Como limpar o quarto? Aprenda aqui! – A.Dias

out 19

Como limpar o quarto? Aprenda aqui!

Para ter uma casa agradável, bonita e que proporcione mais bem-estar, é importante mantê-la sempre organizada, não é verdade? Por isso, é essencial saber como limpar o quarto, garantindo que esse ambiente tão íntimo proporcione um descanso apropriado, aumente a qualidade de vida e não cause malefícios à saúde devido à presença de poeira e ácaros.

No post de hoje, listamos algumas dicas práticas para mostrar a você como limpar o quarto corretamente. Continue a leitura e prepare-se para acabar com a bagunça!

Promova a limpeza do ar-condicionado

Você provavelmente já sabe que o ar-condicionado é uma ferramenta que permite mais conforto para a família e uma qualidade de vida melhor. Por isso, é fundamental higienizar o aparelho ao limpar o quarto.

A limpeza deve acontecer, em média, de 30 em 30 dias. Entretanto, esse período pode variar de acordo com a operação da máquina. Isso é importante para garantir o funcionamento do ar-condicionado, tornar a climatização mais saudável, prolongar a vida útil do aparelho, reduzir o custo de energia e evitar o surgimento de doenças respiratórias, como alergias e irritações.

Para isso, o filtro deve ser retirado e higienizado com o auxílio de uma escovinha e água corrente (uma tarefa rápida e simples). Limpezas mais profundas e completas devem ser feitas por um profissional especializado no mínimo duas vezes ao ano.

Mantenha o clima do quarto agradável

A busca de estratégias de como limpar o quarto não tem o objetivo apenas de manter o ambiente livre de sujeira, mas sim de melhorar a qualidade de vida no aposento onde passamos pelo menos um terço do dia. Por isso, investir em climatização é fundamental.

As melhores práticas vão variar de acordo com a localização do quarto e da casa. Se o ambiente recebe muito sol, uma cortina pode ajudar a bloquear a luz durante o dia, tornando o ambiente menos abafado. Se as janelas forem transparentes, mantê-las abertas também é necessário para evitar o efeito estufa.

Outras medidas ajudam a tornar o clima mais agradável. Um dos maiores geradores de calor em quartos é o computador, especialmente os do tipo desktop. Trocá-lo por um modelo mais novo ou do tipo sem torre contribui para reduzir a temperatura e também o ruído.

A pintura das paredes em tons mais claros também ajuda a deixar o quarto a mais fresco, já que essas cores absorvem menos luz.

Adote uma rotina de organização

Quem busca saber como limpar o quarto logo aprende que uma rotina disciplinada é a melhor maneira de deixá-lo sempre organizado. Como diz o provérbio, “lugar limpo não é o que mais se limpa, mas o que menos se suja”.

A primeira medida é jogar fora ou guardar em armários tudo o que não for de uso constante. Qualquer objeto exposto acumula poeira e ácaros, e deixa o ambiente com aspecto de bagunça. Com menos objetos no quarto, qualquer sujeira ou coisa fora de lugar vai chamar mais atenção, tornando mais fácil o trabalho de manter o ambiente limpo.

Organize gavetas, armários e estantes de forma a adotar a disciplina de deixar os objetos sempre no mesmo lugar. Isso vai fazer você ganhar tempo ao encontrar o que precisa na hora de fazer as malas para uma viagem ou sair de casa para um compromisso, por exemplo.

Evite produzir sujeira no quarto

A necessidade de limpar o quarto constantemente pode estar na grande produção de sujeira dentro do aposento. Uma maneira de evitar isso é adotar hábitos que evitem essa sujeira.

Uma possibilidade é concentrar a maior quantidade de tarefas de arrumação (do cabelo, roupa, passar perfume, etc) no banheiro, ambiente geralmente mais fácil de limpar. Atividades como cortar unha, por exemplo, devem ser feitas na área de serviço. Da mesma forma, evite comer no quarto, mesmo mascar bala ou chicletes.

O ideal é não ter um cesto de lixo no quarto — esse item deve ficar no banheiro, na cozinha e na área de serviço. Essa medida evita o acúmulo de sujeira no aposento.

Limpe o guarda-roupa

Outro ponto importante é a limpeza do guarda-roupa. Retire, por partes, tudo aquilo que estiver dentro do móvel e descarte itens que não são mais utilizados. Aproveite e faça uma boa ação doando roupas para campanhas do agasalho ou outras organizações de caridade. Limpe semanalmente todo o pó encontrado no interior do armário com um paninho levemente úmido e, depois, finalize com um seco.

Não se esqueça de passar o pano na área externa e em portas e gavetas. Caso queira, também é possível aplicar um lustra-móveis, deixando o móvel com um acabamento impecável. No final, volte com os itens e organize-os como preferir.

Vale mencionar que o mesmo processo deve ser feito com outros móveis, como escrivaninhas, cômodas e criados-mudos.

Renove o ar do espaço

Para deixar o ambiente livre da umidade e eliminar cheiros de mofo e a presença de ácaros, é indispensável renovar o ar do espaço, abrindo portas e janelas, independentemente da estação. Isso permite que o quarto fique mais arejado e saudável, proporcionando mais conforto e uma noite de sono mais agradável.

Uma dica é abrir as janelas logo de manhã cedo. A maior parte das janelas modernas tem duas ou mais folhas móveis, o que permite a troca de ar ao mesmo tempo em que mantém a privacidade do ambiente e também protegem de chuvas.

Troque a roupa de cama semanalmente

É fundamental trocar a roupa de cama, incluindo colchas, lençóis, fronhas e cobertores semanalmente, evitando o acúmulo de ácaros e partículas de sujeira. Além disso, também é necessário lavar todas as peças sempre que elas forem trocadas, permitindo que o ambiente fique sempre limpo e cheiroso.

O mesmo deve acontecer com as outras peças de tecido que compõem o cômodo, como tapetes e cortinas. Não se esqueça de que os itens devem ser lavados de acordo com as suas especificações.

Fazer a cama todos os dias é indispensável. Guardados no armário, colchas e lençóis ficam protegidos da poeira, consequentemente protegendo você de sujeira durante o sono.

Mantenha outros itens limpos

Espelhos, vidros, abajures e porta-retratos, por exemplo, também devem ser mantidos limpos. Utilize um pano de microfibra úmido e aplique-o nas superfícies.

Outro detalhe é evitar deixar jogados utensílios e materiais em geral, como escova de cabelo, maquiagens, cremes, perfumes e desodorantes. Todos esses itens acumulam sujeira e podem prejudicar a limpeza do ambiente. Deixe-os sempre guardados, preferencialmente em uma cesta ou em uma caixa.

Higienize o piso do quarto

Por fim, é imprescindível higienizar o piso do quarto, garantindo um espaço mais agradável e livre de poeira. Inicialmente, passe um aspirador de pó ou uma vassoura em toda a área, inclusive nos cantos das paredes e debaixo dos móveis.

Depois, utilize um esfregão ou um pano úmido com um produto desinfetante diluído em água. Se necessário, finalize com cera ou algum produto indicado para o seu piso, garantindo um acabamento mais brilhoso e limpo.

Agora que você já está por dentro dessas dicas infalíveis de como limpar o quarto, aproveite para eliminar a bagunça e deixar o local sempre higienizado. O melhor momento para começar é agora.

Quer ficar por dentro de outras dicas sobre limpeza e qualidade de vida em casa? Siga a gente no FacebookTwitter e Instagram.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.