Carreira em arquitetura: onde posso atuar?

3 minutos para ler

Você já parou para pensar qual carreira em arquitetura um profissional com essa formação pode seguir? Diferente do que a grande maioria acredita, existem diversas opções além da criação de projetos de imóveis.

Selecionamos algumas das principais especializações de arquitetura como o paisagismo, planejamento urbano, restauração, desenho de móveis, comunicação visual, setor industrial, pesquisa e projetos de iluminação e de refrigeração e ventilação. Confira a seguir e saiba no que consiste cada uma delas:

Paisagismo

O profissional especializado em paisagismo pode projetar áreas públicas ou particulares que valorizam a natureza. É possível desenhar jardins, hortas, sacadas, praças e ambientes internos com áreas verdes para deixar os locais mais belos e sustentáveis.

Planejamento urbano

Uma área importante da arquitetura que tem como objetivo fazer o planejamento de um bairro, cidade, área livres, além de criar layout de conjuntos habitacionais. Ela está diretamente relacionada ao plano diretor e zoneamento de uma região, dessa forma, normalmente, é considerada uma vertente das ações de atuação política.

Restauração

Especialização que visa restaurar imóveis antigos e deteriorados preservando a integridade e os traços originais arquitetônicos da edificação. Para atuar nesta área, o profissional precisa conhecer técnicas específicas de restauro.

Desenho de móveis

Para quem gosta de design e moda a área de desenho mobiliário pode ser uma grande oportunidade. Essa especialidade da arquitetura visa a criação de novas tendências de móveis e objetos que valorizem o design de interiores. É possível atuar na demanda de compradores em lojas e fábricas de móveis, em projetos exclusivos para clientes, , entre outras áreas.

Comunicação visual

O arquiteto apaixonado por arte, design e marketing pode também atuar na criação da comunicação visual de empresas. A missão do profissional especializado nessa área é personalizar a sede das empresas, conciliando as formas, cores e demais características com a identidade da marca.

Setor industrial

Outra área possível para o arquiteto é o setor industrial onde o profissional precisa projetar fábricas e indústrias respeitando as leis que regulamentam as atividades industriais, as legislações ambientais e normas de segurança do trabalho, sempre com foco em aumentar a produtividade da empresa.

Pesquisa e projetos de iluminação

Área conhecida como luminotécnica consiste na criação de projetos de iluminação de ambientes internos e externos. O profissional que segue essa carreira pode também atuar na criação de projetos de iluminação de eventos.

Pesquisa e projetos de refrigeração e ventilação

Com o aumento do calor e consequentemente das vendas de equipamentos de ar-condicionado, tornam-se cada vez mais necessários profissionais especializados em sistemas de refrigeração e ventilação, capacitados para analisar e propor soluções técnicas que considerem a aplicabilidade e os impactos desses sistemas nos projetos de arquitetura. Essa área é uma novidade no mercado e vem crescendo bastante tanto para atuação em projetos corporativos como para residenciais. Essa especialização pode ser um grande diferencial no mercado.

Essas são algumas dos principais seguimentos pelos quais um profissional de arquitetura pode optar dentro da sua área de formação. A especialização profissional faz com que o arquiteto ofereça um trabalho personalizado, se valorize e se destaque no mercado, tornando a carreira em arquitetura sinônimo de sucesso.

ar condicionadoPowered by Rock Convert

Posts Relacionados

Você também pode gostar

Um comentário em “Carreira em arquitetura: onde posso atuar?

  1. Acredito que ainda que especializados arquiteto não desenvolveriam um projeto de refrigeração com consistência, muitas cadeiras de manutenção de máquinas e equipamentos e dimensionamento de transporte de fluídos sao necessárias, esse objeto de trabalho é tipico de engenheiros mecanicos, navais e metalurgia.

Deixe um comentário