Como os drones têm contribuído para a arquitetura e engenharia? – A.Dias

jun 03

Como os drones têm contribuído para a arquitetura e engenharia?

A evolução constante da tecnologia em nossa sociedade permite a otimização de alguns processos no dia a dia de trabalho em muitas profissões. Quer um exemplo? Uma das grandes inovações dos últimos anos vem se tornando extremamente útil: o drone na arquitetura e na engenharia.

Os veículos aéreos não tripulados e controlados remotamente são relacionados, geralmente, à diversão ou mesmo à gravação de imagens para filmes, documentários e outras aplicações audiovisuais. Agora, porém, os drones são cada vez mais utilizados para auxiliarem no trabalho de arquitetos e engenheiros.

Que tal, então, aprofundar-se no assunto e saber mais sobre essas aplicações práticas e os benefícios do drone na arquitetura e na engenharia? Então, é só continuar a leitura e tirar as suas dúvidas. Confira!

Quais os benefícios do uso do drone na arquitetura e na engenharia?

Até pouco tempo atrás, era preciso realizar um investimento alto para conseguir imagens aéreas de um terreno ou de uma construção, por exemplo. Era necessário alugar um avião ou helicóptero e pagar um fotógrafo para capturar as imagens. Hoje, porém, essa situação mudou com a chegada do drone na arquitetura e na engenharia.

Em um mercado com tanta concorrência, é preciso, além de enxugar custos, encontrar formas de apresentar novidades que otimizem os processos e façam com que o seu trabalho seja diferenciado. E é exatamente isso que os drones oferecem para quem busca soluções criativas e inovadoras.

Ajuda na captação de dados geográficos

Os dados geográficos são importantes no estudo e na análise para a construção civil, por exemplo. Com os drones, é possível calcular e tirar as medidas de áreas e distâncias com alta precisão por meio de mapeamentos tridimensionais.

Assim, criam um modelo digital detalhado e fornecem informações que vão do tamanho até a densidade, tornando mais fácil o trabalho de planejamento de um projeto.

Auxilia em estudos de planejamento urbano

O planejamento urbano é um conceito que vem ganhando muita força nos últimos anos visando à solução de malhas urbanas disfuncionais ou ao planejamento de municípios em expansão, por exemplo.

Com o drone, o arquiteto ou engenheiro têm uma visão mais ampla do cenário a ser estudado e, a partir de informações qualitativas e quantitativas, podem entender melhor os problemas e descobrir novas soluções e pontos de vista.

Facilita a análise nos padrões do sistema de trânsito

O trânsito é um problema cada vez maior nas grandes metrópoles brasileiras e, por isso, é fundamental buscar por inovações. A partir de uma análise e de um monitoramento dos padrões dos sistemas de trânsito das cidades, esse trabalho se torna mais fácil.

Afinal, apenas com uma análise profunda dos padrões e do comportamento desse sistema, é possível encontrar soluções que flexibilizem e melhorem a rotina de quem fica horas em engarrafamentos, por exemplo.

Permite a captação de fotos e vídeos em diferentes enquadramentos

A utilização do drone na arquitetura e na engenharia permite também uma nova visão para o estudo e a análise de terrenos e construções. Com novos e interessantes enquadramentos, os profissionais contam com recursos antes indisponíveis.

Hoje, é possível captar fotos e vídeos de ângulos que um fotógrafo não conseguiria alcançar por conta das limitações dos movimentos de um avião ou helicóptero. Tudo isso torna o processo mais otimizado, economizando tempo e também recursos.

Agora que você já sabe quais os benefícios da utilização do drone na arquitetura e na engenharia, que tal conferir o nosso site e encontrar as melhores soluções para o seu projeto? Não deixe de visitá-lo!

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.