Ar-condicionado solar: veja aqui como funciona essa nova tecnologia

3 minutos para ler

Morar na cidade grande está cada vez mais quente. Estudos mostram que em cidades como Brasília ou São Paulo, a temperatura média subiu em 2ºC nas últimas décadas — naturalmente, isso significa que em alguns bairros o calor aumentou ainda mais. Em decorrência das altas temperaturas, as pessoas têm buscado alternativas para se refrescar.

Mas, às temperaturas crescentes somam-se outros problemas ambientais, como a escassez de água e o aumento do custo da eletricidade, por exemplo. Por isso, novas tecnologias são desenvolvidas para que os recursos de controle de temperatura possam ser utilizados de forma sustentável e é aí que entra o ar-condicionado solar.

Confira neste artigo como funciona esse tipo de ar condicionado e quais as vantagens ele pode oferecer para a sua casa!

Funcionamento do ar-condicionado solar

Esses aparelhos operam de forma semelhante aos tradicionais. Assim como uma geladeira, um ar-condicionado bombeia um refrigerante químico por ciclos de compressão e expansão e essa substância é especialmente preparada para absorver o calor.

Naturalmente, o calor vai da área mais quente para a área mais fria. O ar-condicionado comprime o refrigerante gasoso em um líquido ainda mais quente e o envia para serpentinas do lado de fora da casa, onde o calor absorvido é liberado.

Esse processo, normalmente, utiliza a rede elétrica fornecida pela sua cidade, mas ele também pode ser abastecido com a energia do seu quintal.

Características do ar-condicionado movido por energia solar

Para uso residencial, o aparelho é acoplado a painéis fotovoltaicos capazes de produzir até 70 watts de energia por hora. Isso é suficiente para mantê-lo em funcionamento durante o dia e a energia não consumida é armazenada em baterias que auxiliam a manter o ambiente mais fresco durante a noite.

O uso desse tipo de ar-condicionado pode ser “turbinado” com a instalação de painéis fotovoltaicos na parte externa da casa, como nos telhados, por exemplo. A conexão desses painéis à rede elétrica da sua cidade pode gerar enormes descontos e até lucros com a conta de luz, já que a energia produzida será maior que a consumida.

Um dos modelos de ar-condicionado movido a energia solar para uso residencial mais utilizado é o LG F-Q232LASS. Ele emite menos gás carbônico que aparelhos de porte similar e pode reduzir as emissões de COem até 20 quilos por ano.

Tecnologias desse tipo são fundamentais para o desenvolvimento sustentável ao reduzirem a emissão de poluentes e permitirem que as residências fiquem mais independentes da rede elétrica pública, o que reduz a pressão sobre o custo da energia.

Como você pode perceber, o ar-condicionado solar pode ser uma excelente adição para sua casa conquistar conforto térmico sem se preocupar muito com a conta de luz. Ele é especialmente vantajoso se a residência estiver localizada em um terreno onde há bastante incidência de sol o ano inteiro e há espaço para a instalação de um sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica.

Agora que você está mais bem-informado sobre as vantagens oferecidas por esse tipo de ar condicionado, entre em contato para que possamos tirar todas as suas dúvidas sobre a melhor solução para a sua casa!

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre projeto de automação residencial? Siga-nos no FacebookYouTubeTwitter e Instagram agora mesmo!

ar condicionado lgPowered by Rock Convert

Posts Relacionados

Você também pode gostar

Deixe um comentário