Como escolher o ar-condicionado para sala de forma certeira
A escolha do ar-condicionado para sala é uma das principais quando se vai montar este ambiente. Isso porque, em espaços abertos ou amplos, fatores diferentes influenciam no resultado. Por exemplo, a potência do aparelho, como foi instalado e até o tamanho do cômodo.
Neste post, confira as dicas que separamos para você tomar uma boa decisão sobre a sala que vai climatizar. Boa leitura!
Dicas para escolher o ar-condicionado para sala
De todos os ambientes de uma casa, provavelmente a sala é a primeira a receber um ar-condicionado. Afinal, as pessoas passam muito tempo nela, recebendo visitas ou relaxando em casa.
Por isso, o aparelho deve ser bem pensado, para valer o investimento e ser bem utilizado. A seguir, confira o que avaliar na hora de comprá-lo!
Considere o layout para definir o modelo
A sua sala é de TV e fechada? Ou é uma de conceito aberto, bem espaçosa? O layout dela faz toda a diferença, já que existem modelos indicados para cada caso.
Por exemplo, para apartamentos pequenos, o modelo janela, com tubo para fora, pode ser uma escolha interessante; especialmente se não é possível quebrar paredes. Já o piso teto vale a pena para cômodos grandes, pois precisam ser refrigerados em uma maior extensão.
Por fim, quem gosta de praticidade e silêncio pode escolher o popular modelo split, que é compacto e moderno.
Calcule a potência necessária
O BTU – British Thermal Unit –, ou Unidade Térmica Britânica, em um ar-condicionado, indica a capacidade de refrigeração dele. Ou seja, um modelo de 80.000 BTUs vai refrigerar mais do que um de 12.000 BTUs.
No caso do ar-condicionado para sala, o que vai definir esse número é o cálculo dos BTUs, que leva em conta aspectos como a quantidade de:
- pessoas que circulam pelo local;
- janelas e portas que a sala tem;
- fontes de luz que existem;
- metros que tem o pé direito.
Leve em conta a limpeza e a instalação
Um aspecto que pode passar despercebido, mas é muito importante, é considerar a limpeza e instalação do ar-condicionado na sala.
Por exemplo, se os moradores pretendem realizar a limpeza por si, opções como o split podem ser mais práticas que um aparelho no teto.
Quanto à instalação, os modelos que exigem menos obras são vantajosos, mas devem ser considerados em termos dos outros aspectos. Afinal, nem sempre uma opção portátil vai ter um design favorável ou a potência necessária.
Outro aspecto nesse caso é colocar o serviço profissional no orçamento. Afinal, a instalação errada pode prejudicar o ar-condicionado e trazer dores de cabeça. Por isso, uma equipe especializada é necessária, principalmente quando se trata de modelos mais robustos ou complexos.
Verifique a necessidade de um aparelho quente e frio
Relacionado ao tipo de modelo, também é interessante considerar o aparelho com ciclos de quente e frio, pois são mais versáteis e trazem mais opções para os moradores.
É claro que, em um local muito quente, o investimento pode não ser necessário. Mas, em lugares muito frios, ou com clima variado, essa opção traz vantagens o ano todo.
Avalie as tecnologias
Cada vez mais, há modelos modernos de ar-condicionado para sala. Por isso, é interessante avaliar esses aspectos para aproveitar mais recursos.
Por exemplo, o aparelho que pode ser conectado a dispositivos inteligentes traz praticidade e pode ser comandado de forma remota. Já os que têm tecnologia inverter colaboram para a redução na conta de luz. Por sua vez, há opções com filtragem especial, que ajudam a eliminar mofo e odores.
O ar-condicionado para sala é um aparelho muito importante. Ele não só influencia no design do local, como no conforto térmico de todos que passam pelo cômodo. Para escolher o melhor, você deve levar em conta as dicas que trouxemos. Assim, consegue avaliar bem os prós e contras e definir o ideal para a sala ser mais confortável.
Quer comparar modelos e descobrir qual comprar?Entre em contato conosco e explore as opções!