6 dicas de como montar um home office

4 minutos para ler

Trabalhar em casa tem sido uma tendência, uma opção e uma necessidade para diferentes ramos de negócios, tanto para os profissionais autônomos quanto para os que têm vínculo empregatício ou para as microempresas. No entanto, improvisar o local de trabalho pode prejudicar a produtividade e qualidade dos serviços. Por isso, é importante saber como montar um home office.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com 6 dicas para ajudar você a superar o desafio de montar um home office. Acompanhe!

1. Adquira uma cadeira confortável

Quando trabalhamos em casa, é comum ficarmos tão concentrados em nossas tarefas a ponto de extrapolarmos os períodos de trabalho. Com isso, permanecemos várias horas sentados. Com o tempo essa situação pode gerar dores nas costas, além de cãibras e outros incômodos.

Para evitar prejuízos na coluna vertebral, nos ombros, braços e outros órgãos do nosso corpo, devemos adquirir cadeiras que, além de serem confortáveis, atendam às normas de ergonomia. Para isso, o Ministério do Trabalho estabeleceu a norma regulamentadora número 17 (NR-17).

2. Tenha uma mesa adequada

Da mesma maneira que você precisa adquirir uma boa cadeira, a mesa de trabalho também deve ser compatível com suas tarefas. Por exemplo, nem sempre a mesa da sala de jantar tem o espaço, a altura e o tamanho adequado para proporcionar a organização dos seus serviços e atender aos parâmetros das normas. 

3. Organize o ambiente

É essencial que o ambiente de trabalho seja organizado e previamente preparado para a realização de suas tarefas. A desorganização provoca estresse, ansiedade, cansaço e reduz sua produtividade. Providencie estantes, prateleiras, gavetas e pastas da mesma maneira que tem nos escritórios convencionais. 

4. Decore de forma criativa

O local escolhido para trabalhar deve ser decorado de maneira criativa. Isso quer dizer que ele precisa ser agradável, pois é nesse ambiente que você, certamente, passará a maior parte do seu dia, mas lembre-se que deve ser o mais profissional possível. Evite decorar com objetos e temas que possam provocar distração. 

5. Escolha um ambiente silencioso e bem iluminado

Evite ambientes com portas e janelas voltados para as ruas ou vizinhança que faça muito barulho. Esse incômodo pode provocar distração e atrapalhar conversas ao telefone ou transmissões de vídeo.

Mantenha o local de trabalho bem iluminado. Para isso também existem normas (NBR/ISO 8995 e NR 17) e equipamentos que medem a luminosidade do local. Se necessário, consulte um arquiteto ou um eletricista.

6. Invista em aparelho de um ar-condicionado

O ar-condicionado é um equipamento que não deve faltar em seu home office. Ele é essencial para tornar o clima de seu ambiente de trabalho agradável, tanto nas estações do ano com as temperaturas quentes quanto nas mais frias. Para isso, já existem modelos com as funções de refrescar e aquecer no mesmo equipamento.

Atualmente, os aparelhos de ar-condicionado não precisam ser considerados os vilões das contas de energia elétrica, porque estão mais econômicos. A tecnologia inverter permite que esses equipamentos alterem a velocidade do compressor quando identificarem que a temperatura está conforme o nível ajustado pelo consumidor. 

Além do conforto, os aparelhos de ar-condicionado prolongam a vida útil dos seus computadores de mesa e notebooks. Nos climas mais quentes os equipamentos eletrônicos tendem a ficar mais aquecidos e, em casos prolongados e extremos pode haver a formação de vapores e de oxidação, capazes de queimar as placas e demais componentes.

Acreditamos que com essas dicas você já sabe como montar um home office com todos os parâmetros de um ambiente profissional. Dessa maneira não prejudicará sua saúde física nem mental, com o uso de equipamentos improvisados e um local desorganizado. Com essas ideias desenvolverá suas tarefas com a mesma qualidade das instalações das empresas tradicionais.

Gostou do assunto? Assine nossa newsletter e receba esse tipo de conteúdo direto na sua caixa postal.

ar condicionado lgPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário