Entenda quais são as siglas do controle do ar-condicionado

Mão de pessoa branca segurando um controle do ar condicionado e apontando para o ar condicionado que está em uma parede à sua frente.
4 minutos para ler

Você já olhou para o controle do ar-condicionado e sentiu a mente dar um nó com tantas funções, muitas em inglês? Imagine ainda no meio da noite, querendo mudar alguma configuração, sem saber onde clicar. Caso tenha se identificado com essas situações, chegou o momento de conhecer o significado das siglas que costumam vir no aparelho.

Muitas pessoas acham o controle complexo, com termos estranhos como Swing, HEAT, Fan e Dry. Os desenhos e o visor podem até ajudar, mas o aparelho costuma mesmo gerar uma confusão na hora de ativar ou desligar alguma função, ainda mais quando ele é novo.

Mas pode relaxar que vamos ensinar o que significa cada botão desse item que existe para facilitar nossa vida, não para complicar, concorda?

Quais são e o que significam as siglas do controle do ar-condicionado?

Seja qual for o modelo, o controle do ar-condicionado vem com inúmeras funções para trazer conforto ao usuário. Algumas delas são essenciais, ou seja, estão em todos os aparelhos.

Deixando de lado os mais básicos, como o de ligar/desligar, as setas para aumentar ou diminuir a temperatura e a intensidade, vamos listar outros botões para você aprender como esse acessório funciona!

Modo AUTO

Essa função é para deixar o local com uma temperatura ambiente, ajustando de maneira automática a velocidade e o grau. Se ativar a opção, o aparelho se ajustará à temperatura registrada no cômodo, até em torno dos 24 °C. Alguns modelos split têm o motor inverter, que ajuda nessa missão.

Modo COOL

O botão, que significa frio em inglês e geralmente é representado por um floco de neve, serve para deixar o ambiente gelado. Portanto, se não estiver ativado, o cômodo não esfriará, mesmo que você diminua a temperatura do aparelho. Verifique se ele está acionado no painel do controle do ar-condicionado.

Modo FAN

Quando essa função está ativada, o ar-condicionado funciona como um ventilador, gerando vento, mas sem esfriar o ambiente. Ela é usada em dias não muito quentes, nos quais o usuário quer renovar o ar do cômodo. É possível alterar a intensidade do ventilador e a direção do vento.

Swing

Falando em direção, essa função é a responsável por fazer isso de maneira automática. Ela movimenta as palhetas, direcionando o vento para cima/baixo e para os lados. Isso melhora a circulação do ar e distribui a temperatura de forma equilibrada por todo o espaço.

Modo HEAT

A palavra em inglês significa aquecer. Portanto, quando ativada, faz o ar-condicionado trabalhar como um aquecedor. Nem todo aparelho conta com essa função, já que ele precisa ter a opção quente/frio. Por isso, preste atenção na hora de comprar caso queira aquecer o cômodo.

Modo DRY

O símbolo dessa função é uma gota. Quando ativada, o aparelho trabalha como um desumidificador. Ou seja, ele retira as partículas de água do ambiente, ideal para pessoas que moram em locais úmidos e quentes.

Agora, pior do que não saber interpretar os botões é perder ou quebrar o controle do ar-condicionado e não poder mais mexer nas funções do próprio aparelho. Portanto, vale a pena ter um controle universal compatível com o modelo que você tem. Ele conta com praticamente as mesmas características do que vem de fábrica, mudando apenas a estética.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Ficou faltando alguma função que você gostaria de entender? Deixe aqui nos comentários que vamos esclarecer tudo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário