Como escolher a capacidade do meu ar-condicionado? – A.Dias

ago 09

Como escolher a capacidade do meu ar-condicionado?

Escolher a capacidade do ar-condicionado não é uma tarefa difícil, por isso selecionamos algumas informações para te ajudar. Confira!

Escolher a capacidade do ar-condicionado não é uma tarefa difícil: basta saber quais informações procurar. Antes de comprar um aparelho de ar-condicionado, é preciso descobrir quantos BTUs são necessários para o ambiente. Isso significa pensar no tamanho do cômodo e qual será a finalidade dele.

Sem uma escolha correta, é possível que você compre um modelo pequeno, que não refrigere a sala adequadamente, ou muito grande, consumindo energia desnecessária e ocupando muito espaço. Assim, selecionamos algumas informações para te ajudar a escolher a capacidade certa do ar-condicionado. Confira!

Afinal, o que é BTU?

BTU (British Thermal Unit) é uma medida internacional de energia. Ela indica a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura. Na indústria, BTU mede a quantidade de calor que uma unidade de ar-condicionado pode remover de um cômodo por hora.

Uma BTU/hora é igual a 0293 watts. Como a classificação de BTU aumenta, o mesmo acontece com o peso, o tamanho e o custo do ar-condicionado.

Como calcular os BTUs para um cômodo?

Fazer o cálculo de BTUs para uma sala é algo muito simples. Você precisará apenas das medidas do cômodo, a quantidade de pessoas que irão ocupá-lo e a quantidade de computadores.

Para fazer o cálculo, vamos considerar os seguintes pontos:

• A primeira coisa a se fazer é calcular a área do local (largura x comprimento = m²).

• Multiplique o resultado por 750 BTUs (cada m² representa 750 BTUs).

• Se até duas pessoas forem usar a sala, não se adiciona nada. Para cada pessoa a mais que for estar no ambiente em atividade leve ou moderada, somam-se 420 BTUs.

Assim, para um local de 20m² e para três pessoas, o cálculo é:

20m² x 750 BTUs + 420 BTUs (uma pessoa adicional) +  = 15.420 BTU

O que pode variar na capacidade do ar-condicionado?

Para determinar a estimativa de BTU mais precisamente, você também deve considerar esses outros fatores:

Altura do teto

As estimativas acima são usadas para a altura do pé direito tradicional de 2,5 metros. Se seu teto possui altura superior a isso, você vai aumentar o nível de BTU.

Luz do sol

Se a sua sala ou o espaço em que vai ser instalado o ar-condicionado recebe diretamente a luz do sol durante o dia, aumente seus BTUs em 10%. Se o cômodo ficar à sombra durante a maior parte do dia, diminua seus BTUs em 10%.

Como já falamos, um dos erros mais comuns na escolha de uma unidade de ar-condicionado é a compra de um equipamento de fraca potência, que não vai resfriar adequadamente o ambiente.

Porém, com as corretas medições e cálculos adequados, você será capaz de determinar a metragem quadrada do seu espaço e fazer a escolha sensata para o seu próximo aparelho de ar-condicionado.

Então, gostou do nosso conteúdo? Siga-nos no Facebook, YouTube, Twitter e Instagram agora mesmo!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.