Como economizar energia elétrica com o ar-condicionado?

3 minutos para ler

Como economizar energia elétrica com o ar-condicionado? No post de hoje em nosso blog, trouxemos para você algumas dicas. Confira

 

Comprar um ar-condicionado deixou de ser considerado um sinal de luxo há muito tempo. Atualmente, esse já é um equipamento bastante comum e necessário em diversos ambientes, domésticos ou empresariais. Porém, quem possui um ar-condicionado sabe que ele vem acompanhado de custo extra na conta de energia elétrica.

Especialmente em épocas de crise financeira e de baixos recursos hídricos para a geração de energia, é preciso buscar cada vez mais formas de economizar recursos, tanto financeiros quanto naturais. No post de hoje, trouxemos para você algumas dicas de como economizar energia elétrica. Confira:

Como economizar energia elétrica com ar-condicionado?

Escolha bem o seu aparelho! O primeiro passo para adquirir um ar-condicionado econômico é escolher corretamente o modelo antes da compra. Alguns aparelhos podem economizar até 40% de energia na sua conta de luz. Fique atento também aos modelos que possuem o selo Procel de Economia de Energia. Esse selo foi criado pelo governo federal como uma forma de informar à população quais aparelhos elétricos são mais econômicos.

Mas como economizar energia elétrica utilizando o ar-condicionado por longos períodos, ou em ambientes muito amplos? Nesse caso, escolher um sistema de ar-condicionado central pode ser uma ótima opção. O importante é analisar seu projeto e escolher a melhor alternativa para sua casa ou empresa.

Mantenha os filtros limpos

Um filtro sujo exige que a unidade trabalhe muito mais para puxar o ar para dentro do sistema, o que demanda mais esforço do seu aparelho e, é claro, consome mais energia. Por isso, limpe periodicamente os filtros do seu ar-condicionado, tanto as unidades comuns de janela quanto o sistema central. Lembre-se que cada modelo possui um sistema específico, então é importante saber como limpar o filtro da sua unidade para evitar danos. Unidades próprias para uso ao ar livre podem ser lavadas regularmente. Já as unidades de janela costumam vir com filtros removíveis, que podem ser lavados na própria pia de casa.

Feche as cortinas ou persianas

É muito importante manter os ambientes que possuem um ar-condicionado livres de luz solar. O sol aquece o local onde o ar está tentando esfriar, obrigando o aparelho a trabalhar mais e consumir mais energia para alcançar a temperatura desejada. Outra boa prática é aplicar insulfilm fumê ou espelhado nos vidros, garantindo que os raios solares sejam refletidos e não penetrem no ambiente.

Impeça entradas de ar

Tome o cuidado de manter as portas e janelas de todos os ambientes com ar-condicionado bem fechados e vedados. Permitir que o ar úmido e quente entre no ambiente resfriado resulta em mais esforço do aparelho para resfriar, aumentando o consumo de eletricidade pelo seu equipamento.

Aprendeu como economizar energia elétrica com o ar-condicionado? Que tal ficar por dentro de todas as dicas que postamos para melhorar sua rotina?

Então, gostou do nosso conteúdo? Siga-nos no Facebook, YouTube, Twitter e Instagram agora mesmo!

ar condicionado lgPowered by Rock Convert

Posts Relacionados

Você também pode gostar

Deixe um comentário