Conheça os 5 cuidados mais comuns em ar-condicionado – A.Dias

dez 26

Conheça os 5 cuidados mais comuns em ar-condicionado

Ao longo dos últimos anos, a tecnologia evoluiu muito, não é mesmo? Ainda assim, os aparelhos de casa ainda podem sofrer com certas complicações e exigem alguns cuidados específicos. Nesse contexto, os problemas do ar-condicionado também demandam atenção.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo. Durante a leitura, você entenderá quais são os mais comuns e o que deve ser feito tanto para resolvê-los quanto para evitá-los. Aproveite o conteúdo!

1. Filtro sujo

Deixar o filtro do ar-condicionado sujo ou entupido restringe o fluxo do ar. Aos poucos, isso faz com que o aparelho perca eficiência e a capacidade de alterar a temperatura ambiente. A longo prazo, isso também pode aumentar o gasto de energia.

Se você não limpa esse componente há muito tempo, faça isso assim que possível. Os filtros de ar devem ser limpos uma vez por mês, pelo menos. Caso o seu aparelho fique constantemente ligado, as limpezas devem ser ainda mais frequentes — o que também se aplica a quem tem bichinhos de estimação em casa.

2. Vazamento de ar quente

De tempos em tempos, verifique as vedações em volta do seu ar-condicionado para saber se o ar quente está entrando ou se o ar frio não está saindo. Se notar algo de anormal nesse sentido, entre em contato com uma assistência técnica especializada para refazer as partes que deveriam ser vedadas. Evite improvisos ou soluções mágicas a fim de não comprometer o seu aparelho!

3. Configuração errada do termostato

Muitas pessoas acham que a temperatura não está sendo suficiente para esfriar uma casa quente. Porém, muitas vezes, esse “problema” tem a ver com alguma configuração errada no termostato.

Tenha em mente que os aparelhos split ou multi split são muito mais eficazes para controlar o clima de maneira precisa em espaços maiores. Se você tem um termostato programável, certifique-se de programá-lo de acordo com as suas necessidades.

4. Não realizar a manutenção anual

A manutenção anual é indispensável para garantir que o seu ar-condicionado funcione bem. Além disso, ela também serve como um jeito de se prevenir em relação a vários problemas e ajuda a economizar energia. O ideal é contatar um suporte profissional, mas há uma série de coisas que você pode fazer, como:

  • analisar as conexões;
  • higienizar periodicamente as serpentinas;
  • realizar a limpeza preventiva;
  • verificar se o aparelho está ligado corretamente.

5. Lâmpadas ou TV muito próximos

Não coloque lâmpadas, televisão e outros objetos que esquentam muito perto da evaporadora, que é a parte interna do aparelho. O termostato detecta esse calor a mais e isso pode fazer com que o ar-condicionado trabalhe mais do que o necessário.

Lembre-se de que, se a condensadora (parte externa) estiver instalada em uma parede na qual bate muito sol, o trabalho será dobrado para esfriar o espaço climatizado. Por conta desse motivo, sol também não deve incidir sobre a evaporadora.

Enfim, esses são apenas alguns dos problemas do ar-condicionado. Felizmente, muitos deles podem ser evitados com atitudes preventivas e solucionados com a ajuda de quem entende do assunto.

Agora que você já os conhece, baixe gratuitamente nosso e-book com dicas para limpar o seu ar-condicionado!

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.