Como limpar a casa: veja 3 dicas práticas

3 minutos para ler

Manter a casa limpa é um dos cuidados para ter um ambiente sempre agradável. Porém, você sabia que essa atividade também é fundamental para evitar doenças e alergias, porque elimina vírus, bactérias e outros intrusos, como os ácaros? Por mais que esses organismos estejam presentes naturalmente nas superfícies, o ideal é mantê-los longe da sua casa.

Como limpar a casa regularmente é muito importante para contribuir com a eliminação desses organismos, separamos, neste artigo, algumas dicas práticas para manter a limpeza em dia. Continue a leitura e descubra que é muito mais fácil do que você imagina!

1. Crie uma rotina de limpeza

A princípio, parece difícil imaginar uma rotina de limpeza quando trabalhar fora de casa exige tanta energia. Mas esse é o Q da questão. Criar uma rotina de limpeza é uma ótima dica de como limpar a casa sem ter muito tempo livre, mantendo-a organizada e limpa. Conheça um exemplo de rotina semanal:

  • segunda-feira é o dia dos quartos — organize o guarda-roupas, limpe janelas e móveis;
  • terça-feira é o dia da sala de estar — limpe os móveis, os eletrodomésticos e aspire o sofá;
  • quarta-feira é o dia da cozinha — limpe os armários e organize a geladeira;
  • quinta-feira é o dia do banheiro — desinfete o vaso sanitário, a pia e limpe o box;
  • sexta-feira é o dia da lavanderia — coloque a roupa para lavar, inclusive a de cama.

Não se esqueça de que, nessa rotina de limpeza, o chão deve ser limpo junto com o cômodo em questão. Vai limpar o quarto? Também varra ou aspire piso e tapetes.

2. Tire os sapatos para entrar em casa

Os sapatos carregam a sujeira dos lugares por onde você caminhou. Sendo assim, tirá-los para entrar em casa faz todo o sentido. Além disso, essa prática colabora com a manutenção da sua última faxina, pois evita que mais poeira e sujeira sejam impregnadas no piso, carpete ou tapete.

Para isso, mantenha um cantinho organizado com o objetivo de depositar os sapatos, preferencialmente na porta de entrada. Pode ser uma sapateira ou um armário pequeno, por exemplo. Uma dica bacana é deixar alguns calçados separados, a fim de que sejam utilizados somente em casa. Prefira modelos mais confortáveis, como pantufas, meias antiderrapantes e chinelos.

3. Conserve os ambientes arrumados

A casa está limpa, cheirosa e organizada. De repente, a louça acumulou, a caneca de chá ficou na mesa da sala, a bolsa pendurada na cadeira e o casaco em cima do sofá. Isso já é o suficiente para anular a sensação de conforto que a casa limpa e organizada fornece. A fim de evitar essa situação, conserve os ambientes arrumados. Pode ser difícil no começo, mas é só uma questão de disciplina. Você se lembra do que falamos sobre a rotina de limpeza? Deixar tudo no devido lugar também deve entrar nessa rotina.

Essas dicas de como limpar a casa vão ajudar a manter você e sua família longe de doenças e alergias. Além disso, farão com que seu tempo nessa tarefa seja inteiramente aproveitado. Assim, sobra mais espaço para lazer e relaxamento na sua agenda!

Agora que você sabe sobre a importância de manter a casa limpa, que tal deixar seus amigos e familiares mais bem informados? Compartilhe essas dicas nas suas redes sociais! 

ar condicionado lg
Você também pode gostar

3 thoughts on “ Como limpar a casa: veja 3 dicas práticas

Deixe um comentário