Autocad ou Revit? Qual o melhor? – A.Dias

maio 22

Autocad ou Revit? Qual o melhor?

Para os arquitetos, é fundamental conhecer os principais programas para projetar, já que cada uma das ferramentas oferece recursos e aplicações específicas, como é o caso do questionamento entre AutoCAD ou Revit.

Afinal, qual opção é a mais recomendada para desenvolver projetos de arquitetura e quais as semelhanças e diferenças entre os softwares? Quais são as ferramentas ou soluções mais requisitadas pelo mercado de trabalho? Como escolher qual ferramenta estudar entre AutoCAD e Revit?

Para facilitar essa escolha e também para que você entenda melhor quando usar cada um deles, explicamos quais são os recursos e as vantagens de cada uma das ferramentas. Entenda!

AutoCAD ou Revit para projetos de arquitetura?

Primeiro, é fundamental compreender que não há como definir qual programa é melhor quando falamos na escolha entre Revit ou AutoCAD, já que cada um deles apresenta vantagens e recursos distintos, o que significa que existem situações em que cada um dos softwares é mais recomendado.

Dito isso, é interessante conhecer as ferramentas disponíveis em cada um e também quais são seus recursos e as situações em que melhor se encaixam dentro dos projetos de arquitetura que você desenvolver.

O que é AutoCAD?

Se você trabalha com desenvolvimento de projetos de arquitetura, certamente, já utilizou ou, pelo menos, ouviu falar do famoso AutoCAD, um dos softwares de design mais conhecidos do mundo. A sigla CAD significa Computer Aided Design, ou seja, desenho com suporte de computador.

Essa ferramenta permite desenvolver imagens em 2D e 3D, sendo muito utilizada por engenheiros, arquitetos, designers e projetistas das mais diversas áreas (automobilística, moveleira, dentre outros), sendo capaz de representar dimensões e materiais dos projetos, de forma a permitir a visualização virtual de forma mais facilitada.

Esse software é mais interessante e eficiente para o desenvolvimento de projetos em 2D, nos quais a precisão das linhas e das medidas é fator fundamental para a obtenção de resultados de qualidade.

O que é Revit?

Enquanto o AutoCAD utiliza a tecnologia CAD, o Revit utiliza a tecnologia BIM (Modelagem de Informações de Construção), oferecendo ferramentas para planejar, projetar, construir e também gerenciar infraestruturas e edifícios.

Essa ferramenta permite que sejam realizados projetos de arquitetura, engenharia de sistemas mecânicos, hidráulicos e elétricos, dentre outras áreas, permitindo processos multidisciplinares e de forma colaborativa, o que possibilita que vários profissionais atuem em paralelo de acordo com sua área profissional.

Uma das grandes vantagens do Revit é permitir que ele seja utilizado para uma grande variedade de tipos de projetos, o que o torna mais versátil e eficiente. Além disso, o software também permite um desenvolvimento ágil de processos, demandando até 70% menos tempo do que outras ferramentas.

Também é interessante destacar que o Revit permite que sejam projetados, analisados e compatibilizados projetos estruturais, de elétrica, hidráulica e de mecânica predial, dentre outros.

Como é possível perceber, não devemos definir qual é o melhor entre AutoCAD ou Revit, já que as ferramentas têm funcionalidades distintas e focos diferentes, sendo possível utilizar cada qual em situações distintas.

O que você achou de saber como escolher entre AutoCAD ou Revit? Se você gostou deste post e quer ficar por dentro de novas publicações, acompanhe-nos no Twitter, no Facebook, no Google+, no YouTube e no Instagram!

Posts Relacionados

2 comentários

    • max on 6 de novembro de 2018 at 23:02
    • Responder

    Achei um artigo interessante sobre o assunto!
    https://www.studiod3d.com.br/blog/qual-a-funcao-do-revit

    1. Olá , Agradecemos pela sua contribuição.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.