Cores no Feng Shui: o que elas significam e como escolher – A.Dias

jul 13

Cores no Feng Shui: o que elas significam e como escolher

Ao fazer a reforma da sua casa, um detalhe muito importante pode gerar confusão. Qual a cor ideal a ser utilizada? As cores no Feng Shui possuem o seu significado e sua carga energética, elas são ligadas aos elementos da natureza como: metal, madeira, fogo, terra e água.

Ao trabalhar na escolha das cores, é recomendado que escolha com calma, focando nas sensações que as cores estão trazendo a você e aos moradores da casa. Provavelmente, elas estarão presentes por um tempo considerável. Então, nada melhor que pintar os cômodos com cores que tragam bons sentimentos e que influenciam de forma positiva o fluxo energético em sua casa.

Para ajudar, vamos listar algumas das cores mais utilizadas na técnica do Feng Shui e indicar como elas podem ajudar a balancear o fluxo energético em sua casa.

Amarelo

O amarelo é uma das cores que representa o elemento da terra. É uma cor estimulante, sendo ideal para um escritório ou uma sala de estudos, porém, deve-se ter cuidado. Em excesso, pode provocar conversas excessivas e confusão dos pensamentos.

É uma cor que representa riqueza, pois remete ao ouro e também à sabedoria. É uma boa cor para transmitir sensação de vida e espontaneidade.

Azul

É uma cor do elemento água que traz calma, harmonia e tranquilidade. Também trazendo serenidade, é ideal para quartos, bibliotecas ou ambientes propícios ao relaxamento. Em excesso, traz bastante sono, porém, é ideal para quem é mais agitado.

Em tons mais esverdeados, representa a madeira e é um tom de cor que traz positividade e sensação de juventude. Em tons mais escuros, a cor remete à sabedoria e ao poder do inconsciente.

Vermelho

O vermelho, mesmo utilizado em outros tons, é uma cor muito forte. Ligada ao elemento fogo, a cor agitada traz vitalidade, aumentando a autoestima e, também, podendo ajudar em áreas afetivas.

É indicado que utilize a cor com sabedoria na decoração de sua casa. Sua força pode sobrecarregar os ambientes se utilizada em paredes. Cores neutras junto ao vermelho ajudam a balancear o fluxo de energia do ambiente.

Verde

Uma cor calma que representa o elemento madeira, o verde é ideal para qualquer ambiente da casa, principalmente para os quartos. A cor significa esperança e segurança e ajuda a trazer a sensação de calma.

Em banheiros, a cor pode auxiliar elevando as energias, ainda mais se junto a outros objetos que remetam à natureza.

Cinza

Composta por duas cores que se opõem, o cinza é uma cor que traz equilíbrio. Harmoniosa em todos os seus tons, é uma cor que está ligada ao elemento terra.

No Feng Shui, o cinza é visto como uma cor que ajuda nos vínculos pessoais e também influencia na estabilidade do dia a dia. Fica ideal em paredes, mesclando cores fortes e vibrantes na decoração.

Roxo

O roxo é uma cor que ajuda a estimular a meditação e a espiritualidade. Ideal para uma parede, ou um artigo de decoração grandioso, ela também traz autoridade e respeito.

A mistura de vermelho e azul ajuda a dar sensação de calma e purificação, porém, se utilizada com excessos, pode ser prejudicial, trazendo sensação de ansiedade e depressão.

Preto

O preto é uma cor ligada ao elemento água e representa sabedoria e profundidade intelectual. Ideal para escritórios ou salas de estudo, a cor é ligada a sofisticação e elegância.

Ao utilizar o preto, é ideal ter moderação. O preto em excesso pode causar pessimismo, o que acaba pesando o ambiente. É ideal para ser utilizado nas decorações ou junto a cores neutras.

Dentre as variadas cores e seus diferentes tons, você deve escolher as cores que tragam calma e sensação de tranquilidade e que estejam alinhadas a seus objetivos.

Cores muito fortes devem ser utilizadas junto a cores mais neutras e tranquilas, muitas vezes, como uma decoração ou apenas em uma parede do cômodo, para que o ambiente não fique sobrecarregado. O equilíbrio das cores no Feng Shui é uma peça essencial para garantir o bom fluxo energético em sua casa.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como utilizar as cores alinhadas ao Feng Shui, que tal conferir outras dicas de Feng Shui para sua casa?

Então, gostou do nosso conteúdo?  Siga-nos no FacebookYouTubeTwitter e Instagram agora mesmo!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.