute músicas relaxantes

Pode parecer bobagem, mas experimente ouvir músicas relaxantes em seu quarto ao se deitar. Prefira, se possível, fazê-lo sem utilizar fones de ouvido.

Na internet, você pode encontrar várias opções ideias para essa finalidade, como barulhos de chuva e sons da natureza. Respire devagar e mantenha a concentração no que está escutando.

Reduza o barulho do quarto

Diferentemente daquele que indicamos no tópico anterior, alguns ruídos podem ser bastante incômodos para quem está tentando dormir. Nada pior do que precisar lidar com barulhos da rua ou feitos pelos vizinhos, não é mesmo?

Dessa forma, tente garantir que o cômodo onde você dorme é um dos mais silenciosos de toda a casa. Caso more em apartamento, informe-se a respeito do regulamento do prédio e denuncie os condôminos barulhentos ao síndico ou responsável. Se necessário, recorra a um bom protetor auricular.

Deixe o ambiente escuro

A luz direta em nossos olhos é um recado que o corpo entende naturalmente como um sinal para acordar. Por isso, aposte em cortinas blackout ou janelas que deixem o ambiente totalmente escuro.

Vale lembrar que as luzinhas de aparelhos eletrônicos, como televisões e computadores, também são prejudiciais. Para evitá-las, basta tirar esses itens do quarto ou colocar algum tecido escuro sobre a luz.

Respeite os horários

Nada melhor do que poder ficar até tarde na cama durante o final de semana, concorda? Embora seja muito prazeroso, fazer isso pode prejudicar o seu relógio biológico.

Para dormir melhor, é fundamental tentar se deitar e acordar sempre nos mesmos horários. Essa é uma forma de acostumar seu corpo a sentir sono e disposição de maneira regrada e constante.

Evite a cafeína

Por mais desgastada que essa dica possa parecer, muitas pessoas simplesmente ignoram que a cafeína é um estimulante e, por isso, deve ser evitada antes de dormir. O especialista Flávio Aloé, em um bate-papo com o renomado médico Drauzio Varella, explica como isso impacta o nosso sono.

De acordo com Flávio, a cafeína ativa um sistema de alerta em nosso corpo. Por isso, quando tomamos café, Coca-Cola ou energéticos depois das 21 horas, a dificuldade para dormir pode surgir. Mesmo quem está acostumado ou já tem tolerância à cafeína terá a qualidade de seu sono prejudicada.

Também é fundamental ter atenção ao que comemos antes de dormir. Não consuma comidas muito gordurosas ou guloseimas repletas de açúcar. Assim como o café, elas podem fazer com que seu organismo “acorde” e você, consequentemente, tenha dificuldades para cair no sono. Portanto, na última refeição do dia, prefira consumir carboidratos leves e um copo de leite morno.

Não utilize aparelhos eletrônicos

Tablets, computadores e smartphones são verdadeiros inimigos do sono. Isso porque a luz que há na tela deles exerce um estímulo sobre nossos olhos. É como se fosse uma forma de dizer ao cérebro para que ele se mantenha acordado.

Esse efeito, é claro, tende a ser bastante prejudicial para conseguir dormir com tranquilidade. Portanto, embora esse seja um costume de muitas pessoas, evite levar esses aparelhos para a cama. Antes de se deitar, prefira fazer atividades mais relaxantes, como ler um livro ou se alongar.

Quais são os benefícios do ar-condicionado para dormir bem?

Como dissemos no início do texto, o ar-condicionado pode ser um grande aliado para quem quer melhorar a qualidade do sono. Ele não só é muito eficiente para combater as altas temperaturas do verão brasileiro, mas também pode ser útil em outras situações.

No frio, por exemplo, ele pode ajudar a manter a temperatura do quarto para deixá-lo ainda mais aconchegante. Além disso, a função timer faz com que ele desligue automaticamente após um período previamente determinado por você. É uma excelente forma de aliar economia às noites bem dormidas, percebe?

Enfim, dormir bem deve ser uma de nossas prioridades. Se preciso, mude seus hábitos e tente recondicionar seu corpo conforme as suas necessidades cotidianas, ok?

Apesar de serem aparentemente simples, nossas dicas podem ajudar você a descansar com mais qualidade. Agora que você já sabe como dormir melhor, coloque nossas recomendações em prática, tome um banho quente e bons sonhos!

E aí, gostou do post? Não deixe de saber o que fazer para dormir com o ar-condicionado ligado!

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