Como preparar minha casa para o horário de verão? – A.Dias

out 24

Como preparar minha casa para o horário de verão?

como-preparar-minha-casa-para-o-horario-de-verao.jpeg

As temperaturas cada vez mais altas indicam a chegada da estação mais quente do ano e, com ela, o horário de verão. Aproveitar esse momento para renovar a casa e deixá-la mais confortável é o ideal para quem deseja fugir do calor excessivo.

Isso não significa que seja necessário fazer grandes reformas ou investimentos, mas seguindo algumas medidas práticas é possível deixar sua casa mais fresca e desfrutar de uma melhor qualidade de vida com sua família.

Se você quer saber o que pode ser feito neste momento, não deixe de conferir as dicas a seguir para começar a colocá-las em prática o quanto antes!

Ajuste a temperatura do chuveiro

No inverno não há nada melhor do que tomar um banho quente e aconchegante, não é mesmo? Por isso deixamos a temperatura da água um pouco mais alta para garantir esse conforto.

Contudo, no verão não há essa necessidade, já que o que queremos é tomar um banho refrescante. Logo, ajuste o seu chuveiro para deixá-lo mais frio e aproveite para economizar energia.

Aposte em cores claras

Talvez você ainda não tenha tido essa sensação, mas experimente chegar em casa em um dia bem quente com as janelas e cortinas todas fechadas. Pior ainda se as paredes e os objetos forem predominantemente escuros!

Tudo isso ajuda a reter calor no ambiente, podendo causar uma grande sensação de desconforto. Portanto, se você quiser favorecer a luminosidade e a troca de calor, procure abrir as janelas diariamente e aposte nas cores claras, tanto na decoração quanto nas paredes.

Outras dicas práticas nesse sentido são:

  • evite o excesso de objetos, principalmente de mantas e afins, que esquentam ainda mais o ambiente;
  • considere incluir um pouco de vegetação nos ambientes para ajudar a refrescar;
  • lembre-se que estampas pesadas e escuras também abafam os locais.

Troque as lâmpadas

Você sabia que as lâmpadas de LED, além de mais econômicas, não aquecem tanto os ambientes? Ou seja, você consegue economizar na conta de energia e ainda deixar sua casa mais fresca!

Como as lâmpadas incandescentes já não são mais comercializadas, a ideia é substituir todas elas por opções como as fluorescentes ou de LED. Nesse caso, há vários estudos que apontam que o LED consegue ser ainda mais econômico, além de possuir uma vida útil maior.

Invista em um ar-condicionado

Em um país tropical como nosso, é certo que o verão será bem quente. Se você é uma pessoa que normalmente se incomoda com o calor, uma das melhores soluções é adquirir um ar-condicionado.

Os modelos modernos já são mais econômicos e fáceis de instalar, sem contar que também podem ser usados no inverno para ajudar a aquecer as noites mais frias — assim você pode ficar mais confortável em casa durante todo o ano!

Aproveite mais o dia

Por fim, aproveite que o horário de verão deixa os dias mais longos para fazer alguma atividade extra. Por exemplo: saia do trabalho com a luz do dia e vá fazer um exercício físico ao ar livre, como andar de bicicleta ou correr no parque.

Ficar mais ativo nessa época ajuda o corpo a se adaptar melhor às mudanças de horário e de temperatura. Além disso, não deixe de ter uma alimentação leve e de priorizar o seu horário de descanso — dormir bem também é essencial para o seu conforto e bem-estar.

Tal atitude oferece benefícios como ajudar na manutenção da sua saúde e ainda fazer com que a sua conta de energia não fique tão alta — afinal de contas, você chegará em casa um pouco mais tarde.

Viu como dá para se preparar para o horário de verão de forma simples e prática? Se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, deixe o seu comentário!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.