Como personalizar o atendimento ao cliente na arquitetura? – A.Dias

jun 21

Como personalizar o atendimento ao cliente na arquitetura?

Engana-se quem pensa que um arquiteto de sucesso precisa desenvolver somente lindos projetos para se destacar da concorrência. Claro que isso é muito importante, no entanto, não basta. A qualidade no atendimento ao cliente é essencial para conhecer as particularidades de um projeto, trazendo inovações e detalhes personalizados.

Mas como entender o lado do cliente? Neste post, vamos mostrar que é possível melhorar esse relacionamento com alguns segredos para construir cada vez mais atendimentos personalizados. O lado positivo é que você não precisa ser especialista no assunto, basta seguir as nossas dicas.

E aí, vamos fazer a diferença? Boa leitura!

Entenda as preferências do seu cliente

bom arquiteto é aquele que conhece não só os comportamentos de compra e gostos pessoais do cliente, mas também o seu estilo de vida. Em uma simples conversa, ele sabe que pode surgir uma grande ideia.

Aqui vale uma dica: além de descobrir o que a pessoa deseja no projeto, pergunte sobre o tipo de comunicação que ela mais gosta de ter com os profissionais que contrata. Se prefere e-mail, por exemplo, não use o telefone. Essa pequena atitude evita desgastes desnecessários e promove uma comunicação mais clara.

Deixe de lado as promessas

No relacionamento com o cliente, um dos maiores erros é tentar agradá-lo com promessas que você não pode cumprir. Além de gerar uma experiência muito negativa, isso pode prejudicar a sua reputação com outros possíveis parceiros.

Para evitar esse tipo de problema, foque nas necessidades do cliente. Escute 80% e fale somente 20%. Assim, você compreende o pedido e consegue entregar o que ele precisa.

Personalize o atendimento ao cliente

Você deve ter percebido que os clientes estão mais exigentes. Eles não querem mais projetos de arquitetura e design que seguem o mesmo padrão, não é mesmo? A regra, a partir de agora, é sempre buscar inovação, afinal, os consumidores gostam de fazer suas próprias escolhas.

Nesse ponto, um ar-condicionado ou uma tecnologia ajudam bastante com seus projetos em 3D. Em uma única maquete, por exemplo, você pode mostrar diversas opções de cores e modelos de divisórias em um mesmo ambiente.

Surpreenda o cliente no fim do projeto

Foi-se o tempo em que a comunicação entre cliente e arquiteto terminava no fim do projeto. Pelo contrário: com o mercado cada vez mais competitivo, é fundamental criar relações que deixam marca na memória.

Em troca você pode ganhar novos projetos e até indicações. Existem várias formas de impressionar o seu cliente, por meio de recursos como:

  • fotografia profissional dos ambientes;
  • documentação do antes e depois do projeto;
  • kit com álbum de fotos;
  • peças para decoração da casa.

Saiba que não é necessário investir muito dinheiro para agradar o seu cliente. Em vez disso, use e abuse da sua imaginação para criar coisas incríveis.

O atendimento ao cliente não é tarefa fácil. Há várias técnicas e regrinhas que podem impactar positiva ou negativamente no momento da negociação. Para evitar gafes, o ideal é sempre estudar e colocar em prática aquilo que aprendeu. Não busque conhecer apenas teorias, mas o seu próprio cliente. Faça perguntas, muitas perguntas. Uma resposta trará várias ideias e benefícios.

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