4 dicas essenciais de decoração minimalista

3 minutos para ler

Para quem prefere a simplicidade, espaços livres e pouca informação visual, a decoração minimalista é perfeita. É um estilo que, embora simples, é bem sofisticado e tem como prioridade a funcionalidade do mobiliário e objetos decorativos.

Para isso, torna-se fundamental priorizar escolhas inteligentes e manter a ordem. Excluir excessos é a base desse estilo, que deixa os cômodos confortáveis e elegantes. Se você quer entender mais sobre decoração minimalista, continue lendo este artigo e aprenda com 4 dicas que separamos. Confira!

1. Móveis funcionais

Na decoração minimalista os móveis têm que ser escolhidos com muito critério. Isso porque eles exercem mais do que a função de decorar e não podem obstruir espaços. As peças devem ser inteligentes, tendo como objetivo menos mobiliário.

Cada espaço vai ter apenas o necessário, por isso precisa ter planejamento e organização. Os móveis devem possuir design reto e linear, sem muitos detalhes e acabamento simples. Os materiais mais utilizados são laca, vidro e metal.

2. Iluminação natural

Um ambiente minimalista valoriza a luz natural. O ideal são janelas grandes, com vidro liso para que a iluminação do dia possa entrar pelos espaços. As cortinas devem ser de tecidos leves e finos que garantem a leveza dos espaços.

Para a iluminação noturna, opte sempre por lustres e pendentes simples. Eles não devem chamar muita atenção, acompanhando o restante do espaço. Por isso, são de cores neutras e feitos em materiais como alumínio.

3. Cores neutras

A simplicidade do estilo minimalista deve estar em todos os espaços, por isso a cor base é a branca. As paredes devem ser claras, pois ajudam a iluminar o ambiente e não causam poluição visual. Preto e cinza são muito bem-vindos, mas no mobiliário e detalhes.

Cores mais vibrantes não são proibidas, mas entram de maneira muito peculiar em objetos que serão destacados no cômodo. Pode ser um pôster, vaso, quadro ou algo que chame a atenção. Isso deixa o ambiente sofisticado e muito elegante, pois dá ainda mais enfoque às cores neutras.

4. Somente o essencial

A regra “menos é mais” deve ser levada a sério neste estilo de decoração. Tudo o que não tiver utilidade deve ser desapegado. O minimalismo não combina com acumulação e, muito menos, com bagunça. Por isso, os espaços são bem estruturados e cada coisa tem seu lugar.

Para criar uma decoração minimalista é necessário eliminar a desordem, pensar em combinações clássicas de cores para ter um espaço clean e funcional. É ideal para apartamentos pequenos, pois otimiza o uso dos cômodos.

Por isso, toda vez que quiser pensar em compor um estilo minimalista, a ideia é ter certeza de que aquilo que vai ser colocado ali de fato é necessário. O valor estético se dá pelo bom gosto com que a mobília e os poucos adornos são inseridos.

É preciso ter disciplina e ser uma pessoa organizada para se adaptar a esses espaços. Para quem consegue, a decoração minimalista tem como grande vantagem a facilidade para que tudo seja limpo.

Você gosta de decoração minimalista? Conte aqui nos comentários se é adepto desse estilo.

ar condicionado lgPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

2 thoughts on “4 dicas essenciais de decoração minimalista

Deixe um comentário